Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- URLs para as referências foram informadas quando necessário.
- O texto está em espaço 1,5; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
- Localizei o template e o mesmo será utilizado como modelo para preparação e submissão do manuscrito.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- No preenchimento dos metadados, após a inclusão do título e resumo do artigo, a inclusão das referências bibliográficas utilizadas no texto devem ser inseridas obrigatoriamente.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
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Transferência de direitos autorais.
Afirmo que em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Corpoconsciência, proibindo qualquer reprodução, total ou parcial em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Corpoconsciência. -
Declaração de Responsabilidade.
Todos os autores do referente trabalho afirmam que:
- participaram suficientemente do trabalho para tornarem pública suas responsabilidades pelo conteúdo;
- o trabalho é original e que, nem em parte ou a íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de nossas autorias, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou eletrônico.
- quando solicitado, forneceremos ou cooperamos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o trabalho está baseado, para exame dos editores. - Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados conforme os termos da Resolução 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, quando envolver experimentos com seres humanos. Nestes casos, os autores devem encaminhar como Documento Suplementar o parecer de Comitê de Ética reconhecido, ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos que orientam as resoluções citadas.
Artigos
Reservada a artigos científicos originais, que podem ser de autoria no máximo de 6 autores, possuindo no mínimo 10 páginas e no máximo 20.
Ensaios
Reservada para ensaios que exponham reflexões teóricas aprofundadas, com rigor científico e metodológicos necessários.
Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS
Estudos de pesquisas de campo originais, de revisão da literatura, de revisão sistemática ou integrativa, documentais centrados na discussão e reflexão das lutas, esportes de combate e artes marciais, na escola ou no esporte, dentre outros contextos, tais como históricos, culturais, filosóficos ou similares. Serão, também, considerados estudos de intervenção que procurem compreender as percepções e práticas de professores, treinadores, pais, atletas, formadores, entre outros agentes.
Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AFRORREFERÊNCIAS
Estudos e pesquisas originais, de revisão da literatura centrados em afrorreferências na educação física escolar e seus múltiplos contextos na educação básica. Serão, também, considerados relatos de práxis pedagógicas que procurem explicitar e ampliar as percepções afrorreferenciadas de professorəs-pesquisadorəs de educação física, estudantes e outrəs agentes engajadəs com a temática.
Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO
Estudos e pesquisas originais, de revisão da literatura, relatos centrados no processo de formação inicial em Educação Física, dentre outros contextos similares. Serão, também, considerados estudos de intervenção que procurem compreender as percepções e práticas de professores e alunos no contexto do processo de formação inicial.
II Congresso Internacional de Educação Física Escolar
O II Congresso Internacional de Educação Física Escolar (II CIEFE) é um evento científico integrado ao mestrado profissional PROEF- Educação Física em Rede Nacional.
Desde a primeira edição, o CIEFE busca atender à missão de promover o diálogo e a troca de experiências no contexto da Educação Física Escolar. O evento pretende consolidar sua presença no calendário científico, estabelecendo relações colaborativas entre membros do PROEF e pesquisadores renomados internacionalmente.
Este evento visa integrar a educação, a educação física e a sociedade, proporcionando um espaço de reflexão sobre os desafios presentes e futuros na área da Educação Física Escolar. O evento impactará diretamente na formação inicial e continuada dos professores de Educação Física, promovendo a troca de experiências entre profissionais em atuação e aqueles em formação. O rico espaço de formação propiciado pelo II CIEFE visa fortalecer o entendimento de que os conhecimentos compartilhados podem impactar não só os estudantes dos cursos de licenciatura, mas também os profissionais em pleno exercício de suas atividades nas escolas de educação básica.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
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- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).