CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE ESTILOS E COLETIVOS DE PENSAMENTO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.13663

Palavras-chave:

Epistemologia, Ensino de Ciências, PCK

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise de dissertações e teses sobre o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) na formação de professores de Ciências, com o apoio das categorias epistemológicas de Fleck (1986, 2010). Objetivou compreender as contribuições dos autores-referenciais das pesquisas de dissertações e de teses produzidas, no país, sobre o conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de professores de Ciências, na constituição de estilos de pensamento e coletivos de pensamento que caracterizam a pesquisa do tema, presentes na base de dados analisada. O estudo caracterizou-se pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa documental, na qual apresentou a análise de referenciais teóricos do PCK identificados nas dissertações e nas teses brasileiras, disponíveis em meio eletrônico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. As buscas foram delimitadas pelos termos: formação de professores de Ciências e conhecimento pedagógico de conteúdo, sendo identificadas 19 pesquisas nos anos de 2003 a 2019, e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Assim, identificamos 39 autores-referenciais, em 45 referências. Para a ATD, foi realizado um recorte dos cinco autores-referências mais citados, a partir destes foram identificadas 40 US. A partir da análise, percebemos o potencial dos estudos propostos pelos autores-referenciais na perspectiva de transformar e de modificar os processos de formação de professores de Ciências na perspectiva do desenvolvimento de um PCK crítico e reflexivo, e mesmo quando as ideias dos estudos se divergem, acabam formando estilos de pensamento e coletivos de pensamento capazes de revolucionar o PCK.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Vargas de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto (2019). Pós-graduada em Ensino de Ciências da Natureza IFFAR - Campus Santa Rosa. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo, na linha de pesquisa 2: Formação de professores e Práticas pedagógicas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE, UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação - GIEPE, IFFAR (Instituto Federal Farroupilha). 

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2015). Durante o Curso de Doutorado, participou de Projeto de Pesquisa: Concepções de Saúde e Educação para a Saúde na formação continuada de Professores: contribuições a organização curricular da educação básica e superior, no Centro de Investigação e Estudos da Criança, da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Atuou como Pedagoga/Técnica Administrativa em Educação, junto ao Departamento de Ensino do Câmpus Feliz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Foi professora de ensino superior, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio/SETREM. Foi Professora Adjunta, Magistério Superior, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Tocantins - UFT, Câmpus Arraias.Atuou como Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS, Câmpus Feliz, na área da Pedagogia. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Câmpus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.Professora do Quadro permanente do PPGEC - Mestrado em Ensino de Ciências. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE, UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Formação Docente, IFFAR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Formação de Professores, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências, Educação Infantil, Pesquisa em Educação, Pesquisa-ação, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado, livro didático, cultura escolar, Gestão Educacional, Coordenação Pedagógica. 

Referências

ARAÚJO, M. C. P. de. et al. Enfoque CTS na pesquisa em educação em ciências: extensão e disseminação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 3, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3996. Acesso em: 20 de jan. de 2022.

BERTONI, D. Um estudo dos estilos de pensamento biológico sobre o fenômeno da vida. 2007, 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

DELIZOICOV, D. et al. Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial fleckiano. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, número especial: p. 52-69, jun. 2002.

EMMEL, R. “Estado da arte” e coletivos de pensamento da pesquisa sobre o livro didático no Brasil. 2011, 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências). Ijuí: Unijuí, 2011.

FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.17, n. 2, p. 500-528, maio-ago, 2015. https://doi.org/10.1590/1983-21172015170211

FLECK, L. La gênesis y desarrollo de um hecho científico. Tradução de Luis Meana. Madrid: Alianza Editorial, 1986.

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução de Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FREIRE, L. I. F. Indícios da ação formativa dos formadores de professores de química na prática de ensino de seus licenciandos. São Paulo, 2015. 328f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências). Universidade de São Paulo.

GESS-NEWSOME, J. Pedagogical content knowledge: an introduction and orientation. J. GESS-NEWSOME; N. G. LEDERMAN (Eds.), Examining pedagogical content knowledge: the construct and its implications for science education. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 3-17, 1999.

GIROTTO JÚNIOR, G. De licenciando a professor de química: um olhar sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo. São Paulo, 2011. 162f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de São Paulo.

GOES, L. F. de. Reações redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo. São Paulo, 2018. 262f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de São Paulo.

GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education, New York: Teacher College Press, 1990.

LEITE, F. A. Desenvolvimento do coletivo de pensamento da área de ensino de ciências da natureza e suas tecnologias em processos de formação de professores. 2016. 203 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências). Ijuí: Unijuí, 2016.

LEITE, F. A.; KROETZ, M. Estilos de pensamento de professores: uma revisão bibliográfica em pesquisas brasileiras. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 13, n. 27, p. 111-122, jul. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1838. Acesso em: 14 de jan. de 2022.

LEITE, F. A.; ZANON, L. B. Estilos de Pensamento de Professores da área de Ciências da Natureza em Processo de Investigação-Ação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 1, 18 jun. 2018. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i1.7852

LORENZETTI, L. Educação ambiental e epistemologia em Fleck. In: 30ª Reunião anual da ANPED, 2007, Caxambu, 2007. p. 1-19. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/educacao-ambiental-e-epistemologia-de-fleck. Acesso em: 15 de dez. de 2021.

LUNARDI, L.; EMMEL, R. Os coletivos e os estilos de pensamento em pesquisas brasileiras sobre investigação-ação. Educar Mais. Pelotas, v. 5, n. 2, p. 317- 331, 2021. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2139

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2018.

MAGNUSSON, S.; KRAJCIK, J.; BORKO, H. Nature, sources and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N.G. (Eds.), Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implications for science education, Boston: Kluwer, p. 95-132, 1999.

MONTENEGRO, V. L. dos S.; FERNANDEZ, C. Processo reflexivo e desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo numa intervenção formativa com professores de química. Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 251-275, 2015. https://doi.org/10.1590/1983-211720175170112

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Bauru: Ciência e Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2009, 137 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis: UFSC, 2010.

NASCIMENTO, T. G. Contribuições da análise do discurso e da epistemologia de Fleck para a compreensão das divulgação científica e sua introdução em aulas de ciências. Ensaio: Pesquisa em educação em ciências. Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 141-153, dez. 2005. https://doi.org/10.1590/1983-21172005070206

PARK, S.; OLIVER, S. Revisiting the conceptualization of pedagogical content knowledge (PCK): PCK as a conceptual tool to understand teachers as professionals. Research in Science Education, New York, v. 38, s/n., p. 261-284, 2008.

PARREIRAS, M. M. M. Ludwik Fleck e a historiografia da ciência diagnóstico de um estilo de pensamento segundo as ciências da vida. 2006, 204 f. Dissertação (Mestrado em História). Belo Horizonte: UFMG, 2006.

SCHEID, N. M. J. A contribuição da história da biologia na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. 2006, 215 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis: UFSC, 2006.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of de new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, p. 1-22, 1987.

SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14.1986.

SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para uma nova reforma. Tradução de Leda Beck e revisão técnica de Paula Louzano. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, 2014.

SLONGO, I. I. P.; DELIZOICOV, D. Um panorama da produção acadêmica em ensino de biologia desenvolvida em programas nacionais de pós-graduação. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 323-341, 2006. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/486. Acesso em: 21 de jan. 2022.

Publicado

2022-09-20

Como Citar

VARGAS DE SOUZA, A.; EMMEL, R. CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE ESTILOS E COLETIVOS DE PENSAMENTO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22049, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13663. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13663. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências