O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CENÁRIO BRASILEIRO
DOI:
10.26571/reamec.v8i1.9493Palavras-chave:
Positivismo, Educação Científica, Primeira República.Resumo
O presente artigo traz uma análise da visão de Auguste Comte sobre a Educação Científica em sua obra “Curso da Filosofia Positiva”. Dessa forma, foi dada atenção nas primeiras ideias de Comte, anteriores a sua proposição da Religião positiva. Além disso, é feita uma rápida discussão sobre a origem da influência do positivismo no Brasil, finalizando com considerações sobre algumas implicações de seu legado à educação brasileira, principalmente quanto ao que se refere às Ciências no currículo escolar, isto, sobretudo, na primeira república.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
CONCEIÇÃO, G. H. da. Positivismo, política e educação: notas acerca do pensamento político Comtiano. Temas & Matizes, n° 09, 2006, p.43-56.
COMTE, A. Curso de Filosofia Positiva. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
DIOGO, R. C.; GOBARA, S. T. Educação e ensino de Ciências Naturais/Física no Brasil: do Brasil Colônia à Era Vargas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 222, p. 365-383, maio/ago. 2008.
OLIVEIRA, C. G. A Matriz Positivista na Educação Brasileira - Uma análise das portas de entrada no período Republicano. Diálogos Acadêmicos - Revista Eletrônica da faculdade Semar/Unicastelo, v. 1, n. 1, Out./Jan. de 2010.
LOPES, A. R. C. A disciplina Química: Currículo, Epistemologia e História. Episteme, Porto Alegre, v.5, n.3, p.119-142, 1998.
SILVA, J. C. da. Utopia positivista e instrução pública no Brasil: alguns apontamentos. Varia Scientia, V. 05, n. 09, AGO. 2005, p. 79-88.
SAVIANI, D. A história das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.
SHIGUNOV NETO, A.; MACIEL, L.S.B. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educar, Curitiba, n. 31, p. 169-189, 2008.
TISKI, S. As Sete Acepções de “Positivo” e suas Relações com a Educação em Comte. Temas & Matizes, n° 09, 2006, p.7-14.
RIBEIRO JUNIOR, J. Uma análise epistemológica da práxis educativa Positivista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.20, p. 120 - 132, dez. 2005.
TENÓRIO, N.C. O Ensino no Brasil: da República Velha à Reforma Francisco Campos – Uma releitura. Revista Espaço Acadêmico, nº 92, janeiro de 2009. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/092/92tenorio.pdf>. Acesso em: 21/02/2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA REAMEC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na Revista REAMEC em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.