EDITORIAL DO VOLUME 10, Nº. 3, DA REVISTA REAMEC
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.14838Palavras-chave:
Revista REAMEC, REAMEC, Editorial, Amazônia, Educação em Ciências e MatemáticaResumo
Este editorial objetiva apresentar os artigos publicados na Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, volume 10, nº. 3, setembro a dezembro de 2022, e algumas informações a respeito do desenvolvimento da Revista neste período. Trata-se de um texto informativo que busca situar o leitor sobre os 28 artigos publicados no referido número, destacando os seguintes aspectos: título, autores, objetivo, síntese metodológica e principais resultados. Além disso, também apresentamos alguns aspectos qualitativos que consideramos significativos para os avanços e desenvolvimento deste periódico rumo à ciência aberta.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ARAÚJO, A. B. S. de; NEGRÃO, F. da C.; NASCIMENTO DE ANDRADE, A. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22050, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13889. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13889. Acesso em: 30 dez. 2022.
ARAÚJO, M. D. F. de; COSTA, L. de F. M. ESPAÇOS NÃO FORMAIS E A MOBILIZAÇÃO DE PROCESSOS COGNITIVOS: IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO AMAZONAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22052, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14029. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14029. Acesso em: 30 dez. 2022.
BARBOZA, C. M. .; WIELEWSKI, G. D. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22057, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14162. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14162. Acesso em: 30 dez. 2022.
BELO, E. do S. V.; BARROS, R. A. . APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA, EMTEMPOS DE PANDEMIA, NA UFRR E NA UEG. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22066, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14184. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14184. Acesso em: 30 dez. 2022.
BIAZUS, M. de O.; ROSA, C. T. W. da; DARROZ, L. M. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22051, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14005. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14005. Acesso em: 30 dez. 2022.
BRUXEL, C. M. L.; DALBERTO, J. P. .; BIANCHI, V. .; ARAÚJO, M. C. P. de. CONTRIBUIÇÕES DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22074, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13723. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13723. Acesso em: 30 dez. 2022.
COSTA, D. E.; SANTANA, G. F. da S.; COSTA, L. A. L.; ROSINKE, P.; CARNEIRO, R. dos S. Editorial do volume 10, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, e22025, jan./abr., 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13803
COSTA, D. E.; SANTANA, G. F. da S.; COSTA, L. A. L.; ROSINKE, P.; CARNEIRO, R. dos S. Editorial do volume 10, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, e22047, maio/ago., 2022b. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.14333
COSTA, Dailson Evangelista, SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva, ROSINKE, Patrícia, CARNEIRO, Rogerio dos Santos. Editorial do Volume 9, nº. 3, da Revista REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n. 3, e21105, set./dez., 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13288
COSTA, Dailson Evangelista.; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Editorial do Volume 9, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n. 1, e21037, janeiro-abril, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.12298
COSTA, Dailson Evangelista; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Editorial do Volume 9, nº. 2, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, e21069, 2021a. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12936
CRUZ, L. L. da; GÜLLICH, R. I. da C. . O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM LIVROS DIDÁTICOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22060, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13772. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13772. Acesso em: 30 dez. 2022.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; ARAÚJO, P. D. S.; SANTOS, E. A.; YAMASHITA, M. LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PERIÓDICOS E DO ENPEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22053, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14051. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14051 Acesso em: 30 dez. 2022.
GHEDIN, E.; PINHO, U. F. M.; LAPA, B. C. UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA ACERCA DA PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO EMERGÊNCIA DE UMA EPISTEMOLOGIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22063, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14259. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14259. Acesso em: 30 dez. 2022.
GOMES, L. P. da S.; GONÇALVES, P. G. F. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTADO DA QUESTÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22065, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14212. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14212 Acesso em: 30 dez. 2022.
MELLO, G. J.; GRAÇA, A. R. T. TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA ABORDAGEM STEAM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22069, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14268. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14268. Acesso em: 30 dez. 2022.
MENDES, A. C. de O.; SILVA, A. P. da; BARBOSA, L. M. V.; OLIVEIRA, M. de F. A. de . OLATCG: FERRAMENTA DE BIOINFORMÁTICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22061, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13954. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13954. Acesso em: 30 dez. 2022.
NÉLIO, T. S.; MIYAZAKI, R. D.; HARDOIM, E. L. DENGUE E SEU VETOR: SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM UMA PERSPECTIVA INOVADORA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22059, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14164. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14164. Acesso em: 30 dez. 2022.
RODRIGUES , A. E. A. .; COUTINHO, L. de A. .; MAFRA, J. R. e S. . UM OLHAR SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22056, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14048. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14048. Acesso em: 30 dez. 2022.
RODRIGUES, M. U.; AZEVEDO , S. G. de M. . PESQUISAS SOBRE O SOFTWARE GEOGEBRA PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22055, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14030. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14030. Acesso em: 30 dez. 2022.
SANTANA, G. da S.; FIREMAN, E. C. INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DAS AÇÕES EDUCATIVAS NOS PARQUES ECOLÓGICOS NA CIDADE DE MACEIÓ, AL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22068, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14181. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14181. Acesso em: 30 dez. 2022.
SANTOS, L. X. M. dos; GONÇALEZ, M. M. A. MULHERES NA DOCÊNCIA: NARRATIVAS E REFLEXÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA SOBRE SEXISMO, CULTURA E SOCIEDADE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22064, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13918. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13918. Acesso em: 30 dez. 2022.
SILVA, A. V. da; TEIXEIRA DE OLIVEIRA, M. .; LOPES HARDOIM, E. MICROBIO BACTÉRIAS: UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22062, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14183. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14183. Acesso em: 30 dez. 2022.
SILVA, F. das C. A.; MESQUITA, N. A. da S. A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO DA QUÍMICA NO BRASIL E SUAS DERIVAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22048, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13639. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13639. Acesso em: 30 dez. 2022.
SILVA, F. H. B. da; PEREIRA, A. C. C. PRÁTICAS INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO ARTICULAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA NO PGECM/IFCE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22073, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13956. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13956 Acesso em: 30 dez. 2022.
SILVA, F. H. S. da; SANTOS, R. A. dos. CONEXÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ENSINADOS NA ESCOLA: FUNDAMENTAÇÃO EM PIAGET, AUSUBEL E VERGNAUD. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22067, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14237. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14237. Acesso em: 30 dez. 2022.
SILVANO, A. M. da C. .; SILVA, J. G. da .; PROCÓPIO, J. W. B. .; DAVID, F. F. G. . USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DE INTEGRAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22075, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14273. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14273. Acesso em: 30 dez. 2022.
SOARES, T. S. .; LEAL, D. P. O. L.; SERRA, Y. L. P. .; BARBOSA, M. G. RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU COM USO DO MATERIAL DOURADO . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22072, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14243. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14243. Acesso em: 30 dez. 2022.
SOUSA, B. L. S.; CANTANHEDE, S. C. da S.; CANTANHEDE, L. B.; SOUSA, D. A. de. TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUSSÃO DO CONTEÚDO POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22070, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13730. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13730 Acesso em: 30 dez. 2022.
SOUSA, G. . B. de; PEREIRA, J. C. de S.; NUNES, J. M. MEMÓRIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA NARRATIVA: HISTÓRIA DE VIDA DE UM PROFESSOR PESQUISADOR . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22058, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13817. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13817. Acesso em: 30 dez. 2022.
SOUZA, L. R. de; OLIVEIRA, G. F. B. de . SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22054, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13567. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13567. Acesso em: 30 dez. 2022.
VARGAS DE SOUZA, A.; EMMEL, R. CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE ESTILOS E COLETIVOS DE PENSAMENTO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e22049, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13663. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13663. Acesso em: 30 dez. 2022.
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 7, nº. 3, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, p. 01-07, 2019. https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9563
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 1-7, 2020. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.10098
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 2, DA REVISTA REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 1-20, 2020a. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.11060
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 3, DA REVISTA REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 1-20, 2020b. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.11638
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dailson Evangelista Costa Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.