Notícias

 

SEÇÕES TEMÁTICAS DA REVISTA CORPOCONSCIÊNCIA PARA 2026

 

Educação Física e Linguagem: corporeidades, sentidos e produções de mundo
Esta seção temática reúne estudos sobre a linguagem como dimensão constitutiva das práticas pedagógicas na Educação Física escolar, reconhecendo o corpo-movimento como produtor de sentidos e significações. Convida autoras e autores cujas investigações promovem aproximações entre Educação Física, linguagem, cultura e crítica social, contribuindo com análises que revelam a complexidade das práticas corporais em diálogo com os múltiplos sistemas de significação com e sobre o mundo.


Organizadores
Prof. Dr. Arnaldo Sifuentes Leitão – IFSULDEMINAS

Prof. Dr. Felipe Quintão de Almeida – UNIVASF

Prof. Dr. Gilson Santos Rodrigues – IFSULDEMINAS

Prof. Dr. Marcos Roberto So – IFSULDEMINAS

Prof. Dr. Mauro Betti – IFSULDEMINAS

Prof. Dr. Rogerio de Melo Grillo – IFSULDEMINAS

 

Data limite de envio dos manuscritos: 28/02/2026

Data provável de publicação dos manuscritos aprovados: abril de 2026  



Entrelaçando Corpos, Danças e Educações

Esta seção temática tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas originais que tenham como centralidade o entrelaçamento entre corpos, danças e educações em diversos territórios e contextos. As produções textuais deverão dar ênfase à área da Educação Física, podendo, ainda, apresentar interlocuções com outros campos de conhecimentos.

 

Organizadoras
Profª Dra. Andresa de Souza Ugaya – UNESP

Profª Dra. Fernanda de Souza Cardoso – UNIMONTES

Profª Dra. Lívia Tenorio Brasileiro – UPE

Profª Dra. Marília Del Ponte de Assis – UEMG

 

Data limite de envio dos manuscritos: 30/06/2026

Data provável de publicação dos manuscritos aprovados: agosto de 2026 

 

 

Histórias e Memórias da Educação Física: ensino, formação e trajetórias
Esta sessão receberá pesquisas originais e relatos de experiência críticos que abordem práticas, representações, instituições, pessoas, currículos e direcionamentos relacionados à história da educação física em contextos escolares, de formação universitária ou outros espaços educativos.

Organizadora
Profª Dra. Christiane Garcia Macedo – UFMG

 

Data limite de envio dos manuscritos: 31/10/2026

Data provável de publicação dos manuscritos aprovados: dezembro de 2026 

  • Revista Corpoconsciência publica novos artigos

    11-12-2025

    A revista Corpoconsciência publica 23 novos artigos e 1 ensaio teórico

     

    Navegue pelo nosso site e siga-nos no Instagram

    https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index

    @rev.corpoconsciencia

     

    Artigos

     

    - Dança e ginástica na Base Nacional Comum Curricular: possibilidades político-pedagógicas na educação física?

     

    - O ensino da dança nas aulas de educação física escolar: um olhar sobre as dimensões do conteúdo

     

    - Skateboarding: referencial técnico-tático para o processo de ensino, vivência e aprendizagem

     

    - Olimpíada científica de educação física, metodologias ativas e o ensino do componente curricular no Ceará

     

    - Análise da participação de homens e mulheres na etapa nacional dos jogos das instituições federais

     

    - Dificuldades e potencialidade para o ensino da dança na educação física escolar brasileira: uma revisão integrativa

     

    - Formação docente em educação física: um olhar para as significações sociais atribuídas ao estágio curricular supervisionado

     

    - Entre disciplinas e silêncios: a (in)visibilidade de gênero nos currículos de educação física em Mato Grosso

     

    - As práticas corporais de aventura: uma análise de similitude das percepções de docentes do Paraná

     

    - A implementação do web currículo em práticas pedagógicas no ensino superior: a utilização de tecnologias digitais na construção dos jogos internos de educação física (JIEF)

     

    - Pesquisa em didática na educação física: o experimento didático formativo em foco

     

    - A formação de professores(as) de educação física: um olhar para a implementação da licenciatura e seu desenvolvimento nos institutos federais

     

    - A educação física na educação infantil: desafios e possibilidades na implementação de um projeto de extensão universitária

     

    - A educação física na percepção dos professores do 1º ciclo do ensino básico: um estudo qualitativo

     

    - As TDIC no processo de formação inicial de professores de educação física da Unemat - Cáceres

     

    - “Brincar de boi” na educação infantil: relato de experiência no estágio supervisionado em educação física

     

    - O ensino de lutas e as “lutas” na educação física escolar: reflexões a partir de experiências do PIBID

     

    - A produção de cadernos de docência e de narrativas na formação docente em educação física: a potência dos registros no “fazer estágio”

     

    - A formação inicial de professores de educação física em contexto: tornando-se professora no programa residência pedagógica

     

    - “Para completar a carga horária”: percepções e sentidos do ensino das lutas nas escolas de tempo integral de Palmas-TO

     

    - O papel da formação inicial e continuada na sistematização de uma prática político-pedagógica crítica nas aulas de educação física com a tematização de lutas

     

    - Corpo em transformação e a escola como advérbio de lugar: uma revisão sobre formação docente

     

    - Não sou “faixa-preta”, e agora? uma proposta didática sistematizada para as lutas no ensino fundamental

     

     

    Ensaio

    - Educação física e letramento racial: o corpo negro como expressão de insurgência

    Saiba mais sobre Revista Corpoconsciência publica novos artigos