RELAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE ETNOCIÊNCIA E ETNOMATEMÁTICA EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15323

Palavras-chave:

Saber Popular, Conhecimento Científico, Interdisciplinaridade, Transversalidade, Ensino

Resumo

Este trabalho apresentar a interligação entre duas disciplinas inseridas no contexto "etno-x", que unem os saberes populares e os conhecimentos científicos. O estudo é guiado pela pergunta norteadora: Quais relações podem ser identificadas entre a Etnociência e a Etnomatemática, que viabilizam o ensino das ciências em ambiente escolar? Nesse sentido, esta pesquisa objetiva identificar elementos que conectam a Etnociência e a Etnomatemática, permitindo a integração do ensino das ciências no ambiente escolar. Trata de um ensaio teórico com abordagem qualitativa no âmbito de discussões conceituais e características relativas às abordagens “etno-x”. Os resultados indicam três pontos cruciais de interconexão entre a Etnociência e a Etnomatemática, que emergem do estudo: a interdisciplinaridade, a abordagem transversal e a incorporação dos saberes populares e da cultura nas práticas educacionais voltadas para as Ciências.

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Biografia do Autor

Lucas Pereira de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT) desde 2022, Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) - Centro de Ciências Integradas (2022), Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins (IFTO), com aptidão nas áreas de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (2018). Pertence ao Grupo de Estudo e de Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática (SISMAT), possui interesse por linhas de pesquisa com ênfase em Modelagem Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, Etnoconhecimento, Etnociências, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid), entre agosto de 2018 e dezembro de 2019, no Colégio Estadual Professora Silvandira Souza Lima (Araguaína - TO), e estagiário da Pró-Reitoria de Finanças e Execução Orçamentária (PROAF/UFNT) e Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN/UFNT) (2021-2022). Atualmente é Funcionário Público Terceirizado responsável pelo apoio administrativo na Reitoria - UFNT.

Wagner dos Santos Mariano, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Biologia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá (2017). Professor Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins. Atuou como Chefe do Setor de Gestão de Ensino no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT)- Hospital universitário. Professor Efetivo dos Mestrados: Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente atua como Diretor de Desenvolvimento de Pessoas da UFNT. Tem se dedicado a pesquisas em: Doenças Emergentes e Reemergentes; Saúde Pública; Ensino de Ciências e Saúde. Tutor do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências Naturais UFNT/SESU/FNDE/MEC.

Dailson Evangelista Costa, Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor nas disciplinas de Geometria Espacial e Matemática Básica II, bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto C1 da UFT, lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias). Membro de conselho editorial e avaliador de mais de 15 periódicos na área de Educação Matemática, membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Construção e Desenvolvimento de Sequência Didática Investigativa.

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Filha do cerrado tocantinse, plena, absoluta e rainha da sua vida, possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Professora efetiva da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena e Educação Etnomatemática. Tutora do Grupo PET/Conexões de Saberes Indígenas (de 2010...). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)/UFNT/Cimba.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

ARAÚJO, L. P. de; MARIANO, W. dos S. .; COSTA, D. E.; MELO, E. A. P. de . RELAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE ETNOCIÊNCIA E ETNOMATEMÁTICA EM SALA DE AULA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23037, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15323. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15323. Acesso em: 25 nov. 2024.

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