PROFESSORES UNIDOCENTES: ANALISANDO A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14483Palavras-chave:
Ensino de ciências, Formação de professores, Unidocência, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Planejamento docenteResumo
Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de quatro professores unidocentes, em um curso de extensão oferecido por uma universidade pública brasileira, cujo objetivo foi compreender como os professores unidocentes elaboram suas aulas de Ciências. Para analisar os resultados da pesquisa foi utilizada a análise do conteúdo (Bardin, 2011), articulada a uma abordagem qualitativa. Coletados por meio de uma ferramenta digital (Padlet), os dados foram sistematizados e categorizados pelos pesquisadores. Os resultados evidenciaram quatro categorias que emergiram das escritas desses docentes, permitindo observar que os professores unidocentes elaboram suas aulas (1) por meio da sua ação docente, (2) considerando o planejamento, (3) utilizando recursos para motivar e facilitar o aprendizado e, ainda (4) demonstrando muita dificuldade por não dominar o conhecimento de conteúdo.
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