TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA ABORDAGEM STEAM

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.14268

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Interdisciplinaridade, Itinerário Formativo, Transformação curricular. Formação de professores

Resumo

Para se adaptar às necessidades do século XXI, o Novo Ensino Médio busca promover uma organização curricular que considera os interesses dos estudantes e o contexto sociocultural, implementando um currículo composto pela formação geral básica e pelo itinerário formativo que está relacionado aos quatro eixos estruturantes definidos nas novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (DCNEM). Nesse contexto, o objetivo deste artigo foi analisar a transformação curricular do Novo Ensino Médio, sob a perspectiva de uma formação de professores orientada para a Abordagem STEAM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A metodologia utilizada foi a qualitativa, com características fenomenológicas e os dados foram coletados por meio de observação participante e de dois questionários semiestruturados. O universo da investigação foi composto por professores das diversas áreas do conhecimento de uma escola-piloto do Novo Ensino Médio pertencente à rede pública estadual de Cuiabá-MT. Os resultados demonstraram que a abordagem STEAM tem potencial para ser explorada no Ensino Médio, partindo-se da formação de professores até a devida aproximação entre a prática em sala de aula e as exigências determinadas pelas DCNEM e expressas no Documento de Referência Curricular do Estado do Mato Grosso, etapa Ensino Médio (DRC-MT/EM).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geison Jader Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Mudanças Climáticas Globais com enfoque em Teoria dos Sistemas Dinâmicos Não Lineares. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT). Possui mais de 30 artigos publicados, 10 livros e 16 capítulos de livros entre diversos trabalhos de eventos.

Aline Ribeiro Tosta Graça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Graduada em Engenharia Elétrica pela UFMT, MBA em Projeto, Execução e Controle de Engenharia Elétrica pelo IPOG, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela UNIC e Especialista em Gestão e Administração Escolar pela FCV. Lecionou no Departamento de Eletroeletrônica como professora substituta pelo CEFET-MT (Campus Cel. Octayde Jorge da Silva), atuou como engenheira eletricista pela iniciativa privada nas áreas de geração e distribuição de energia e exerce a função de Técnica Administrativa Educacional na rede estadual de Mato Grosso. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e desenvolve pesquisa na área de Educação STEAM.

Referências

BACICH, L.; HOLANDA, L. STEAM em sala de aula: a Aprendizagem Baseada em Projetos integrando conhecimentos na Educação Básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Tradução: Augusto Pinheiro. 3a reimp. da 1a edição ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARTELMEBS, R. C.; VENTURI, T.; SOUSA, R. S. DE. Pandemia, negacionismo científico, pós-verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 64–85, ago. 2021.

BRANCO, E. P. et al. O ensino de ciências no Brasil: dilemas e desafios contemporâneos. Revista Valore, v. 1, n. 3, p. 714–725, 2018.

BRASIL. Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, observadas as alterações introduzidas na LDB pela Lei no 13.415/2017. (Parecer CEB no 3/2018 - Processo no 23001.000975/2016-07). Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2018c.

BRASIL. Altera a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional - LDB e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Lei no 13.415/2017). Brasília: Secretaria de Governo da Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 8 mar. 2020.

BRASIL. Guia de Implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), 2018a. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/#!/guia. Acesso em: 17 jul. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Etapa Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação (MEC), 14 dez. 2018d. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 3 ago. 2020.

BRASIL. Relatório Aprovado do Conselho Nacional de Educação sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Parecer CEB no 5/2011). Brasília: Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), 4 maio 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8016-pceb005-11&Itemid=30192. Acesso em: 10 mar. 2021.

BRASIL. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme prevêem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio (Portaria no 1432/ 2018). Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2018b. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199. Acesso em: 1 jul. 2021.

BRASIL. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências (Lei no 13.005/2014. Brasília: Casa Civil - Presidência da República, 25 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 19 out. 2021.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo Entre Cinco Abordagens (Métodos de Pesquisa). Tradução: Sandra Mallmann Da Rosa. 3a ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

FAVA, R. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução: Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LORENZIN, M. P. Sistemas de Atividade, tensões e transformações em movimento na construção de um currículo orientado pela abordagem STEAM. Dissertação de Mestrado em Ciências (área de concentração: Ensino de Biologia) — São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), 2019.

MACHADO, N. J. Educação: competência e qualidade. 2a ed. São Paulo: Escrituras, 2010.

MACHADO, N. J. Educação: autoridade, competência e autoridade. São Paulo: Escrituras, 2016.

MARTINS, A. F. P. Ensino de ciências: desafios à formação de professores. Revista Educação em Questão, v. 23, n. 9, p. 53–65, ago. 2005.

MATO GROSSO. Institui o Projeto Escola Plena, vinculado ao Programa Pró-Escolas (Lei no 10.622, de 24 de outubro de 2017). Cuiabá: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), 2017. Disponível em: http://www.al.mt.gov.br/storage/webdisco/leis/lei-10622-2017.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.

MATO GROSSO. Memorial de Elaboração do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso - Novo Ensino Médio. Cuiabá: Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc-MT), 2021b. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15SsoNRLeG5KSqmWWBAzDoFySNYbfj-6n/view. Acesso em: 10 mar. 2021.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso - Ensino Médio (DRC-MT/EM). Cuiabá: Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc-MT), 2021a. Disponível em: https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt/drcmt-em-documento-homologado?authuser=0. Acesso em: 10 set. 2021.

MOEHLECKE, S. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49, p. 39–58, abr. 2012.

PARO, V. H. Crítica da estrutura da escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

PUGLIESE, G. O. Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Dissertação de Mestrado em Genética e Biologia Molecular (área Genética Animal e Evolução)—Campinas: Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2017.

PUGLIESE, G. O. STEM Education: um panorama e sua relação com a educação brasileira. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 209–232, abr. 2020.

SANTOS, W. L. P. DOS. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474–550, dez. 2007.

SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. v. 31, n. 112, p. 981–1000, set. 2010.

SILVA, A. F. DA; FERREIRA, J. H.; VIERA, C. A. O ensino de ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 283–304, ago. 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17a ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Tradução: Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Penso, 2014.

ZYLBERSZTAJN, A.; RICARDO, E. C. O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais+. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 351–370, dez. 2002.

Publicado

2022-11-07

Como Citar

MELLO, G. J.; GRAÇA, A. R. T. TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA ABORDAGEM STEAM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22069, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14268. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14268. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências