PROFESSORES UNIDOCENTES: ANALISANDO A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14483

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Formação de professores, Unidocência, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Planejamento docente

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de quatro professores unidocentes, em um curso de extensão oferecido por uma universidade pública brasileira, cujo objetivo foi compreender como os professores unidocentes elaboram suas aulas de Ciências. Para analisar os resultados da pesquisa foi utilizada a análise do conteúdo (Bardin, 2011), articulada a uma abordagem qualitativa. Coletados por meio de uma ferramenta digital (Padlet), os dados foram sistematizados e categorizados pelos pesquisadores. Os resultados evidenciaram quatro categorias que emergiram das escritas desses docentes, permitindo observar que os professores unidocentes elaboram suas aulas (1) por meio da sua ação docente, (2) considerando o planejamento, (3) utilizando recursos para motivar e facilitar o aprendizado e, ainda (4) demonstrando muita dificuldade por não dominar o conhecimento de conteúdo.

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Biografia do Autor

Adriana Bigido Rocha, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, São Paulo, Brasil

Formada em Magistério antigo CEFAM, Pedagoga, Neuropsicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Gestão Escolar / Alfabetização e Letramento. Atua na área educacional há mais de 25 anos. Palestrante em Simpósios e cursos para formação de educadores, com ênfase na educação básica e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi docente no curso de Pós graduação de Psicologia Escolar/ Alfabetização e Letramento. Coordenadora educacional de uma plataforma de ensino digital, realizando elaboração de projetos, baseados na neurociência, Taxonomia de Bloom, Teoria da Resposta ao Item e desenvolvimento humano.

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, São Paulo, Brasil

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Formada em Química e Pedagogia. Experiência na docência e na formação de professores. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) (02/2021- 01/2023), vice-coordenadora (02/2019-01/2021), onde orienta mestrado e doutorado; também colabora no PECMA - UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Metacognição (PECME), CNPq, desde 2017. Participa do corpo editorial de 5 periódicos científicos nacionais e internacionais, entre eles o Problems of Education in the 21st Century (A2) e Amazônia (A2). Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem e Formação de professores, sendo os principais interesses, a metacognição e a aprendizagem autorregulada em sala de aula, aproximações da educação com a neurociência, ensino por investigação, os níveis de representação em química e na Educação de Surdos. É autora de mais de 50 artigos científicos na área de educação. Desde 2022 é membro da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry). Possui projetos científicos com financiamento FAPESP e CNPq, sendo Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, a partir de 2023.

Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Realiza Estágio Pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de Educação: Psicologia da Educação. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo, Química pela Universidade Municipal de Taubaté e Matemática pelo Instituto Claretiano. Atualmente, é Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas) e orientador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA - UNIFESP). Atua, também, como orientador e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, na Universidade Federal do ABC. Especialista em Química Forense e Perito Forense nomeado pelo Conselho Regional de Química - IV Região (núm. 04166209). Atuou como Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico-científica de São Paulo. Atuou como pesquisador do Laboratório de Ensino de Física (LAPEF) da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Ciências da Natureza/ Matemática/ Educação, com ênfase em Processos de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores e História e Filosofia das Ciências e Matemática.

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

ROCHA, A. B.; LOCATELLI, S. W.; TESTONI, L. A. PROFESSORES UNIDOCENTES: ANALISANDO A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23023, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14483. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14483. Acesso em: 6 maio. 2024.