TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUSSÃO DO CONTEÚDO POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.13730

Palavras-chave:

Ensino de Química, Textos de Divulgação Científica, Ciência Hoje, Polímeros

Resumo

Os Textos de Divulgação Científica (TDC) divulgam a ciência de forma clara e acessível para o público em geral, permitindo a articulação dos saberes científicos com a sociedade em geral. Assim, propostas de inclusão de TDC no ambiente escolar têm se destacado como um caminho viável para atender diferentes necessidades de aprendizagem recorrentes na Educação Básica. Neste trabalho, investigamos o potencial do uso de TDC no Ensino Médio como um recurso didático para o ensino da Química. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma estratégia didática pautada no uso do TDC da Revista Ciência Hoje, seção O Leitor Pergunta A sacola de amido pode ser uma solução menos danosa ao ambiente, do que as sacolas tradicionais? (Edição 305, julho/2013, nº. 53). A escolha do TDC foi orientada, considerando a relevância do assunto e a discussão da pergunta, como forma de facilitar o estudo do conteúdo de polímeros. A análise e a viabilidade da utilização dos TDC foram realizadas pelo uso de questionário no formato Likert, além de questões discursivas. O somatório dos índices positivos de análise apresentou valor próximo a 90%. Sob o ponto de vista pedagógico, o TDC possibilitou debates a partir da sistematização dos conhecimentos científicos associados à discussão do conteúdo polímeros, integrando problemáticas sociais, como a poluição ambiental, descarte, reciclagem, plásticos e lixo que estão presentes nas discussões do conteúdo polímeros, contribuindo para o exercício da cidadania dos estudantes, a partir de uma maior consciência ambiental sob a utilização de sacolas plásticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bárbara Lethicya Silva Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Codó, Maranhão, Brasil.

Mestra em ensino de ciências e matemática pela Universidade Federal do Maranhão, pelo programa de pós graduação em ensino de ciências e matemática - PPCEM sediado na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Tem graduação completa em licenciatura plena em Química, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus Codó. Atuou durante 5 anos na educação básica, a partir da proposta e experiência de trabalho no PIBID (Programa de Iniciação á Docência) com pesquisas, estudos e propostas metodológicas que possam instigar os alunos a compreenderem melhor os conteúdos relacionados à disciplina de Química, com o intuito de analisar as potencialidades de tais metodologias, para o exercício e formação docente. Como aluna/pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Estado do Maranhão-GEPQUIMA, com sede no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó, desenvolve projetos de pesquisa, respectivos a área de ensino em Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica.

Severina Coelho da Silva Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Codó, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar. Atualmente é doutoranda do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atua na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica, Abordagem CTS/CTSA e Métodos de Aprendizagem Cooperativa. É professora Assistente, em regime de dedicação do exclusiva do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Campus de Codó. Atua como coordenadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão (GPEQUIMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Codó.

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Codó, Maranhão, Brasil.

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão e Doutor em Ciências, área de concentração Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó. Na área de Ensino de Química, investiga a utilização de Textos de Divulgação Científica no ensino de Química, além de Métodos Cooperativos de aprendizagem e orientações CTSA. Exerce a função de Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA e do Grupo de Estudos em Inorgânica e Catálise - GEIC do IFMA/Campus Codó. Fundador e coordenador do Clube de Astronomia de Codó - CAC. Atualmente é docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Química do IFMA e Chefe do Núcleo de Pesquisa, Pós-Gradução e Inovação do IFMA/Campus Codó.

Diana Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Codó, Maranhão, Brasil.

Acadêmica do curso de Licenciatura plena em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Codó. É membro atuante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão. - GPEQUIMA. Foi bolsista no programa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão na vigência de 2020/2021 (PIBIC - FAPEMA). 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018. vol. único.

CANTANHEDE, S. C. da S. Textos da Revista Ciência Hoje como recurso didático: análise e possibilidades de uso no Ensino Médio de Química. 2012. 205 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

COLPO, C. C.; OLIVEIRA, C. F. dos S.; WENZEL, J. S. A leitura de textos de divulgação científica no estágio de docência em Química. Educação Química en Punto de Vista, vol. 5, n. 1, p. 202-221, 2 Jul., 2021. https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2366.

COSTA, F. J. Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

DIAS, G. R.; BENTO, J. I. M.; CANTANHEDE, S. C. da S.; CANTANHEDE, L. B. Textos de Divulgação Científica como uma Perspectiva para o Ensino de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, vol. 19, n. 2, p. 291-313, Sep. 2017. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p291-313.

DIAS, G. R.; SILVA, J. M.; BENTO, J. I. M.; CANTANHEDE, S. C. da S.; CANTANHEDE, L. B. Textos de Divulgação Científica: análise e caracterização para utilização no ensino de Matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, vol. 11, n. 1, p. 84-98, 2016. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p84.

FARIA, G. A. dos S. R. de. A Divulgação Científica na Ciência e Cultura (1949-1964) e seu Papel na Legitimação da Ciência Brasileira. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.

FATARELI, E. F.; MASSI, L.; FERREIRA, L. N. de A.; QUEIROZ, S. L. Mapeamento de Textos de Divulgação Científica para Planejamento de Debates no Ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, vol. 37, n. 1, p. 11–18, 2015. https://doi.org/10.5935/0104-8899.20150003.

FERREIRA, L. N. de A. Textos de Divulgação Científica para o ensino de Química: características e possibilidades. 2013. 290 f. São Carlos, 2013. Tese (Doutorado em Ciências) – Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

FERREIRA, L. N. de A.; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, vol. 5, n. 1, p. 03-31, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37695/28866. Acesso em: 20 jan. 2020.

FONTANELLA, D.; MEGLHIORATTI, F. A. A Divulgação Científica e o Ensino de Ciências: Análise das Pesquisas. 2013. In: VIII EPCC Encontro Internacional de Produção Cientifica. Maringá: Editora CESUMAR, 2013. Disponível em: http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2013/oit_mostra/Denise_Fontanella.pdf.

FUKUI, A. “Química: nossa vida, nosso futuro”: análise discursivo-textual do Ano Internacional da Química na revista Ciência Hoje. 2017. 191 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

GRIGOLLETO, E. O discurso de divulgação científica: um espaço discursivo intervalar. 2005. 269 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

LIMA, G. da S.; GIORDAN, M. Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica. História, Ciencias, Saude - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol. 28, n. 2, p. 375-392, abr., 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-59702021000200003.

MARTINS, I.; NASCIMENTO, T. G.; BUENO DE ABREU, T. Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um Texto de Divulgação Científica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, vol. 9, n. 1, p. 95-111, 2004.

MASSARANI, L.; DIAS, E. M. de S. (Orgs.). José Reis: reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.

MENEGAT, T. M. C.; CLEMENT, L.; TERRAZZAN, E. A. Textos de Divulgação Científica em aulas de Física: uma abordagem investigativa. 2007. In: Anais do VI ENPEC [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2007. p. 01-11.

NARDI, R. A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Edição Escrituras, 2007.

NASCIMENTO, R. M. de L. L.; MÓL, G. de S. A formação de professores de Ciências: uma análise da sua atuação frente aos desafios e inovações do mundo moderno. Brazilian Journal of Development, Curitiba, vol. 6, n. 3, p. 15834-15845, mar., 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-454.

NASCIMENTO, T. G.; REZENDE, M. J. F. A produção sobre divulgação científica na área de educação em Ciências: referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, vol. 15, no. 1, p. 97-120, 2010.

SILVA, H. C. da. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, p. 53-59, 2006.

SILVA, R. C. S. da. Reforma do Ensino Médio: percepções de docentes de Matemática. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.

SOUSA, B. L. S.; CANTANHEDE, S. C. da S.; CANTANHEDE, L. B. Caracterização de Textos da Revista Ciência Hoje, Seção o Leitor Pergunta, uma Perspectiva para o Ensino da Química na Educação Básica. Exatas Online, Bahia, vol. 11, n. 1, p. 50-62, 2020.

TERRAZZAN, E. A.; GABANA, M. Um estudo sobre o uso de atividade didática com Texto de Divulgação Científica em aulas de Física. 2003. In: Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências [...]. Bauru: ABRAPEC, 2003.

Publicado

2022-12-13

Como Citar

SOUSA, B. L. S.; CANTANHEDE, S. C. da S.; CANTANHEDE, L. B.; SOUSA, D. A. de. TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUSSÃO DO CONTEÚDO POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22070, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13730. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13730. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)