Sobre a Revista

Foco e Escopo
Objetivo
Metas, Missão, Visão, Valores
Cobertura/Abrangência Temática
Público Alvo
Periodicidade
Ahead Of Print (AOP)

Foco e Escopo

A Revista REAMEC aceita, para publicação, artigos científicos inéditos, escritos em português, inglês, espanhol, resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na área de Ensino de Ciências e Matemática, e que não estejam simultaneamente submetidos a outros periódicos ou órgãos editoriais. Divulga pesquisas realizadas, principalmente, na Região Amazônica, mas também de outras instituições nacionais e internacionais oriundas de outras regiões geográficas.

Objetivo

Divulgar pesquisas realizadas na área de Ensino de Ciências e Matemática, considerando o contexto da Região Amazônica.

Metas - 2020 a 2025

1ª. Indexar a Revista REAMEC no SciELO Educação (Brasil).
2ª. Indexar a Revista REAMEC no Latindex.
3ª. Ampliar a Equipe de avaliadores ad hoc para 300.
4ª. Indexar as palavras-chave a um vocabulário controlado.
5ª. Manter o registro ORCID de todos os autores e avaliadores.
6ª. Buscar financiamento.
7ª. Profissionalizar a Editoração.
8ª. Buscar mais viabilização e visibilidade nacional e internacional.

Metas - 2020 a 2030

9ª. Vincular a Revista REAMEC no Web of Science.
10ª. Vincular a Revista REAMEC no Scopus.
11ª. Registar a Revista REAMEC em sistemas de métricas.
12ª. Buscar financiamento.
13ª. Profissionalizar a Editoração.
14ª. Buscar mais viabilização e visibilidade nacional e internacional.
15ª. Vincular a Revista REAMEC em outras bases de dados, indexadores de métricas, indexadores com metadados e buscadores.

Missão

Difundir conhecimento científico com inovação e qualidade na área de Ensino de Ciências e Matemática que contribua para o desenvolvimento educacional e socioambiental da Região Amazônica.

Visão

Ser reconhecida internacionalmente, até 2030, pela excelência na divulgação da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática na Região Amazônica.

Valores

Para alcançar a sua missão a Revista REAMEC declara e promove os seguintes valores:
• Valorização da Região Amazônica
• Responsabilidade social
• Criatividade e Inovação
• Rigor científico e Ética na pesquisa
• Compromisso com os padrões internacionais

Cobertura/Abrangência temática

Considera a área de Ensino de Ciências e Matemática como uma área multi e interdisciplinar que busca investigar fenômenos relativos aos diversos processos de ensino, de aprendizagens e de formação de professores em Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia, que ensinam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, incluindo todos os níveis, etapas, fases e modalidades da Educação Básica, no Ensino Superior, em espaço formal, não-formal e informal.

Público alvo

a) Docentes e discentes de cursos de Graduação em Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia.
b) Pesquisadores (docentes e discentes) de cursos de pós-graduação em Ensino/Educação em Ciências e Matemática e demais Programas da área de Ensino da CAPES.
c) Professores da Educação Básica e do Ensino Superior que ensinam Matemática, Física, Química, Biologia.

Periodicidade

Quadrimestral. Além de contar com publicação de fluxo contínuo, seguindo a modalidade Ahead Of Print. A partir do segundo semestre de 2019 a periodicidade de publicação da Revista REAMEC mudou de semestral para quadrimestral. Com isso, serão publicados três números por ano, correspondendo aos seguintes períodos:

n. 1, janeiro a abril
n. 2, maio a agosto
n. 3, setembro a dezembro

O primeiro número abre em janeiro e finaliza em abril com o Editorial. O segundo número inicia em maio e fecha em agosto com o Editorial. E, por último, o terceiro número inicia em setembro e finaliza em dezembro com o Editorial e expediente completo do referido volume, destacando as informações sobre a Equipe Editorial e Equipe de avaliadores ad hoc. Cada número é publicado durante os 5 primeiros dias dos meses de janeiro, maio, setembro.

Ahead of Print (OAP)

As publicações da Revista REAMEC são disponibilizadas pelo processo Ahead of Print (AOP). Este processo consiste em disponibilizar, antecipadamente, os artigos aprovados e editados com o objetivo de agilizar a comunicação científica das pesquisas realizadas. Isto é, na medida que o manuscrito é aprovado e revisado pelo(s) autor(es) a editoração é realizada em seguida e o texto é publicado imediatamente (com o DOI).
Atualizado em: 06/04/2020.