CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE ESTILOS E COLETIVOS DE PENSAMENTO
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.13663Palavras-chave:
Epistemologia, Ensino de Ciências, PCKResumo
Esta pesquisa apresenta uma análise de dissertações e teses sobre o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) na formação de professores de Ciências, com o apoio das categorias epistemológicas de Fleck (1986, 2010). Objetivou compreender as contribuições dos autores-referenciais das pesquisas de dissertações e de teses produzidas, no país, sobre o conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de professores de Ciências, na constituição de estilos de pensamento e coletivos de pensamento que caracterizam a pesquisa do tema, presentes na base de dados analisada. O estudo caracterizou-se pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa documental, na qual apresentou a análise de referenciais teóricos do PCK identificados nas dissertações e nas teses brasileiras, disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. As buscas foram delimitadas pelos termos: formação de professores de Ciências e conhecimento pedagógico de conteúdo, sendo identificadas 19 pesquisas nos anos de 2003 a 2019, e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Assim, identificamos 39 autores-referenciais, em 45 referências. Para a ATD, foi realizado um recorte dos cinco autores-referências mais citados, a partir destes foram identificadas 40 US. A partir da análise, percebemos o potencial dos estudos propostos pelos autores-referenciais na perspectiva de transformar e de modificar os processos de formação de professores de Ciências na perspectiva do desenvolvimento de um PCK crítico e reflexivo, e mesmo quando as ideias dos estudos se divergem, acabam formando estilos de pensamento e coletivos de pensamento capazes de revolucionar o PCK.
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