O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CENÁRIO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9493


Palavras-chave:

Positivismo, Educação Científica, Primeira República.

Resumo

O presente artigo traz uma análise da visão de Auguste Comte sobre a Educação Científica em sua obra “Curso da Filosofia Positiva”. Dessa forma, foi dada atenção nas primeiras ideias de Comte, anteriores a sua proposição da Religião positiva. Além disso, é feita uma rápida discussão sobre a origem da influência do positivismo no Brasil, finalizando com considerações sobre algumas implicações de seu legado à educação brasileira, principalmente quanto ao que se refere às Ciências no currículo escolar, isto, sobretudo, na primeira república.

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Biografia do Autor

  • Daniele Cristina de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Professora do curso de Licenciatura de Educação do Campo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Coordenadora de Curso (gestão 2016-2018 e 2018-2019.1). Doutora em Educação para a Ciência no Programa da Faculdade de Ciências da UNESP campus Bauru (2014), bolsista Capes de set/2011 a fev.2013. Professora substituta na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia 2011-2013. Professora colaboradora voluntária no Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Docência (PIBID), UNESP-Bauru de 2011 à 2013. Desenvolveu atividades de formação inicial e continuada em Educação Ambiental no Programa Núcleo de Ensino, Unesp-Bauru em 2011 e 2012. Membro da equipe técnica da revista Ciência e Educação, 2011 à 2013. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense (2006). Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental. Com publicações em periódicos, em capítulos de livro e em anais de evento. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências, educação do campo, produção de material didático-pedagógico, história e filosofia da Biologia.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CENÁRIO BRASILEIRO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 29–42, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9493. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9493. Acesso em: 25 mar. 2025.