https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/issue/feedREAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática2024-12-17T19:59:30+00:00Gladys Denise Wielewskirevistareamec@gmail.comOpen Journal Systems<p>A<strong> Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática</strong> é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Publica artigos relacionados às diversas temáticas inerentes à <strong>área de Ensino de Ciências e Matemática</strong> (Área 46) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática é considerada como uma área multi e interdisciplinar que busca investigar fenômenos relativos aos diversos processos de ensino, de aprendizagens e de formação de professores em <strong>Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia</strong>, que ensinam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, incluindo todos os níveis, etapas, fases e modalidades da Educação Básica, no Ensino Superior, em espaço formal, não-formal e informal.<br /><br />A Revista REAMEC publica e divulga pesquisas na <strong>área de Ensino de Ciências e Matemática</strong>. Conforme o seu Foco e Escopo a Revista REAMEC aceita, para publicação, <strong>artigos científicos inéditos</strong>, escritos em <strong>português</strong>, <strong>inglês</strong>, <strong>espanhol</strong>, resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na referida área. Divulga pesquisas realizadas, principalmente, na Região Amazônica, mas também de outras instituições nacionais e internacionais oriundas de outras regiões geográficas.<br /><strong><br />Qualis 2017-2020:</strong> A4 Ensino <br /><strong>Qualis 2013-2016:</strong> B3 Ensino / B5 Ciências Ambientais / B5 Direito / B5 Filosofia / B5 Interdisciplinar / C Educação<br /><strong>ISSN:</strong> 2318-6674 <br /><strong>Prefixo DOI:</strong> 10.26571</p>https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18778 ENSINO DA ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: ESTUDO EM PARAUAPEBAS/PA2024-11-30T14:13:00+00:00Maria Rosângela Silva Barroszanginha8@gmail.comRoberto Paulo Bibas Fialhorpbibasfialho@uepa.brPedro Franco de Sápedro.sa@uepa.br<p>Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de números relativos que teve a seguinte questão orientadora: que efeito o desenvolvimento de uma sequência didática baseada em atividades experimentais traz para o ensino da adição de números inteiros relativos em turma do 7º ano do ensino fundamental? E objetivou analisar os efeitos do desenvolvimento de uma sequência didática baseada em atividades experimentais para o ensino da adição de números inteiros relativos em turma do 7º ano do ensino fundamental. A parte experimental foi realizada em uma turma do 7º ano, com 18 estudantes, de uma escola da rede pública municipal de Parauapebas, no estado do Pará, durante o ano de 2023. Para análise dos resultados foram utilizadas as seguintes categorias:1) validade das conclusões, 2) satisfação da participação, 3) desempenho nos diagnósticos de cálculo de adição com números inteiros, 4) o tempo de realização das atividades 5) associação estatística entre o desempenho no diagnóstico final e as seguintes variáveis: a) frequência de estudo de matemática fora da escola, b) auxílio em atividades extraclasse, c) interesse nas aulas de matemática, d) gosto pela matemática, e) notas em matemática. Os resultados apontaram que a maioria das conclusões elaboradas durante as atividades foi válida, o tempo de realização das atividades teve uma queda notória, a maioria dos participantes gostaram de realizar as atividades desenvolvidas, o desempenho no diagnóstico final teve um percentual de acerto elevado e que os participantes conseguiram realizar as atividades e que os fatores analisados não apresentaram associação com o resultado do diagnóstico final.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Maria Rosângela Silva Barros, Roberto Paulo Bibas Fialho, Pedro Franco de Sáhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18733HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DA AMBLYTOME À HIPÉRBOLE COM GEOGEBRA2024-11-21T19:56:25+00:00Ivonne C. Sánchezivonne.s.1812@gmail.comIran Abreu Mendesiamendes1@gmail.comMaria Deusa Ferreira Silvamariadeusa@gmail.com<p>Este artigo explora o desenvolvimento histórico e epistemológico dos métodos de determinação da equação da Hipérbole, desde as noções de Menêcmo com a Amblytome e as contribuições de Apolônio, até a abordagem moderna com o GeoGebra. O foco é apresentar uma trajetória que integra a História da Matemática para apoiar o ensino da Hipérbole, enfatizando conceitos de razão e proporcionalidade em geometria e seu tratamento algébrico. Utilizando o GeoGebra, destacamos a importância de visualizar e compreender as correlações geométricas e algébricas, facilitando a aprendizagem dos alunos ao apresentar a Hipérbole como lugar geométrico. Este trabalho visa fomentar novas discussões sobre a integração da História da Matemática e tecnologias digitais no ensino, promovendo uma abordagem interdisciplinar e inovadora.</p>2024-11-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Ivonne C. Sánchez, Iran Abreu Mendes, Maria Deusa Ferreira Silvahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18621CONTEXTO E CONCRETIZAÇÃO DE ENUNCIADOS: IMPLICAÇÕES PARA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA2024-10-27T00:28:49+00:00José Joelson Pimentel de Almeidajjedmat@gmail.comGrygena dos Santos Targino Rodriguesgrygenatargino@gmail.com<p>Este artigo, de natureza teórica, trata de uma discussão sobre contextualização e enunciado, assim como suas implicações para atividades de pesquisa e para a produção acadêmica, principalmente a escrita de teses e dissertações. Tem por objetivo situar, em uma perspectiva crítica, os conceitos de contextualização e enunciado no âmbito da pesquisa em sala de aula, considerando-se a concretização dos enunciados e as relações de continuidade das ações ocorridas no ambiente de pesquisa. Partimos da ideia de que toda atividade é contextualizada, restando analisar se o contexto é adequado conforme as dimensões do que se propõe na atividade. Outro pressuposto, é que o contexto é sempre circunstanciado, assim, o estabelece uma relação entre o enunciado, tal qual pensado por seu locutor, e a sua concretização. Ou seja, depende das condições enunciativas dessa concretização. Temos Bakhtin como referencial teórico no que se refere aos constructos teóricos advindos da Linguística, caminhando para uma discussão principalmente a partir da concretização de enunciados em Educação Matemática, mas não limitando-se a este campo de investigação. Concluímos que o contexto também implica em uma relação entre o discurso e a ação política envolvidos. Desta forma, cabe ao pesquisador, em sua produção textual, inclusive na composição de teses e dissertações, uma circunspeção nas descrições das condições enunciativas e no tratamento e análise dos dados de sua pesquisa, em especial, um cuidado e um respeito aos participantes da pesquisa.</p>2024-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 José Joelson Pimentel de Almeida, Grygena dos Santos Targino Rodrigueshttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18513AÇÕES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA2024-12-17T19:59:30+00:00Maria Elizabete Rambo Kochhannmaria.kochhann@unila.edu.brMarieli Vanessa Rediske de Almeidamarieli.almeida@outlook.comClesensia Mesquita Cassianoclesensya@gmail.com<p>Este artigo é fruto de ações de formação inicial desenvolvidas com acadêmicos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila). Dentre os projetos, estão o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares (PVCC). O intento destas ações é oportunizar aos licenciandos a imersão em colégios da rede pública estadual da cidade de Foz do Iguaçu – PR e cidades vizinhas, bem como reflexões sobre o papel do professor e os desafios a serem encontrados na docência. O objetivo da pesquisa foi compreender as possibilidades formativas do Pibid e do PVCC na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática da Unila respondentes do formulário aplicado a eles. Os dados foram constituídos por meio de questionários <em>online</em> (<em>Google Forms</em>), respondidos por 30 acadêmicos em junho de 2024. Para destacar a diversidade dos acadêmicos, faremos uma descrição de aspectos que dizem respeito aos participantes. O estudo é de cunho qualitativo e interpretativo, pois utilizaremos as respostas dadas pelos participantes ao formulário sobre as percepções que eles possuem sobre o curso e as diferentes atuações nele. Tais percepções foram categorizadas a partir de um processo de análise de conteúdo. Desta análise, emergiram duas categorias, a saber, Trajetória e Motivação na Matemática e Engajamento e Perspectivas Futuras. Conclui-se que as ações formativas em tela são consideradas importantes e benéficas pelos licenciandos, sendo fundamental assegurar, na formação inicial, espaços de vivências da futura profissão docente como uma das formas de incentivo e permanência no curso.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Maria Elizabete Rambo Kochhann, Marieli Vanessa Rediske de Almeida, Clesensia Mesquita Cassianohttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18509ESQUEMAS DE IMAGEM E DEFINIÇÃO CONCEITUAL COMO FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE LIMITE DE UMA FUNÇÃO2024-10-07T15:14:39+00:00Maria Alice de Vasconcelos Feio Messiasalice.messias@gmail.com<p style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão de estudantes sobre limite de uma função com base em esquemas de Imagem Conceitual (IC) e Definição Conceitual (DC), que podem ser utilizados como ferramentas poderosas em pesquisas que tenham a compreensão matemática como parte de seu objeto de estudo. Para isso, desenvolveu-se e aplicou-se um conjunto de tarefas envolvendo limites de funções a alunos que já haviam cursado um curso de Cálculo. O estudo de Vinner sobre IC e DC se configurou como arcabouço teórico deste artigo. Os resultados obtidos permitiram observar a pluralidade de interpretações sobre limites e outros conceitos adjacentes, o que possibilitou que fosse traçado, neste artigo, uma reflexão sobre os conflitos cognitivos relativos à (falta de) compreensão desses conceitos.</p>2024-10-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias