SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.13567

Palavras-chave:

Sequência Didática, Ensino Híbrido, Matemática Financeira

Resumo

O avanço tecnológico tem modificado a organização e o desenvolvimento de atividades em diversas áreas do conhecimento, possibilitado abertura a novos mecanismos e formas para se conseguir melhor resultado no que a escola e o professor em particular, se propõem a realizar. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma proposta para o ensino de conceitos básicos de Matemática Financeira, a partir de uma sequência didática, utilizando as modalidades do Ensino Híbrido: Rotação por Estações, Sala de Aula Invertida e Laboratório Rotacional, para uma turma 1ª série do Ensino Médio. Houve a participação de 18 estudantes de uma instituição pública localizada num município do nordeste brasileiro. Como resultado desta aplicação, evidencia-se que o trabalho impactou no conhecimento dos discentes acerca da temática e despertou interesse pela metodologia adotada.

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Biografia do Autor

Lázaro Rômulo de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Possui especialização no Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem Transdisciplinar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ? IFRN. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) pelo Departamento de Educação do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na linha de pesquisa em Ensino de Ciências Exatas e Naturais. É servidor técnico administrativo na UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-árido - Campus Pau dos Ferros.

Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

É Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará, possui mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiação. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de ciências exatas, dedicando-se especialmente às temáticas de pesquisa: instrumentação para o ensino de ciências exatas, Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências exatas e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

SOUZA, L. R. de; OLIVEIRA, G. F. B. de . SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22054, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13567. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13567. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática