Sobre a Revista

A Revista CORPOCONSCIÊNCIA é uma publicação de fluxo contínuo da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – FEF/UFMT, Brasil, com avaliação peer-review e de acesso livre. Fundada em 1997 pela FEFISA – Faculdade de Educação Física de Santo André e, desde 2015 editada na UFMT, publica artigos sobre o movimento humano e sua interface com a Educação Física, Esporte e áreas afins.

 

A Revista CORPOCONSCIÊNCIA foi avaliada no QUALIS CAPES Periódicos e recebeu a menção B2.

ISSN: 2178-5945

 

A Revista Corpoconsciência agora está nas redes sociais.

Siga-nos para ampliarmos ainda mais o alcance de nossas publicações!

Logo Instagram – Logos PNG

@rev.corpoconsciencia

Notícias

Revista Corpoconsciência publica novos artigos

2025-06-09

A Revista Corpoconsciência publica 7 novos artigos e 1 ensaio teórico e os anais do Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte.

 

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/view/845

 

- MÍDIA E A SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL DOS ADOLESCENTES DE UMA ZONA RURAL PARANAENSE

- O MÉTODO PILATES E SEU EFEITO NOS PARÂMETROS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL EM MULHERES ENTRE 30 E 59 ANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

- ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A NATAÇÃO INFANTIL: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PORTUGUÊS

PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO PARA PESSOAS COM TETRAPLEGIA COMPLETA: ESTUDO DESCRITIVO PROPOSITIVO

- PRIMEIRAS VIVÊNCIAS COM AS DANÇAS: AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

- ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DE FORTALEZA-CE

- ESTÉTICA NEGRA VERSUS NARCISISMO CULTURAL: A DESOBEDIÊNCIA ESTÉTICA FEMININA NEGRA DE ELAINE THOMPSON-HERAH

- O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ANÁLISE DOS RESIDENTES DO ESTADO DE MATO GROSSO

 

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/19664/14740

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE – 4ª edição

 

Navegue pela nossa página e siga-nos no Instagram

https://www.instagram.com/rev.corpoconsciencia/

 

 

Saiba mais sobre Revista Corpoconsciência publica novos artigos

Edição Atual

Corpoconsciência, v. 29, suplemento 2, 2025
					Visualizar Corpoconsciência, v. 29, suplemento 2, 2025

Apresentação

 

Em 2024 o Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte (CONIPE) chegou à sua quarta edição, sendo realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, no Sesc Piracicaba, São Paulo. Organizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o CONIPE seguiu reunindo grandes nomes da Pedagogia do Esporte nacional e internacional, olhando para a prática a partir da teoria – e teorizando junto com a prática!

A partir de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, mini cursos, oficinas e muito diálogo, o evento promoveu diálogo e contribuiu em projetar novas possiblidades para uma Pedagogia do Esporte cada vez mais dinâmica, segura e mobilizadora do potencial humano no ensino, vivência, e treino do esporte nos mais variados cenários, e mais diversos públicos.

Visando fortalecer a comunidade científica e prática da Pedagogia do Esporte, os objetivos do CONIPE 2024 foram:

  • Disseminar conhecimentos produzidos na área de Pedagogia do Esporte;
  • Oportunizar a profissionais e estudantes o intercâmbio e a troca de experiências no que diz respeito à intervenção profissional das diferentes idades e múltiplos cenários, nas áreas de metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, desenvolvimento de atletas, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte, a partir da Pedagogia do Esporte.
  • Divulgar e dar visibilidade às ações desenvolvidas para melhoria da qualidade da formação e intervenção profissional, bem como para fortalecer a investigação sobre a Pedagogia do Esporte;
  • Contribuir com o desenvolvimento de pesquisadoras/es para a implementação de projetos de investigação científica que atendam às demandas atuais da sociedade e de fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação com linhas de Pedagogia do Esporte na Educação Física e Ciências do Esporte.
Publicado: 2025-06-09

Edição completa

Artigos

  • CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE

    Larissa Rafaela Galatti   Alcides José Scaglia   Yura Yuka Sato dos Santos   Chellsea Hortêncio Alcântara Silva   Gabriel Orenga Sandoval   Alberto Lobato Goes Junior  
    e19664
    10.51283/rc.29.e19664
    Visualizações do artigo: 94     PDF downloads: 121
    DOI: https://doi.org/10.51283/rc.29.e19664
Ver Todas as Edições