INDICADORES DE ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA: ANÁLISIS DE ACCIONES EDUCATIVAS EN PARQUES ECOLÓGICOS DE LA CIUDAD DE MACEIÓ, AL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14181


Palabras clave:

Acciones educativas, Análisis de contenido, Espacios de educación no formal, Indicadores de alfabetización científica, Parques ecológicos

Resumen

Esta investigación estudia las acciones educativas desarrolladas en los Parques Ecológicos de la ciudad de Maceió, estado de Alagoas, en el Parque Municipal y el Parque do Horto, a través de la herramienta teórico-metodológica de los indicadores de Alfabetización Científica.El objetivo general es investigar la aplicabilidad de la herramienta teórico-metodológica de indicadores de alfabetización científica para el estudio y evaluación de acciones educativas desarrolladas por parques ecológicos en la ciudad de Maceió. Para ello, planteamos el siguiente problema: ¿Qué acciones educativas desarrolladas en los parques ecológicos promueven, a través de la herramienta teórico-metodológica, la alfabetización científica del público visitante? La investigación es cualitativa, y el enfoque es un estudio de caso, a saber, el caso del equipo técnico del Parque Municipal y Parque do Horto en Maceió, que desarrolla acciones educativas para promover la alfabetización científica. Para ello se utiliza el análisis de contenido, ya que la técnica engloba los diálogos y la comunicación masiva o en un grupo específico. Como instrumentos de recolección de datos se utiliza la entrevista, elaborada a través de un guión predefinido y un cuestionario con preguntas abiertas, sumado a las siguientes fuentes de evidencia: documentos institucionales, fotografías y artefactos físicos. Los resultados apuntan para la presencia de indicadores y sus atributos de alfabetización científica en dos acciones educativas denominadas Parque nas Escolas y Projeto Planta Maceió, en las que identificamos la presencia y ausencia de indicadores y sus atributos, indicando así el potencial para alfabetizar científicamente a la población a través de acciones educativas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Geovanio da Silva Santana, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagos, Brasil.

    Pedagogo, formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2016), Psicopedagogo Institucional pela Faculdade de Educação da Lapa-PR (FAEL, 2017), Pós- Graduado em Autismo: A prática do ensino estruturado aplicada à educação de pessoas com TEA (FAEL, 2019), Pós-graduado em Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI, 2021). Mestrando em Educação, formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2020) na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática do grupo Formação de Professores e Ensino de Ciências. Experiência como tutor online no curso de Especialização na Docência na Educação Profissional pelo Instituto Federal de Alagoas ( IFAL, 2021), na qual atuamos em sete disciplinas pedagógicas a saber: Organização Curricular para Educação Profissional e Tecnológica, História da Educação Profissional no Brasil, Trabalho e Políticas Educacionais, Legislação Brasileira na Educação Profissional, Gestão Educacional, Desenvolvimento e aprendizagem e Seminário II. Atualmente trabalho como professor na Educação Infantil no Município de Roteiro/ AL e atendimento Psicopedagógico, em uma clínica, com crianças com Transtornos do Espectro Autista em Maceió- AL.

  • Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

    Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, e Doutorado em Ensino (Rede RENOEN) orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor e o uso de ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Referencias

ABREU, W. V. et al. Acessibilidade em planetários e observatórios astronômicos: uma análise de 15 instituições brasileiras. JCOM América Latina, v. 2, edição 2, 2019. Disponível em: https://jcomal.sissa.it/02/02/JCOMAL_0202_2019_A04. Acesso em: 11 jan. 2022.

ALLEN, S. Looking for learning in visitor talk: a methodological exploration. In: LEINHARDT, G.; CROWLEY, K.; KNUTSON, K. Learning conversations in museums. Mahwah, N. J.: Lawrence Erlbaum, 2002. Disponível em: https://www.exploratorium.edu/sites/default/files/pdfs/lookingforlearning.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

ALMEIDA, M.G.R. et al. Análise de 4 sessões apresentadas no planetário da UNIPAMPA: Alfabetização Científica. Revista Educar Mais, 4(3), 481–499.2020 Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1886. Acesso em: 13 dez. 2021.

ALMEIDA, W. N. C.; AMORIM, J. L.; MALHEIRO, J. M. S. O desenho e a escrita como elementos para o desenvolvimento da alfabetização científica: análise das produções dos estudantes de um clube de ciências. Actio: Docência em Ciências, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/Actio/article/view/11766. Acesso em: 10 nov. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

CERATI, T. M. Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público. Orientadora: Martha Marandino. 2014. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02042015-114915/publico/TANIA_MARIA_CERATI_rev.pdf. Acesso em: 13 de set. 2021.

FERREIRA, M. et al. Indicadores de alfabetização científica: um estudo em espaços não formais da cidade de Toledo, PR. Actio, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 159-176, jul-set. 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/Actio/article/view/6801/4454. Acesso em: 15 out. 2021.

HURD, P. D. Scientific literacy: news minds for a changing world. Science Education, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. Disponível em: http://www.csun.edu/~balboa/images/480/Hurd%20-%20Science%20Literacy%5B1%5D.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.

JUNIOR, A. A. de C.; SOUSA, M. F. da C.; OLIVEIRA, S. K. S. de; RIZZATTI, I. M.; SILVA, W. L. da. Sequência didática para abordar a poluição ambiental em espaço não formal com estudantes do 1º ano do ensino fundamental em Boa Vista - Roraima. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 28-43, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8122. Acesso em: 25 set. 2022.

KAYANO, J.; CALDAS, E. L. Indicadores para o diálogo: texto de apoio da Oficina 2. Série Indicadores, n. 8, out. 2002. Disponível em: https://polis.org.br/wp- content/uploads/2020/

content/uploads/2020/03/Indicadores-para-o-Dialogo.pdf. Acesso em: 14 set. 2020.

KRASILCHIK, M. Ensino de ciências: um ponto de partida para a inclusão. In: WERTHEIN, J.; CUNHA, C. Ensino de ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. 2. ed. Brasília: Unesco, Instituto Sangari, 2009. p. 207-211. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000185928. Acesso em: 15 set. 2020.

MARANDINO, M. O conhecimento biológico nos museus de ciências: análise do processo de construção do discurso expositivo. 2001. 451 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2012/09/marandino_2001.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

MARANDINO, M. et al. Ferramenta teórico-metodológica para o estudo dos processos de alfabetização científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência: resultados e discussões. JCOM América Latina, v. 1, edição 1, 2018. Disponível em: https://jcomal.sissa.it/sites/default/files/documents/JCOMAL_0101_2018_A03_pt.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.

MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização científica e criança: análise de potencialidades de uma brinquedoteca. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 21, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/6RNKGSmHpbqxKBVs6YCwRXp/?lang=pt. Acesso em: 17 jun. 2021.

MASSARANI, L.; ABREU, W. V.; ROCHA, N. Apoio a projetos de divulgação científica: análise de edital realizado pela Fundação Oswaldo Cruz. Reciis, v. 13, n. 2, p. 391-410, 2019. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/ index.php/reciis/article/view/1646/

Acesso em: 17 jun. 2021.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 2.º sem. 1996. Disponível em: https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.

NORRIS, S. P.; PHILLIPS, L. M. ‘How literacy in its fundamental sense is

central to scientific literacy’. Science Education, v. 87, n. 2, p. 224-240, 2003. Disponível em: https://literacy473.weebly.com/uploads/9/1/6/7/9167715/science_and_literacy.pdf.Acesso em: 15 jun.2021.

PÉREZ BUSTOS, T. P.; LOZANO BORDA, M. (ed.). Ciencia, tecnología y democracia: reflexiones en torno a la apropiación social del conocimiento. Medellín, Colombia: Colciencias, Universidad Eafit, 2011.

PSCHEIDT C.; LORENZETTI, L. Contribuições de um curso de formação continuada para a promoção da alfabetização científica de docentes no Museu da Terra e da Vida. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 155-179, maio, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2020v13n1p155/43173. Acesso em: 10 jul.2021.

ROBERTS, D. A. Scientific literacy/science literacy. In: ABELL, S. K; LEDERMAN, N. G. Handbook of research in science education. Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. p. 729-779. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=leyrAgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR3&dq=ABELL,+S.+K%3B+LEDERMAN,+N.+G.+Handbook+of+research+in+science+education.&ots=moO0DFvrSG&sig=zPULlZOQ5kQa4JraIb3OVi2Qn5w#v=onepage&q=ABELL%2C%20S.%20K%3B%20LEDERMAN%2C%20N.%20G.%20Handbook%20of%20research%20in%20science%20education.&f=false. Acesso em: 15 jun.2021.

ROCHA, J. N.; MARANDINO, M. O papel e os desafios dos mediadores em quatro experiências de museus e centros de ciências itinerantes brasileiros. JCOM América Latina, v. 3, edição 2, 2020. Disponível em: https://jcomal.sissa.it/pt-br/03/02/JCOMAL_0302_2020_A08. Acesso em: 19 mar. 2021.

SCALFI, G. et al. Análise do processo de alfabetização científica em crianças em espaços de educação não formal e divulgação da ciência. Actio: Docência em Ciências, v. 4, n. 3, p. 386-410, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/Actio/article/view/10533/7378. Acesso em: 19 set. 2021.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2022-11-07

Número

Sección

Enseñanza de las Ciencias

Cómo citar

SANTANA, Geovanio da Silva; FIREMAN, Elton Casado. INDICADORES DE ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA: ANÁLISIS DE ACCIONES EDUCATIVAS EN PARQUES ECOLÓGICOS DE LA CIUDAD DE MACEIÓ, AL. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 10, n. 3, p. e22068, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14181. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14181. Acesso em: 19 dec. 2025.