A revista CORPOCONSCIÊNCIA é uma publicação de fluxo contínuo da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – FEF/UFMT, Brasil, com avaliação peer-review e de acesso livre. Fundada em 1997 pela FEFISA – Faculdade de Educação Física de Santo André e, desde 2015 editada na UFMT, publica temas sobre o movimento humano e sua interface com a Educação Física, Esporte e áreas afins.
Missão
Fomentar e disseminar a produção científica no âmbito do movimento humano e sua interface com a Educação Física, Esporte e áreas afins, amparados pelos princípios éticos e metodológicos.
Periodicidade
Semestral - entre 1997 e 2014, Quadrimestral - entre 2015 e 2022, Fluxo contínuo - a partir de 2023
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Corpoconsciência adota como sistema de avaliação o peer-review, ou seja, revisão por pares especialistas da área e, duplo cego.
A avaliação dos manuscritos enviados à revista CORPOCONSCIÊNCIA é composta de 3 fases e, em nenhuma das fases, os avaliadores têm conhecimento de quem são os avaliados, bem como nenhum dos avaliados sabe quem são os avaliadores.
Dessa forma, garantimos o sigilo de avaliados e avaliandos, evitando assim, qualquer tipo de conflito de interesses.
1ª Fase Análise da relação entre o manuscrito enviado e o escopo da revista. Análise da formatação do texto, definido nas orientações de submissão de manuscritos. Análise dos arquivos enviados, documentos principal e suplementares.
2ª Fase Após a conclusão da 1ª fase, o manuscrito é enviado para os editores de área que designam dois avaliadores (peer-review) que se responsabilizam pela avaliação do conteúdo. Em havendo um parecer favorável e outro contrário, um terceiro avaliador é designado para que proceda o desempate. Ao final do processo avaliativo um comunicado é enviado ao (s) autor (es) informando se o manuscrito foi aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado. Em caso de aprovação com ressalvas o manuscrito será encaminhado aos autores para análise, atendimento e devolução do manuscrito com as adequações. Os manuscritos reprovados serão arquivados.
3ª Fase Após a aprovação final do trabalho o mesmo é encaminhado para editoração. Ao final da editoração o texto é encaminhado ao (s) autor (es) para leitura e correção de prova final. Por fim, o manuscrito é encaminhado para publicação.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados conforme os termos da Resolução 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, quando envolver experimentos com seres humanos. Nestes casos, os autores devem encaminhar como Documento Suplementar o parecer de Comitê de Ética reconhecido, ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos que orientam as resoluções citadas.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo da autoria. As provas finais poderão ou não ser enviadas à autoria.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC até 2024 e CC BY 4.0 a partir de 2025).
Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial.
Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Tempo estimado para avaliação de manuscritos
O tempo estimado para finalização da avaliação de um manuscrito submetido à Revista Corpoconsciência é de quatro meses, a contar da data de submissão.
Publicação de novos volumes
A Revista Corpoconsciência é uma publicação de fluxo contínuo. Dessa forma, publica artigos continuamente, conforme a demanda de submissões, avaliações e publicações.
Parceria e Associações
A revista CORPOCONSCIÊNCIA é parceira do Centro Esportivo Virtual
A revista CORPOCONSCIÊNCIA é um periódico associado à Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC.