UM OLHAR SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.14048

Palavras-chave:

Professores que ensinam matemática, Tecnologias digitais, Formação de professores, Mapeamento de pesquisas, Teses e dissertações

Resumo

Este artigo consiste em um mapeamento de pesquisas acadêmicas, mais especificamente de teses e dissertações defendidas no Brasil, no período de 2016 a 2021, visando a localizar as que tratavam da interseção ou interface entre os temas formação de professores que ensinam matemática e tecnologias digitais. O levantamento inicial dos trabalhos foi realizado em dois repositórios: o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o site Dados Abertos CAPES, tendo por base alguns dos pressupostos teóricos e metodológicos relacionados com o que vem sendo denominado de Estado do Conhecimento. Ao final do levantamento, constituiu-se um corpus para a pesquisa formado por 128 trabalhos localizados em diferentes regiões, sendo que se percebeu uma maior concentração de trabalhos nas regiões Sudeste e Sul. Os resultados apontam uma diversificação acentuada de diferentes recursos tecnológicos como principais indutores, envolvendo discussões formativas, tanto na formação inicial como, em maior frequência, na formação contínua de professores que ensinam matemática. Destaca-se, ainda, a necessidade de mais estudos focados para a formação dos professores que atuam nas séries iniciais, no âmbito das tecnologias digitais, além de pesquisas envolvendo a própria formação do professor formador de professores, com base em uma necessidade de fundamento e de significado.

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Biografia do Autor

Aroldo Eduardo Athias Rodrigues , Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor de matemática da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) com experiência como professor da educação básica. Mestre em Matemática pelo Profmat-Ufopa (2013). Graduado pelo curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - Uepa (2006). Interessado em estudos que envolvam a formação de professores e o uso de tecnologias digitais.

Lidinalva de Almada Coutinho, Universidade Estadual do Maranhão

Possui Graduação em Ciências - Habilitação em Matemática (1991), Especialização em Matemática Superior(1993), pela PUC/MG, Especialização em Informática na Educação (1999) pela UFRPE/PE e Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas (2013)) pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA/MA. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC/UEMA e professora de Matemática da Educação Básica na Rede Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Matemática e Informática na Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: informatica, aprendizagem matemática, software e educação.

José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação ? PPGE/UFOPA. Atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia ? Doutorado em Educação em Rede ? PGEDA/UFPA e no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFMT) ? Associação em Rede ? intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, tecnologias educacionais e prática de ensino em matemática.

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

RODRIGUES , A. E. A. .; COUTINHO, L. de A. .; MAFRA, J. R. e S. . UM OLHAR SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22056, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14048. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14048. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática