Edições anteriores

  • Revista Corpoconsciência, v. 23, nº3, set./dez., 2019, Suplemento 2, III Simpósio de Esportes de Raquete

    Reuniões científicas aplicadas aos Esportes de Raquete ainda são muito carentes no Brasil, com a maioria dos pesquisadores que estudam essa temática atuando de maneira nucleada em suas Instituições de Ensino. Diante desse cenário, nasce em 2017 o Simpósio em Esportes de Raquete, idealizado e organizado pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER) da Faculdade de Ciências Aplicadas – Universidade Estadual de Campinas (FCA-UNICAMP). O objetivo central do evento é reunir a comunidade que atua com os Esportes de Raquete, a saber, os treinadores, dirigentes esportivos e pesquisadores, a fim de promover discussão científica aplicada às principais modalidades de raquete.

    As edições de 2017 e 2018 tiveram como tema “Ensino-Treino dos Esportes de Raquete” e “Fisiologia, Pedagogia e Biomecânica aplicadas aos Esportes de Raquete”, respectivamente. Pesquisadores e treinadores de Esportes de Raquete integraram as palestras dos eventos, visando contemplar um ambiente de ciência e prática. Foram oferecidas 100 vagas para os participantes em cada edição, vagas essas que foram completamente preenchidas no período reservado para a realização das inscrições.

    Devido ao sucesso e repercussão das duas primeiras edições, foi avaliada a necessidade de continuidade e ampliação da programação do evento. Dessa forma, somado aos momentos consolidados de ‘Mesas Redondas’, ‘Rodas de Debates’ e ‘Bate-bola no café’ das edições anteriores, o evento de 2019 inclui a ‘Apresentação de Pôsteres’ em sua programação. Pesquisadores brasileiros com atuação e produção sólida junto aos Esportes de Raquetes foram convidados a inaugurar a submissão de resumos. Vinte trabalhos foram aprovados nas categorias de relato de experiência, trabalhos originais e trabalhos de revisão, foram apresentados no evento e estão reunidos nesse documento.

    O GRIPER agradece a todos os palestrantes e participantes do Simpósio e deseja que esse momento de reunião seja frutífero para o desenvolvimento de pesquisas científicas cada vez mais aplicadas, que alcance cada vez mais aqueles que estão diariamente junto às mesas e quadras de cada modalidade de raquete e forneça um dos pilares para sua atuação profissional.

  • Revista Corpoconsciência, v. 23, nº3, set./dez., 2019, Suplemento 1, VI Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, III Congresso Internacional de Educação Física do Centro-Oeste, II Simpósio Internacional de Pedagogia do Esporte do Centro-Oeste e Fórum Internacional de Esporte, Lazer e Desenvolvimento Humano

    O VI Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, III Congresso Internacional de Educação Física do Centro-Oeste, II Simpósio Internacional de Pedagogia do Esporte do Centro-Oeste e Fórum Internacional de Esporte, Lazer e Desenvolvimento Humano foram organizados pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes no Estado de Mato Grosso, entre os dias 07 e 09 de novembro de 2019.

    Os eventos tiveram como objetivos estimular a produção científica e acadêmica no Estado de Mato Grosso e da Região Centro-Oeste, a partir de conhecimentos e investigações atuais, nacionais e internacionais, que fortaleçam a formação e atuação dos profissionais e futuros profissionais de Educação Física, por meio da discussão e apresentação de produções acadêmicas e de intervenções que se desenvolvem no campo da Educação Física em diferentes áreas: escola, esporte de rendimento, lazer, saúde, qualidade de vida, dentre outras, garantindo e respeitando a pluralidade, diversidade e complexidade da área. Atingir estes objetivos foi possível a partir da contribuição dos convidados e congressistas que debateram/ apresentaram seus estudos em uma conferência de abertura, quatro mesas-redondas, duas palestras-debates, seis mini-cursos e a apresentação de mais de 106 trabalhos em formato de comunicação oral.

    Os eventos contaram com a participação de congressistas e o envio de trabalhos de Instituições de Ensino Superior dos estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal e do exterior, Espanha, Portugal e Canadá.

    A Revista Corpoconsciência, volume 23, número 3, suplemento 1 tem a satisfação de apresentar parte destes debates/ apresentações dos eventos, por meio das comunicações orais aprovadas para apresentação.

    Boa leitura!

  • Revista Corpoconsciência, v. 23, nº2, mai./ago., 2019, Suplemento 1, II Congresso de Obesidade, Doenças Metabólicas e Exercício Fisico

    A proposta de realização do Congresso de Obesidade, Doenças Metabólicas e Exercício Físico – CODMEF surgiu dos estarrecedores dados estatísticos acerca da população com sobrepeso e obesidade em nosso país, que afeta todas as faixas etárias, desde a mais tenra idade, e das mais distintas realidades sociais, tornando necessário o debate do tema sob uma perspectiva científica e multidisciplinar, dado que a obesidade e seus desfechos tem tido grande repercussão nacional, e em especial, no estado de Mato Grosso, que tem Cuiabá entre as capitais com maiores índices de sobrepeso e obesidade.

    O Congresso de Obesidade Doenças Metabólicas e Exercício Físico foi promovido pela segunda vez, nas instalações da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá, com apoio científico do Grupo de Estudo e Pesquisa das Adaptações Cardiometabólicas ao Exercício Físico – GEPACEF, Grupo de Pesquisa em Biomecânica Aplicada ao Treinamento Esportivo - GPBATE e Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividades Aquáticas e Fisiologia do Exercício - GEPAFE da Faculdade de Educação Física FEF/UFMT e apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

    Esta segunda edição fortaleceu o CODMEF como um evento científico bianual, envolvendo a participação de pesquisadores vinculados aos centros de referência do país. Dentre os convidados e mediadores, o CODMEF teve a participação da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo do evento foi aprofundar o debate interdisciplinar de linhas e grupos de pesquisa do país, e visões teórico-metodológicas no estudo da obesidade, doenças metabólicas e exercício físico, propiciando a inter-relação do conhecimento científico e prática profissional, além de impulsionar o desenvolvimento da pesquisa em Mato Grosso, assim como, interferir positivamente na realidade dos indicadores de saúde de Mato Grosso. Os trabalhos recebidos abrangeram quatro linhas de pesquisa: 1) Atividade Física e Saúde; 2) Biomecânica; 3) Educação Física Escolar; 4) Fisiologia do Exercício. Adicionalmente, a realização do CODMEF oportunizou a capacitação de discentes de graduação e pós-graduação da área de saúde como um todo, incluindo os profissionais da Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, entre outras. A proposta do evento foi trazer o conhecimento científico para a região centro-oeste, descentralizando dos grandes centros das regiões sudeste e sul. Neste documento apresentamos os Anais do II Congresso de Obesidade Doenças Metabólicas e Exercício Físico, com os 55 resumos aceitos para publicação.

     

    Boa leitura!

  • Revista Corpoconsciência, v. 22, nº1, jan./abr., 2018, Suplemento 2, II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP

    O “Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC” (CONIPE) foi promovido pela segunda vez em 2018, nas instalações do SESC Campinas, com apoio científico do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) da FCA/UNICAMP e apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Constituído como um espaço de reflexão e produção de conhecimentos, o tema central desta edição do CONIPE foi “Personagens e influências no desenvolvimento do esporte da participação ao alto rendimento”, sendo usado o nome público simplificado “O esporte e seus Atores”. Ao vislumbrar reflexões a partir desta tema, buscamos trazer o holofote para o esporte brasileiro, em uma proposta que procurou relacioná-lo ao avanço científico, prático e tecnológico e suas ressonâncias na vida contemporânea, sendo a temática abordada por convidados nacionais e internacionais em conferências, mesas redondas, minicursos e apresentação de pôsteres e simpósios temáticos.

    Esta segunda edição fortaleceu o CONIPE como um evento científico bianual, envolvendo a participação de pesquisadores vinculados aos centros de referência internacional na área de Pedagogia do Esporte, em interface com os principais pesquisadores com destaque nacional. Também se consolidou como um espaço para profissionais de Educação Física e Esporte com destacada competência prática na área de Pedagogia do Esporte, na medida em que foi organizado um programa com diversidade de atividades, desde conferências até mini-cursos práticos. Outro ponto que destacamos neste documento foi o aceite de trabalhos nas categorias “científico” e “relatos de experiência”, o que atraiu tanto pesquisadores de destaque nacional e internacional na área de Pedagogia do Esporte, como a comunidade da prática que pôde apresentar programas e ações inovadores neste campo de atuação. Tal demanda se mostra ainda mais necessária após a denominada “década dos megaeventos” no Brasil, em que elevados investimentos foram feitos no esporte, mas as consequências e durabilidade dos desdobramentos decorrentes ainda são incertos.

    Como um evento científico promotor de uma área de pesquisa aplicada, a Pedagogia do Esporte, foi intenção promover a mediação entre universidade e campos de formação e intervenção profissional em Educação Física e Esporte. Assim, dentre o público alvo estavam coordenadores de curso, docentes e discentes sobre as ações desenvolvidas em prol da qualificação profissional de egressos das instituições, assim como houve também a preocupação em divulgar as contribuições de laboratórios, núcleos e grupos de pesquisa para o fomento da produção cientifica e inovação tecnológica sobre a Pedagogia do Esporte. Por fim, instituições promotoras do esporte e do desenvolvimento continuado de profissionais da Educação e Esporte foram igualmente alvo do CONIPE, com a presença de profissionais vinculados a Federações e Confederações esportivas, clubes, escolas, Sistema S, entre outras. Com a realização deste evento perspectivamos a melhoria na formação inicial nos Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Educação Física, a formação continuada e permanente nesta e em outras instituição, a produção e divulgação do conhecimento cientifico e tecnológico, a articulação e diálogo entre pesquisadores e profissionais da realidade nacional e internacional, visto a oportunidade de ampliação das discussões na comunidade acadêmica, cientifica e profissionais da área.

    Isto posto, os principais objetivos do CONIPE 2018 foram:

    - Disseminar conhecimentos produzidos na área de formação e investigação em Pedagogia do Esporte;

    - Oportunizar a profissionais e estudantes o intercâmbio e a troca de experiências no que diz respeito à intervenção profissional das diferentes idades e múltiplos cenários, nas áreas de metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte;

    - Divulgar e dar visibilidade às ações desenvolvidas para melhoria da qualidade da formação e intervenção profissional, bem como para fortalecer a investigação sobre a Pedagogia do Esporte;

    - Capacitar pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de investigação científica que atendam às demandas atuais da sociedade e de fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física e Esporte.

    Dentre os convidados e mediadores, o CONIPE 2018 reuniu investigadores de laboratórios e  programas de pós-graduação nacionais (FCA/UNICAMP/SP, FEF/UNICAMP/SP, EEFE/USP/SP, EEFERP/USP/SP, EACH/USP/SP, UNESP/Rio Claro/SP, UNISANTA/SP, UFSC/SC, UEL/PR, UNEMAT/MT, UNIJUÍ/RS, UFC/CE, UFAM/AM e internacionais (University of Strathclyde/Escócia,  Leeds University/Inglaterra, Universidade de Extremadura/Espanha e Instituto Universitário da Maia/Portugal); outras instituições importantes para o desenvolvimento do esporte e de pesquisas em esporte no país foram contampladas, estando entre os convidados nacionais representantes do SESC/SP, Federação Paulista de Futebol e Instituto Esporte e Educação; do contexto internacional, foi convidado um representantes do Comitê Olímpico e Paralímpico Noruguês.

    Quanto aos trabalhos recebidos, estes foram organizados em 8 linhas, sendo quatro delas para trabalhos científicos e 4 para relatos de experiência, a saber:

    - Relatos de experiência: (i) Esporte e infância; (ii) Esporte, adolescência e juventude; (iii) Esporte e adultos; (iv) Esporte e idosos (Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 1, jan./abr., 2018, Suplemento 2)

    - Científicos: (i) Metodologia de ensino-treino do esporte; (ii) Formação de Treinadores Esportivos e Professores de Educação Física; (iii) Análise de Jogo e Avaliação Pedagógica em Educação Física e Esporte; (iv) Gestão de Projetos e Programas de Educação Físca e Esporte (Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 1, jan./abr., 2018, Suplemento 1)

    Neste documento apresentamos os Anais do 2º. Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, convidamos a todos para ler os 269 resumos aceitos para publicação (dos 392 enviados para avaliaçlão), entre trabalhos científicos e relatos de experiência, vindos de 5 países e de 13 diferentes estados brasileiros.

    Boas leituras!

  • Revista Corpoconsciência, v. 22, nº1, jan./abr., 2018, Suplemento 1, II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP

    O “Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC” (CONIPE) foi promovido pela segunda vez em 2018, nas instalações do SESC Campinas, com apoio científico do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) da FCA/UNICAMP e apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Constituído como um espaço de reflexão e produção de conhecimentos, o tema central desta edição do CONIPE foi “Personagens e influências no desenvolvimento do esporte da participação ao alto rendimento”, sendo usado o nome público simplificado “O esporte e seus Atores”. Ao vislumbrar reflexões a partir desta tema, buscamos trazer o holofote para o esporte brasileiro, em uma proposta que procurou relacioná-lo ao avanço científico, prático e tecnológico e suas ressonâncias na vida contemporânea, sendo a temática abordada por convidados nacionais e internacionais em conferências, mesas redondas, minicursos e apresentação de pôsteres e simpósios temáticos.

    Esta segunda edição fortaleceu o CONIPE como um evento científico bianual, envolvendo a participação de pesquisadores vinculados aos centros de referência internacional na área de Pedagogia do Esporte, em interface com os principais pesquisadores com destaque nacional. Também se consolidou como um espaço para profissionais de Educação Física e Esporte com destacada competência prática na área de Pedagogia do Esporte, na medida em que foi organizado um programa com diversidade de atividades, desde conferências até mini-cursos práticos. Outro ponto que destacamos neste documento foi o aceite de trabalhos nas categorias “científico” e “relatos de experiência”, o que atraiu tanto pesquisadores de destaque nacional e internacional na área de Pedagogia do Esporte, como a comunidade da prática que pôde apresentar programas e ações inovadores neste campo de atuação. Tal demanda se mostra ainda mais necessária após a denominada “década dos megaeventos” no Brasil, em que elevados investimentos foram feitos no esporte, mas as consequências e durabilidade dos desdobramentos decorrentes ainda são incertos.

    Como um evento científico promotor de uma área de pesquisa aplicada, a Pedagogia do Esporte, foi intenção promover a mediação entre universidade e campos de formação e intervenção profissional em Educação Física e Esporte. Assim, dentre o público alvo estavam coordenadores de curso, docentes e discentes sobre as ações desenvolvidas em prol da qualificação profissional de egressos das instituições, assim como houve também a preocupação em divulgar as contribuições de laboratórios, núcleos e grupos de pesquisa para o fomento da produção cientifica e inovação tecnológica sobre a Pedagogia do Esporte. Por fim, instituições promotoras do esporte e do desenvolvimento continuado de profissionais da Educação e Esporte foram igualmente alvo do CONIPE, com a presença de profissionais vinculados a Federações e Confederações esportivas, clubes, escolas, Sistema S, entre outras. Com a realização deste evento perspectivamos a melhoria na formação inicial nos Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Educação Física, a formação continuada e permanente nesta e em outras instituição, a produção e divulgação do conhecimento cientifico e tecnológico, a articulação e diálogo entre pesquisadores e profissionais da realidade nacional e internacional, visto a oportunidade de ampliação das discussões na comunidade acadêmica, cientifica e profissionais da área.

    Isto posto, os principais objetivos do CONIPE 2018 foram:

    - Disseminar conhecimentos produzidos na área de formação e investigação em Pedagogia do Esporte;

    - Oportunizar a profissionais e estudantes o intercâmbio e a troca de experiências no que diz respeito à intervenção profissional das diferentes idades e múltiplos cenários, nas áreas de metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte;

    - Divulgar e dar visibilidade às ações desenvolvidas para melhoria da qualidade da formação e intervenção profissional, bem como para fortalecer a investigação sobre a Pedagogia do Esporte;

    - Capacitar pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de investigação científica que atendam às demandas atuais da sociedade e de fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física e Esporte.

    Dentre os convidados e mediadores, o CONIPE 2018 reuniu investigadores de laboratórios e  programas de pós-graduação nacionais (FCA/UNICAMP/SP, FEF/UNICAMP/SP, EEFE/USP/SP, EEFERP/USP/SP, EACH/USP/SP, UNESP/Rio Claro/SP, UNISANTA/SP, UFSC/SC, UEL/PR, UNEMAT/MT, UNIJUÍ/RS, UFC/CE, UFAM/AM e internacionais (University of Strathclyde/Escócia,  Leeds University/Inglaterra, Universidade de Extremadura/Espanha e Instituto Universitário da Maia/Portugal); outras instituições importantes para o desenvolvimento do esporte e de pesquisas em esporte no país foram contampladas, estando entre os convidados nacionais representantes do SESC/SP, Federação Paulista de Futebol e Instituto Esporte e Educação; do contexto internacional, foi convidado um representantes do Comitê Olímpico e Paralímpico Noruguês.

    Quanto aos trabalhos recebidos, estes foram organizados em 8 linhas, sendo quatro delas para trabalhos científicos e 4 para relatos de experiência, a saber:

    - Relatos de experiência: (i) Esporte e infância; (ii) Esporte, adolescência e juventude; (iii) Esporte e adultos; (iv) Esporte e idosos (Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 1, jan./abr., 2018, Suplemento 2)

    - Científicos: (i) Metodologia de ensino-treino do esporte; (ii) Formação de Treinadores Esportivos e Professores de Educação Física; (iii) Análise de Jogo e Avaliação Pedagógica em Educação Física e Esporte; (iv) Gestão de Projetos e Programas de Educação Físca e Esporte (Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 1, jan./abr., 2018, Suplemento 1)

    Neste documento apresentamos os Anais do 2º. Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, convidamos a todos para ler os 269 resumos aceitos para publicação (dos 392 enviados para avaliaçlão), entre trabalhos científicos e relatos de experiência, vindos de 5 países e de 13 diferentes estados brasileiros.

    Boas leituras!

  • Revista Corpoconsciência, v. 21, nº2, mai./ago., 2017, Suplemento 1, V Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, II Congresso Internacional de Educação Física do Centro-Oeste e I Simpósio Internacional de Pedagogia do Esporte do Centro-Oeste

    O V Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, II Congresso Internacional de Educação Física do Centro-Oeste e I Simpósio Internacional de Pedagogia do Esporte do Centro-Oeste foram organizados pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso em 2017.

    Os eventos tiveram como objetivos estimular a produção científica e acadêmica no Estado de Mato Grosso e da Região Centro-Oeste, a partir de conhecimentos e investigações atuais, nacionais e internacionais, que fortaleçam a formação e atuação dos profissionais e futuros profissionais de Educação Física, por meio da discussão e apresentação de produções acadêmicas e de intervenções que se desenvolvem no campo da Educação Física em diferentes áreas: escola, esporte de rendimento, lazer, saúde, qualidade de vida, dentre outras, garantindo e respeitando a pluralidade, diversidade e complexidade da área. Atingir estes objetivos foi possível a partir da contribuição dos convidados e congressistas que debateram/ apresentaram seus estudos em uma conferência de abertura, quatro mesas-redondas, três mini-cursos e apresentação de mais de cem trabalhos em formato de comunicação oral.

    Os eventos contaram com a participação de congressistas e o envio de trabalhos de Instituições de Ensino Superior dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do exterior, Espanha e Estados Unidos.

    A Revista Corpoconsciência, volume 21, número 2, suplemento 1 tem a satisfação de apresentar parte destes debates/ apresentações dos eventos, por meio das comunicações orais aprovadas para apresentação.

    Boa leitura!
  • Revista Corpoconsciência, v. 21, nº1, jan./abr., 2017, Suplemento 1, IV Congresso Brasileiro Adventista de Educação Física e IV Simpósio Internacional Adventista de Educação Física

    O IV Congresso Brasileiro Adventista de Educação Física e IV Simpósio Internacional Adventista de Educação Física foi promovido em 2017, nas instalações do Instituto Adventista de São Paulo (IASP), sediado na cidade de Hortolândia/SP, com apoio científico da Faculdade Adventista de Hortolândia – UNASP  - Hortolândia (FAH/UNASP-HT) e do Centro Adventista de São Paulo – UNASP/SP.

    Trata-se de um evento científico envolvendo a participação de pesquisadores vinculados a centros de referência nacional e internacional no âmbito da Educação Física Escolar.

    Oportunizou-se um espaço para profissionais de Educação Física com destacada competência prática na área de Educação Física Escolar debaterem as temáticas do congresso especificadas à atuação do profissional no ambiente do Ensino Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

    Além de compreender um espaço de reflexão e produção de conhecimentos, o evento congregou docentes investigadores de programas de pós-graduação nacionais (UNESP/SP, UNEMAT/MT, UFCE/CE, UNASP/SP) e internacionais (Washington Adventist University – WAU/EUA).

    O tema central da quarta edição foi “Saberes Docentes e Educação Física na Perspectiva da Educação Adventista”. Os temas abordados foram: Ideias Inovadoras para a Educação Física e BNCC e Documentos de Orientação Curricular: conteúdos, metodologia e avaliação.

    Também foram promovidos mini-cursos e debates com seguintes temáticas: Educação Física Escolar e Tecnologia, Jogos de Oposição: entendendo o conteúdo lutas, Avaliação em Educação Física Escolar, Conteúdos da Educação Física para o Ensino Médio, Modelos de Competição: Projeto Troféu IASP, Arco e Flecha, e Classroom Innovation Ideas.

  • Revista Corpoconsciência, v. 20, nº1, jan./abr., 2016, Suplemento 1, I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP

    O “Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC” (CONIPE) foi promovido em 2016, nas instalações do SESC Campinas, com apoio científico da FCA/UNICAMP.

    Trata-se de um evento científico, envolvendo a participação de pesquisadores vinculados aos centros de referência internacional na área de Pedagogia do Esporte, em interface com os principais pesquisadores com destaque nacional.

    Oportunizou-se um espaço para profissionais de Educação Física e Esporte com destacada competência prática na área de Pedagogia do Esporte.

    Além de compreender um espaço de reflexão e produção de conhecimentos, o evento congregou docentes investigadores de programas de pós-graduação nacionais (UNICAMP/SP, USP/SP, UNESP/SP, UFSCAR/SP, UFSC/SC, UNEMAT/MT) e internacionais (Universidade de Extremadura e Queen´s Univerity).

    O tema central da primeira edição foi “Esporte de Participação e Educação em Foco”. Os temas abordados foram metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte.

  • Revista Corpoconsciência, v. 20, nº1, jan./abr., 2016, Suplemento 2, I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte SESC/FCA-UNICAMP

    O “Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC” (CONIPE) foi promovido em 2016, nas instalações do SESC Campinas, com apoio científico da FCA/UNICAMP.

    Trata-se de um evento científico, envolvendo a participação de pesquisadores vinculados aos centros de referência internacional na área de Pedagogia do Esporte, em interface com os principais pesquisadores com destaque nacional.

    Oportunizou-se um espaço para profissionais de Educação Física e Esporte com destacada competência prática na área de Pedagogia do Esporte.

    Além de compreender um espaço de reflexão e produção de conhecimentos, o evento congregou docentes investigadores de programas de pós-graduação nacionais (UNICAMP/SP, USP/SP, UNESP/SP, UFSCAR/SP, UFSC/SC, UNEMAT/MT) e internacionais (Universidade de Extremadura e Queen´s Univerity).

    O tema central da primeira edição foi “Esporte de Participação e Educação em Foco”. Os temas abordados foram metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física.

1-35 de 61