INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DAS AÇÕES EDUCATIVAS NOS PARQUES ECOLÓGICOS NA CIDADE DE MACEIÓ, AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14181


Palavras-chave:

Ações educativas, Análise de Conteúdo, Espaços de educação não formal, Indicadores de alfabetização científica, Parques ecológicos

Resumo

Esta pesquisa estudou as ações educativas desenvolvidas nos Parques Ecológicos: Parque Municipal e no Parque do Horto na cidade de Maceió, estado de Alagoas, por meio da ferramenta teórico-metodológica dos indicadores de Alfabetização Científica. O objetivo geral foi investigar a aplicabilidade da ferramenta teórico-metodológica de indicadores de alfabetização científica para o estudo e avaliação de ações educativas desenvolvidas pelos parques ecológicos na cidade de Maceió. Para isso, propor-se o seguinte problema: Quais as ações educativas desenvolvidas nos parques ecológicos promovem, por meio da ferramenta teórico-metodológica, a alfabetização científica do público visitante? A pesquisa foi do tipo qualitativa, e a abordagem trata-se de um estudo de caso, a saber, o caso da equipe técnica do Parque Municipal e do Parque do Horto em Maceió, que elabora ações educativas para promoção da alfabetização científica. Para tal, utilizou-se a análise de conteúdo, que abrange diálogos e comunicação em massa ou em um grupo específico.  Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a entrevista, elaborada por meio de um roteiro predefinido e questionário com perguntas abertas, somados às seguintes fontes de evidência: documentos institucionais, fotografias e artefatos físicos. Os resultados apontam a presença dos indicadores e seus atributos de alfabetização científica em duas ações educativas denominadas o Parque nas Escolas e o Projeto Planta Maceió, na qual identificou-se a presença e ausência dos indicadores e seus atributos, com isso indica potencialidade para alfabetizar cientificamente a população por meio das ações educativas.

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Biografia do Autor

  • Geovanio da Silva Santana, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagos, Brasil.

    Pedagogo, formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2016), Psicopedagogo Institucional pela Faculdade de Educação da Lapa-PR (FAEL, 2017), Pós- Graduado em Autismo: A prática do ensino estruturado aplicada à educação de pessoas com TEA (FAEL, 2019), Pós-graduado em Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI, 2021). Mestrando em Educação, formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2020) na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática do grupo Formação de Professores e Ensino de Ciências. Experiência como tutor online no curso de Especialização na Docência na Educação Profissional pelo Instituto Federal de Alagoas ( IFAL, 2021), na qual atuamos em sete disciplinas pedagógicas a saber: Organização Curricular para Educação Profissional e Tecnológica, História da Educação Profissional no Brasil, Trabalho e Políticas Educacionais, Legislação Brasileira na Educação Profissional, Gestão Educacional, Desenvolvimento e aprendizagem e Seminário II. Atualmente trabalho como professor na Educação Infantil no Município de Roteiro/ AL e atendimento Psicopedagógico, em uma clínica, com crianças com Transtornos do Espectro Autista em Maceió- AL.

  • Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

    Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, e Doutorado em Ensino (Rede RENOEN) orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor e o uso de ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2022-11-07

Edição

Seção

Educação em Ciências

Como Citar

SANTANA, Geovanio da Silva; FIREMAN, Elton Casado. INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DAS AÇÕES EDUCATIVAS NOS PARQUES ECOLÓGICOS NA CIDADE DE MACEIÓ, AL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 3, p. e22068, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14181. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14181. Acesso em: 15 dez. 2025.