OLATCG: FERRAMENTA DE BIOINFORMÁTICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.13954

Palavras-chave:

Bioinformática, Ensino de Genética, Ensino de Biologia, OLATCG

Resumo

A Genética é vista como um campo central da Biologia, posto que seu conteúdo transpassa diversas áreas. Nesse cenário, o objetivo do presente estudo foi elaborar uma plataforma de Bioinformática, a OLATCG, para alicerçar uma estratégia didática em aulas de Genética no Ensino Médio. A pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa, e fora realizada com a participação de nove alunas de uma escola pública federal localizada no Rio de Janeiro. Elaborou-se uma estratégia didática com procedimentos experimentais in silico e conduziu-se a sua validação. Com os dados extraídos, analisou-se a estratégia quanto à sua exequibilidade em aulas de Genética. Na validação da estratégia didática, identificou-se que a utilização da plataforma com ferramentas de Bioinformática contribui para o aprendizado de alguns temas de Genética Molecular e de Filogenia, do mesmo modo que oportuniza aos alunos o contato mais estreito com a pesquisa científica, mediante a utilização de temas recorrentes na mídia.

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Biografia do Autor

Anna Carolina de Oliveira Mendes, Fundação Osório (FO), Rio Comprido, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Ciências (área de concentração: Ensino em Biociências e Saúde) pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ, Mestre em Ciências (área de concentração: Biologia Parasitária) também pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Unigranrio (2004). Tem experiência na área de ensino de Biologia e Ciências, utilização de diferentes estratégias didáticas para o ensino e aplicação de ferramentas de Bioinformática para o ensino de Biologia na Educação Básica. Professora de Biologia- EBTT da rede federal de ensino, atualmente vinculada à Fundação Osório no Rio de Janeiro. Possui mais de 15 anos de experiência no Ensino de Biologia e no Ensino de Ciências, Coordenadora do grupo de extensão Ciência sua danada, grupo interinstitucional (CEFET-RJ & Fundação Osório), membro do grupo de extensão: " Mulheres Negras Fazendo Ciência" da UFRJ & CEFET-RJ e membro do grupo de pesquisa ECC (Fiocruz-RJ). Áreas de interesse: Bioinformática no ensino de Biologia, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências por Investigação, CTS, Jogos Didáticos, Tencologias no ensino, Divulgação Científica & Popularização da Ciência.

Amanda Perse da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), Rio de Janeiro, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (2011) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2015). Foi professora substituta do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e docente - Colégio Estadual Chico Anysio e pós-doutorado da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente trabalha como assessora científica em Bio-manguinhos/Fiocruz prestando consultoria científica para os kits moleculares da instituição. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pcr em tempo real, hepatite a, herpes simples tipo 1, rna de interferência e informatização.

Luiz Miguel Viana Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Ténico em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e atualmente graduando em Ciências da Computação- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Maria de Fátima Alves de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (1977), bióloga (modalidade Genética) pela UFRJ (1978), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2008). Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1985-2003;1986-2013). Docente permanente, colaborador, voluntária, no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC/Fiocruz) no Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA/RJ, 2010-2018). Docente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (RJ) durante 4 décadas (1978-2018). Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia, atuando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição, Meio Ambiente e Saúde, Recursos didáticos, Formação de Professores e Metodologias Ativas. Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Elaboração e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mestrado Acadêmico e Profissional).

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

MENDES, A. C. de O.; SILVA, A. P. da; BARBOSA, L. M. V.; OLIVEIRA, M. de F. A. de . OLATCG: FERRAMENTA DE BIOINFORMÁTICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22061, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13954. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13954. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências