TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUSSÃO DO CONTEÚDO POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.13730Palavras-chave:
Ensino de Química, Textos de Divulgação Científica, Ciência Hoje, PolímerosResumo
Os Textos de Divulgação Científica (TDC) divulgam a ciência de forma clara e acessível para o público em geral, permitindo a articulação dos saberes científicos com a sociedade em geral. Assim, propostas de inclusão de TDC no ambiente escolar têm se destacado como um caminho viável para atender diferentes necessidades de aprendizagem recorrentes na Educação Básica. Neste trabalho, investigamos o potencial do uso de TDC no Ensino Médio como um recurso didático para o ensino da Química. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma estratégia didática pautada no uso do TDC da Revista Ciência Hoje, seção O Leitor Pergunta A sacola de amido pode ser uma solução menos danosa ao ambiente, do que as sacolas tradicionais? (Edição 305, julho/2013, nº. 53). A escolha do TDC foi orientada, considerando a relevância do assunto e a discussão da pergunta, como forma de facilitar o estudo do conteúdo de polímeros. A análise e a viabilidade da utilização dos TDC foram realizadas pelo uso de questionário no formato Likert, além de questões discursivas. O somatório dos índices positivos de análise apresentou valor próximo a 90%. Sob o ponto de vista pedagógico, o TDC possibilitou debates a partir da sistematização dos conhecimentos científicos associados à discussão do conteúdo polímeros, integrando problemáticas sociais, como a poluição ambiental, descarte, reciclagem, plásticos e lixo que estão presentes nas discussões do conteúdo polímeros, contribuindo para o exercício da cidadania dos estudantes, a partir de uma maior consciência ambiental sob a utilização de sacolas plásticas.
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