Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • No preenchimento dos metadados, após a inclusão do título e resumo do artigo, a inclusão das referências bibliográficas utilizadas no texto devem ser inseridas obrigatoriamente.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Transferência de direitos autorais.
    Afirmo que em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Corpoconsciência, proibindo qualquer reprodução, total ou parcial em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Corpoconsciência.
  • Declaração de Responsabilidade.
    Todos os autores do referente trabalho afirmam que:
    - participaram suficientemente do trabalho para tornarem pública suas responsabilidades pelo conteúdo;
    - o trabalho é original e que, nem em parte ou a íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de nossas autorias, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou eletrônico.
    - quando solicitado, forneceremos ou cooperamos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o trabalho está baseado, para exame dos editores.
  • Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados conforme os termos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, quando envolver experimentos com seres humanos. Nestes casos, os autores devem encaminhar como Documento Suplementar o parecer de Comitê de Ética reconhecido, ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos que orientam as resoluções citadas.

Diretrizes para Autores

A Revista Corpoconsciência aceita Artigos Originais e Ensaios.

Estes por sua vez devem apresentar a estrutura básica: introdução, desenvolvimento e conclusões ou considerações finais, com a seguinte formatação:

- Deve ser submetido em formato.doc (MS-Word), sem comentários;

- Deve conter até 15 páginas (incluindo título, resumo, ilustrações e referências);

- Espaçamento simples em todo o texto;

- Margens: 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita);

- Fonte Times New Roman - tamanho 12 em todo o texto e citações diretas longas tamanho 10;

- Parágrafo: recuo de 2 cm no corpo do texto e recuo de 4 cm para citações diretas longas;

- Os textos apresentados em língua portuguesa devem apresentar o título em português, idêntico ao registrado nos metadados, em caixa alta, centralizado e em negrito;

       - Logo abaixo do título em língua portuguesa devem ser apresentados respectivamente, os títulos em inglês e espanhol;

       - Os textos apresentados em língua inglesa devem apresentar o título em inglês, idêntico ao registrado nos metadados, em caixa alta, centralizado e em negrito;

       - Logo abaixo do título em língua inglesa devem ser apresentados respectivamente, os títulos em português e espanhol;

      - Os textos apresentados em língua espanhola devem apresentar o título em espanhol, idêntico ao registrado nos metadados, em caixa alta, centralizado e em negrito;

       - Logo abaixo do título em língua espanhola devem ser apresentados respectivamente, os títulos em português e inglês;

- Para artigos em língua portuguesa, o resumo deve localizar-se abaixo do título com, no máximo, 150 palavras; a seguir o abstract e, por fim, o resumen.

- Para artigos em língua inglesa, o abstract deve localizar-se abaixo do título com, no máximo, 150 palavras; a seguir o resumo e, por fim, o resumen.

- Para artigos em língua espanhola, o resumen deve localizar-se abaixo do título com, no máximo, 150 palavras; a seguir o resumo e, por fim, o abstract.

- As palavras-chave, keywords e palabras clave devem localizar-se respectivamente abaixo do resumo, abstract e resumen. Estas devem ser constituídas por, no mínimo, três (3) e, no máximo, cinco (5) termos que identifiquem o assunto do artigo, separados por ponto e vírgula, sem ponto final.

- Não devem ser inseridas no texto notas de rodapé.

- Os nomes dos autores não devem constar no texto, bem como não será aceita qualquer outra forma de identificação dos mesmos;

- As referências devem seguir as normas atualizadas da ABNT (NBR 6023), conforme exemplos a seguir:

Livro com 1 autor:

AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano.

Exemplo:

BARBOSA, Claudio Luis de Alvarenga. Educação física e didática: um diálogo possível e necessário. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

 

Livro com 2 autores:

AUTORES separados por ponto e vírgula.Título. Edição. Local: Editor, ano.

Exemplo:

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo em movimento na educação infantil. São Paulo, SP: Cortez, 2012.

 

Livro com 3 autores:

AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano.

Exemplo:

XAVIER, Maria; RIBEIRO, Maria; NORONHA, Olinda. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo, SP: FTD, 1994.

 

Livro com mais de 3 autores:

Primeiro autor, seguido da expressão et al. (que significa e outros") Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

CASTELLANI FILHO, Lino et alMetodologia do ensino da educação física. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2009.

 

Livros com 1, 2 ou 3 organizadores, coordenadores, editores:

ORGANIZADOR, COORDENADOR ou EDITOR, etc. (Org. ou Orgs., Coord. ou Coords., Ed. ou Eds.) Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. (Orgs.). História do corpo: da renascença às luzes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

 

Livros com mais de 3 organizadores, coordenadores, editores:

PRIMEIRO ORGANIZADOR, COORDENADOR ou EDITOR, etc. (Organizador, Coordenador ou Editor) Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

NOCE, Franco et al. (Coord.). O profissional de educação física na área da saúde. Belo Horizonte, MG, UFMG, 2014.

 

Parte de livro com autoria própria:

AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Título da obra completa precedida de In:. Local: Editora, ano, intervalo das páginas do texto parte da obra.

Exemplo:

CHARLOT, Bernard. Ensinar a educação física ou ajudar o aluno a aprender seu corpo sujeito. In: DANTAS JÚNIOR, Hamilcar Silveira; KUHN. Roselaine; DORENSKI, Sérgio. (Orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão, SE: UFS, 2009. p. 231-246.

 

Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso de graduação ou especialização

AUTOR. Título. Ano. Quantidade de folhas. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) - vinculação acadêmica, o local e o ano da defesa.

Exemplo:

LEITE, Tainara da Silva Mattos. Prevalência e fatores associados à depressão em idosos do município de Cuiabá, MT. 2015. 53f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação  em Educação Física, Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, MT, 2015.

 

Artigos de revistas/periódicos com 1 autor:

AUTOR. Título do artigo. Nome da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

Exemplo:

BAVARESCO, Anelise. A atividade física voluntária e suas relações sobre a neurogênese hipocampal em roedores adultos: uma revisão de literatura, Revista brasileira de atividade física e saúde, Pelotas, RS, v. 21, n. 1, p. 14-28, jan./ fev. 2016.

 

Artigos de revistas/periódicos com 2 autores:

AUTORES. Título do artigo. Nome da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

Exemplo:

TAHARA, Alexander Klein;DARIDO, Suraya Cristina. Diagnóstico entre a relação das práticas corporais de aventura e a educação física escolar. Corpoconsciência, Cuiabá, MT, v. 19, n. 1, p. 1-10, jan./ abr. 2015.

 

Artigos de revistas/periódicos com 3 autores:

AUTORES. Título do artigo. Nome da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

Exemplo:

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p.351-373, jan./mar. 2014.

 

Artigos de revistas/periódicos com mais de 3 autores:

Primeiro autor, seguido da expressão et al. (que significa e outros"). Nome da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

Exemplo:

Teixeira, Fabiane Castilho et al. Desenvolvimento de um projeto social esportivo: estudo de caso no âmbito do programa segundo tempo, Corpoconsciência, Cuiabá, MT, v. 19, n. 1, p. 22-32, jan./ abr. 2015.

 

Trabalhos de eventos publicados em anais (PARA UM, DOIS, TRÊS OU MAIS AUTORES, A RECOMENDAÇÃO É A MESMA DE ARTIGOS EM PERIÓDICOS):

AUTOR. Título do trabalho de evento. In: NOME DO CONGRESSO, n., ano do congresso. Título da publicação...Cidade: editora, ano.Paginação da parte referenciada.

Exemplo:

SANTOS, Débora Pantoja dos. O envelhecimento e a atividade física: uma perspectiva epidemiológica em um hospital em Belém-PA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 19, 2015. Anais... Vitória, ES: CBCE, 2015, v. 1, p. 1-3.

 

Livros com 1, 2 ou 3 organizadores, coordenadores, editores:

ORGANIZADOR, COORDENADOR ou EDITOR, etc. (Org. ou Orgs., Coord. ou Coords., Ed. ou Eds.) Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. (Orgs.). História do corpo: da renascença às luzes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

 

Livros com mais de 3 organizadores, coordenadores, editores:

PRIMEIRO ORGANIZADOR, COORDENADOR ou EDITOR, etc. (Organizador, Coordenador ou Editor) Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

NOCE, Franco et al. (Coord.). O profissional de educação física na área da saúde. Belo Horizonte, MG, UFMG, 2014.

 

Leis, decretos, portarias, resoluções, etc.:

LOCAL (país, estado ou cidade).Título (especificação da legislação, n.º e data). Indicação da publicação oficial.

Exemplo:

BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 jul. 2015. Seção I, p. 8-12.

 

Documentos eletrônicos online:

AUTOR.Título. Local, data. Disponível em: < >. Acesso em: dd mm aaaa.

Exemplos:

SILVA, Pedro Augusto Crespo da; VAZ, Vasco Parreiral Simões; SILVA, Marcelo Cozzensa da. Nível de atividade física no lazer e deslocamento e fatores associados em alunos de Educação Física em Coimbra - Portugal. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, RS, v. 20, n. 6, p. 559-562, nov., 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 mai. 2016.

 

Ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.).

Devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e citadas como FIGURA, com título na parte superior e fonte na parte inferior.

 

Tabelas

Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas por seu título na parte superior e fonte na parte inferior.

 

Artigos

Reservada a artigos científicos originais, que podem ser de autoria no máximo de 6 autores, possuindo no mínimo 10 páginas e no máximo 15.

Ensaios

Reservada para ensaios que exponham reflexões teóricas aprofundadas, com rigor científico e metodológicos necessários.

Seção Temática - IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO JOGO (BRINQUEDO E BRINCADEIRA) NAS PRÁTICAS CORPORAIS

Numa importante obra dedicada à compreensão do Jogo, o sociólogo, crítico literário e ensaísta Roger Callois (1990, p. 202) anota que, “o jogo é um fenómeno total. Diz respeito ao conjunto das actividades e dos anseios humanos. Poucas são as disciplinas – da pedagogia às matemáticas, passando pela história e pela sociologia – que o podem estudar proveitosamente sem um desvio qualquer”. O excerto aludido exprime o que se pretende alvitrar no dossiê, que ora apresentamos ao público. Nele convidamos a comunidade científica, notadamente os pesquisadores que se dedicam a área da Educação e a subárea da Educação Física, a divulgarem pesquisas que traduzam a importância deste fenômeno (leia-se o Jogo) para o ensino de Práticas Corporais historicamente situadas, figurando na condição de um conhecimento, ou na qualidade de uma perspectiva metodológica.

Seção Temática - ENVELHECIMENTO E LONGEVIDADE: COMO MANTER A AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DE PESSOAS IDOSAS

Pesquisas que abordem a área do envelhecimento e longevidade, com vistas a entender como melhorar a base da longevidade humana e do envelhecimento saudável e, como alcançar esses fenótipos desejáveis para a manutenção da independência e da autonomia do idoso.

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