Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- URLs para as referências foram informadas quando necessário.
- O texto está em espaço simples; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
- Localizei o template e o mesmo será utilizado como modelo para preparação e submissão do manuscrito.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- No preenchimento dos metadados, após a inclusão do título e resumo do artigo, a inclusão das referências bibliográficas utilizadas no texto devem ser inseridas obrigatoriamente.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
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Transferência de direitos autorais.
Afirmo que em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Corpoconsciência, proibindo qualquer reprodução, total ou parcial em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Corpoconsciência. -
Declaração de Responsabilidade.
Todos os autores do referente trabalho afirmam que:
- participaram suficientemente do trabalho para tornarem pública suas responsabilidades pelo conteúdo;
- o trabalho é original e que, nem em parte ou a íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de nossas autorias, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou eletrônico.
- quando solicitado, forneceremos ou cooperamos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o trabalho está baseado, para exame dos editores. - Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados conforme os termos da Resolução 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, quando envolver experimentos com seres humanos. Nestes casos, os autores devem encaminhar como Documento Suplementar o parecer de Comitê de Ética reconhecido, ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos que orientam as resoluções citadas.
Artigos
Reservada a artigos científicos originais, que podem ser de autoria no máximo de 6 autores, possuindo no mínimo 10 páginas e no máximo 20.
Ensaios
Reservada para ensaios que exponham reflexões teóricas aprofundadas, com rigor científico e metodológicos necessários.Seção Temática - A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Estudos e pesquisas originais que investiguem a análise, a avaliação, o ensino e/ou a aprendizagem da Educação Física escolar na e a partir da Base Nacional Comum Curricular.
Seção Temática - ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Estudos originais ou de revisão que investiguem a relação entre atividade física (em suas mais diversas manifestações) e os diversos componentes de saúde (biológicos, psicológicos, sociais, etc...). Também são de interesse estudos que analisem a relação entre atividade física e a prevenção, controle, tratamento e/ou reabilitação de doenças.
Seção Temática - ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DO FUTEBOL/FUTSAL
Estudos originais que investiguem o ensino, a vivência e a aprendizagem do futebol e/ ou do futsal em diferentes contextos: iniciação esportiva; alto rendimento; participação e lazer; escolar e extraescolar; saúde e educação.
Seção Temática - EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
Estudos que investiguem de forma transversal e/ou longitudinal a relação entre a prática de exercício físico e saúde. São de interesse específico da seção pesquisas que avaliem os efeitos do exercício físico em qualquer indicador de saúde, tais como parâmetros antropométricos, cardiorrespiratórios, bioquímicos, mentais, de aptidão física e afins. Também podem ser submetidos estudos que tratem a respeito da prática de exercícios físicos como prevenção, tratamento e reabilitação de doenças.
Seção Temática - PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESAFIOS E TEMAS EMERGENTES
O esporte está cada vez mais presente na vida das pessoas, sendo considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes da contemporaneidade. Nesse contexto, temos também um maior interesse sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do esporte, alcançando diferentes pessoas, contextos, sentidos e finalidades. Nessa seção temática, o objetivo é abordar estudos que tratam da organização, sistematização, aplicação e avaliação das práticas esportivas nas suas diversas manifestações e, assim, colaborar com a reflexão e discussão sobre o conhecimento em Pedagogia do Esporte.
Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS
Estudos e pesquisas sobre os desafios da Educação Física Escolar com o desfecho da pandemia da COVID 19. Propostas político-pedagógicas relacionadas ao componente curricular nas escolas, considerando as dificuldades de planejar aulas sem os encontros presenciais. A “transposição” do ensino presencial para o remoto, o uso de tecnologias digitais, a participação dos alunos nas aulas de Educação Física, e a problematização dos aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, biológicos e fisiológicos das práticas corporais com os alunos e as alunas da Educação Básica.
Seção Tem. - POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCAÇÃO/EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Estudos dos processos de agendamento, formulação, implementação e/ou avaliação das políticas públicas de Educação/Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde, podendo ser tematizado diferentes aspectos: legislação, configuração, abrangência, financiamento, gestão, controle social e democrático, federalismo, relação entre Estado e sociedade civil, megaeventos esportivos, formação e desenvolvimento profissional etc.
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