Sobre a Revista

A revista CORPOCONSCIÊNCIA é uma publicação quadrimestral da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – FEF/UFMT, Brasil, com avaliação peer-review e de acesso livre. Fundada em 1997 pela FEFISA – Faculdade de Educação Física de Santo André e, desde 2015 editada na UFMT, publica artigos sobre o movimento humano e sua interface com a Educação Física, Esporte e áreas afins.

ISSN: 1517-6096

ISSNe: 2178-5945

Notícias

Revista Corpoconsciência recebe trabalhos para seções temáticas de 2022

2021-09-28

A revista CORPOCONSCIÊNCIA recebe trabalhos para as seções temáticas de 2022:

 

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS

Volume 26, número 1, jan./ abr., 2022 (prazo limite de envio 28/02/2022)

 

Estudos e pesquisas sobre os desafios da Educação Física Escolar com o desfecho da pandemia da COVID 19. Propostas político-pedagógicas relacionadas ao componente curricular nas escolas, considerando as dificuldades de planejar aulas sem os encontros presenciais. A “transposição” do ensino presencial para o remoto, o uso de tecnologias digitais, a participação dos alunos nas aulas de Educação Física, e a problematização dos aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, biológicos e fisiológicos das práticas corporais com os alunos e as alunas da Educação Básica.

 

Coordenadores:

Prof. Dr. Daniel Teixeira Maldonado – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/ IFSP

Profª. Dra. Larissa Beraldo Kawashima – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/ IFMT

 

PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESAFIOS E TEMAS EMERGENTES

Volume 26, número 2, mai./ ago., 2022 (prazo limite de envio 30/06/2022)

 

O esporte está cada vez mais presente na vida das pessoas, sendo considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes da contemporaneidade. Nesse contexto, temos também um maior interesse sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do esporte, alcançando diferentes pessoas, contextos, sentidos e finalidades. Nessa seção temática, o objetivo é abordar estudos que tratam da organização, sistematização, aplicação e avaliação das práticas esportivas nas suas diversas manifestações e, assim, colaborar com a reflexão e discussão sobre o conhecimento em Pedagogia do Esporte.

 

Coordenadores:

Profa. Dra. Carine Collet – Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC

Prof. Dr. João Cláudio Braga Pereira Machado – Universidade Federal do Amazonas/UFAM

Prof. Dr. Riller Silva Reverdito – Universidade do Estado de Mato Grosso/ UNEMAT

 

 

EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE

Volume 26, número 3, set./ dez., 2022 (prazo limite de envio 31/10/2022)

 

Estudos que investiguem de forma transversal e/ou longitudinal a relação entre a prática de exercício físico e saúde. São de interesse específico da seção pesquisas que avaliem os efeitos do exercício físico em qualquer indicador de saúde, tais como parâmetros antropométricos, cardiorrespiratórios, bioquímicos, mentais, de aptidão física e afins. Também podem ser submetidos estudos que tratem a respeito da prática de exercícios físicos como prevenção, tratamento e reabilitação de doenças.

 

Coordenadores:

Prof. Dr. Alexandre Konig Garcia Prado – Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT

Profª. Dra. Elren Passos – Universidade Federal do Pará/ UFPA

Prof. Dr. Rodrigo Sudatti Delevatti – Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC

Saiba mais sobre Revista Corpoconsciência recebe trabalhos para seções temáticas de 2022

Edição Atual

Revista Corpoconsciência, v. 25, nº2, mai./ago., 2021, Suplemento 2, Fórum Internacional de Pedagogia do Esporte

É com alegria que anunciamos o Fórum Internacional em Pedagogia do Esporte.

O momento é oportuno para reflexões, discussões e propostas visando melhor compreender, vivenciar, praticar, treinar e, enfim, conviver com um dos principais fenômenos socioculturais do século XXI, o esporte. Diante dos avanços da Pedagogia do Esporte, é de fundamental importância para os treinadores e professores acessar novos estudos e pesquisas realizados no Brasil e no exterior. É certo que o mundo enfrenta enormes desafios diante da pandemia da COVID-19, e neste sentido, dificulta nossos encontros de forma presencial, entretanto, nos proporciona novas possibilidades virtuais de encontros com a comunidade interessada nas discussões acerca do esporte, mais especificamente em seu trato pedagógico nos diferentes ambientes de práticas.

Diante desse cenário, na contemporaneidade, a constituição de redes de colaboração tem se mostrado estratégico para o enfrentamento de desafios, bem como o espaço para compartilhar dos avanços gerados em Pedagogia do Esporte. Assim, esperamos com esse evento proporcionar um espaço facilitador para o fortalecimento e ampliação das redes de colaboração em Pedagogia do Esporte, cujo fim seja democratizar o acesso ao conhecimento e mobilizar aprendizagens.

Sejam bem-vindos ao FINPE 2021!

Publicado: 2021-11-09

Artigos

Ver Todas as Edições