https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/issue/feed REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 2023-07-20T14:35:49+00:00 Gladys Denise Wielewski revistareamec@gmail.com Open Journal Systems <p>A<strong> Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática</strong> é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Publica artigos relacionados às diversas temáticas inerentes à <strong>área de Ensino de Ciências e Matemática</strong> (Área 46) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática é considerada como uma área multi e interdisciplinar que busca investigar fenômenos relativos aos diversos processos de ensino, de aprendizagens e de formação de professores em <strong>Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia</strong>, que ensinam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, incluindo todos os níveis, etapas, fases e modalidades da Educação Básica, no Ensino Superior, em espaço formal, não-formal e informal.<br /><br />A Revista REAMEC publica e divulga pesquisas na <strong>área de Ensino de Ciências e Matemática</strong>. Conforme o seu Foco e Escopo a Revista REAMEC aceita, para publicação, <strong>artigos científicos inéditos</strong>, escritos em <strong>português</strong>, <strong>inglês</strong>, <strong>espanhol</strong>, resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na referida área. Divulga pesquisas realizadas, principalmente, na Região Amazônica, mas também de outras instituições nacionais e internacionais oriundas de outras regiões geográficas.<br /><strong><br />Qualis 2017-2020:</strong> A4 Ensino <br /><strong>Qualis 2013-2016:</strong> B3 Ensino / B5 Ciências Ambientais / B5 Direito / B5 Filosofia / B5 Interdisciplinar / C Educação<br /><strong>ISSN:</strong> 2318-6674 <br /><strong>Prefixo DOI:</strong> 10.26571</p> https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15584 IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO - RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES, RECORRENDO AO LETRAMENTO DIGITAL 2023-07-20T14:35:49+00:00 Benivaldo Aparecido de Almeida benivaldoadm@gmail.com Cilene Maria Lima Antunes Maciel cilenemlamaciel@gmail.com <p>O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas dos professores, com relação à aprendizagem dos alunos, recorrendo ao letramento digital. Este artigo é fruto de uma pesquisa de dissertação. Apresenta-se um recorte, com dados parciais das entrevistas, que foram realizadas com docentes e alunos de turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I, com intuito de evidenciar o fazer pedagógico dos professores, diante do impacto da pandemia na educação. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os instrumentos para a coleta de dados ocorreu através de observação <em>in loco</em>, entrevista seminiestruturada com três professoras pedagogas e questionário aplicado para nove alunos através de grupo focal, tendo como cenário da pesquisa três escolas públicas da rede estadual no 2º semestre de 2022, dando ênfase para a prática pedagógica das professoras com foco no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a concepção de ensino por investigação visa desenvolver as habilidades e as competências dos alunos tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Os resultados apontam para a reflexão das práticas pedagógicas das professoras no tocante ao uso das ferramentas digitais, em sala de aula, como recurso pedagógico. </p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Benivaldo Aparecido de Almeida, Cilene Maria Lima Antunes Maciel https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15389 EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA 2023-05-02T23:33:54+00:00 Reullyanne Freitas de Aguiar reullyanne.aguiar@ifma.edu.br Francisco Alexandre de Lima Sales alexandre.sales@ifma.edu.br Raimundo Luna Neres raimundolunaneres@gmail.com Leila do Socorro Rodrigues Feio leila_feio@unifap.br <p>Neste estudo, analisou-se pesquisas sobre a educação financeira e formação de professores produzidas pelos programas de Pós-Graduação desenvolvidas no Brasil, entre os quadriênios de avaliações de teses e dissertações no período de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020, buscando fortalecer as contribuições destes conhecimentos científicos, haja vista que a inserção dessa temática na educação básica é uma prática recente no país. Para isso, foi realizada uma busca exploratória na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e nos dados abertos da Capes, a qual foram selecionadas 11 produções. Como resultados encontrados, constatou-se que a maior concentração de produções esteve localizado na região Sudeste. No entanto, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se apresentou como a instituição de ensino superior (IES) com maior número de produções quando comparadas a outra IES. O <em>corpus</em> da pesquisa que emergiu dessas produções foi analisado e categorizados em três classificações: (a) formação continuada, (b) nível de conhecimento em letramento financeiro dos professores e (c) análise dos documentos que regem o ensino superior, com relação a inserção da disciplina de matemática financeira. Verificou-se que a maioria das produções convergiram para a formação continuada deixando assim uma lacuna para as pesquisas relacionadas aos cursos de formação inicial de licenciatura em matemática.</p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Reullyanne Freitas de Aguiar, Francisco Alexandre de Lima Sales, Raimundo Luna Neres, Leila do Socorro Rodrigues Feio https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15323 RELAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE ETNOCIÊNCIA E ETNOMATEMÁTICA EM SALA DE AULA 2023-06-24T00:27:02+00:00 Lucas Pereira de Araújo pereiralucasb15@gmail.com Wagner dos Santos Mariano wagnermariano@uft.edu.br Dailson Evangelista Costa dailson_costa@uft.edu.br Elisângela Aparecida Pereira de Melo elisangelamelo@uft.edu.br <p>Este trabalho apresentar a interligação entre duas disciplinas inseridas no contexto "etno-x", que unem os saberes populares e os conhecimentos científicos. O estudo é guiado pela pergunta norteadora: Quais relações podem ser identificadas entre a Etnociência e a Etnomatemática, que viabilizam o ensino das ciências em ambiente escolar? Nesse sentido, esta pesquisa objetiva identificar elementos que conectam a Etnociência e a Etnomatemática, permitindo a integração do ensino das ciências no ambiente escolar. Trata de um ensaio teórico com abordagem qualitativa no âmbito de discussões conceituais e características relativas às abordagens “etno-x”. Os resultados indicam três pontos cruciais de interconexão entre a Etnociência e a Etnomatemática, que emergem do estudo: a interdisciplinaridade, a abordagem transversal e a incorporação dos saberes populares e da cultura nas práticas educacionais voltadas para as Ciências.</p> 2023-08-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Lucas Pereira de Araújo, Wagner dos Santos Mariano, Dailson Evangelista Costa, Elisângela Aparecida Pereira de Melo https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15320 TRANSDISCIPLINARIDADE ENTRE FÍSICA MODERNA E ARTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA 2023-07-14T14:21:17+00:00 Gilson Yuri Silva Moura gilsonyuri@furg.br Luiz Fernando Mackedanz mackedanz@gmail.com <p>As Artes apresentam grande potencial contextualizador, além de motivacional no processo de ensino, podendo servir como recurso didático visando a Física Moderna. O objetivo desse artigo é mapear os trabalhos a respeito da união temática entre as Artes e a Física Moderna e/ou Contemporânea. A associação de Física e Arte no ensino pode propiciar a aprendizagem significativa dos temas a serem estudados e favorecer a inserção dos alunos na cultura científica, ou no desenvolvimento dessa. No intuito de explorar a transdisciplinaridade entre as culturas Física e Arte, fundamentada nas ideias de Teoria da Complexidade de Edgar Morin, foi realizada uma pesquisa nos principais repositórios com o objetivo de construir um Estado da Arte, que relacionam culturas como o cinema, a literatura, a música, o teatro, o cordel, os quadrinhos, a escultura, a pintura etc. e a Física Moderna. Os resultados indicaram uma carência histórica na exploração do tema, porém, recentemente, tem havido um aumento significativo de interesse e pesquisa nessa área.</p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Gilson Yuri Silva Moura, Luiz Fernando Mackedanz https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15304 ANÁLISE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O PCK (MTSK) PARA O ENSINO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2023-06-21T15:53:45+00:00 Helio Cinquini Vianna Júnior helio_cinquini@hotmail.com Leandro Carbo leandro.carbo@ifmt.edu.br Jeferson Gomes Moriel Junior jeferson.moriel@ifmt.edu.br <p>O tópico de Funções tem diversas aplicabilidades na vida cotidiana e seus conceitos estão presentes em toda a Educação Básica. O objetivo deste trabalho é analisar o Conhecimento Didático do Conteúdo (PCK) para o ensino de Funções na Educação Básica em produções científicas (estado do conhecimento) que se encontram na <em>Web Of Science</em> entre 2015 e 2020. O referencial teórico adotado é o modelo teórico-analítico <em>Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge </em>(MTSK). Trata-se de uma abordagem qualitativa, quanto ao procedimento é uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento das produções científicas sobre o conhecimento docente para o ensino de Funções na Educação Básica, utilizando como instrumento de análise o iMTSK. Os resultados revelam 39 indício e/ou evidências de conhecimento especializado em todos os subdomínios do Conhecimento Didático do Conteúdo em 6 produções analisadas, sendo eles sobre tarefas para o ensino dos conceitos de Função com contextos que se aproximam do cotidiano dos estudantes, exemplos, analogias de Funções como uma máquina como estratégia de ensino e metodologia de resolução de problemas (Conhecimento dos Tópicos Matemáticos); potencialidades, dificuldades e possíveis erros dos estudantes relacionados ao tópico de Funções, contextos que são familiares para os estudantes, palavras similares que podem ser utilizadas para melhor compreensão da definição matemática (Conhecimento das Características de Aprendizagem de Matemática); e habilidades que os estudantes deverão adquirir, conhecimentos prévios, conceitos que serão necessários mais adiante e sobre a importância da compreensão total do tópico de Funções para a aprendizagem de tópicos futuros (Conhecimento dos Padrões de Aprendizagem Matemática).</p> 2023-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Helio Cinquini Vianna Júnior, Leandro Carbo, Jeferson Gomes Moriel Junior