PESQUISAS SOBRE O SOFTWARE GEOGEBRA PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.14030

Palavras-chave:

GeoGebra Software, Matemática no Ensino Fundamental, Dissertações e Teses.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou investigar as dissertações e teses relacionadas ao software GeoGebra para a prática do professor de Matemática atuante no Ensino Fundamental, defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no período de 2009 a 2021. Desta maneira, a questão norteadora desta investigação foi: “o que indicam as dissertações e teses envolvendo o software GeoGebra para a prática do professor de Matemática no Ensino Fundamental desenvolvidas no Brasil no período de 2009 a 2021?”. Utilizamos a pesquisa qualitativa, na modalidade de Estado do Conhecimento. O corpus foi constituído por 124 pesquisas envolvendo o software GeoGebra num contexto relacionado aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Para analisar os dados, recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que nos proporcionou a constituição de cinco categorias. Na análise interpretativa realizada, identificamos 80 pesquisas direcionadas ao GeoGebra e a Unidade Temática Geometria, o que representa 64,5 % das 124 pesquisas. Recomendamos a realização de mais pesquisas para contemplar as potencialidades e possibilidades do uso GeoGebra para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como para o ensino de conteúdo de Matemática das Unidades Temáticas Números e Probabilidade e Estatística no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil.

Educador matemático com o objetivo de contribuir com os processos formativos de professores de Matemática no Estado de Mato Grosso e no Brasil. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ? Unesp/Rio Claro/SP. 2016. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ? Unesp/Rio Claro/SP. 2007. Graduado no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Professor Efetivo com Dedicação Exclusiva vinculado a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso ? UNEMAT/Barra do Bugres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT; Contatos: Telefones: (65) 9 9997-9441 vivo MT https://www.facebook.com/marcio.urelrodrigues Endereço: Av. Pedro de Campos Borges, 24 ? Bairro: Maracanã ? CEP: 78390-000 Barra do Bugres/MT, Brasil. E-mail: marcio.rodrigues@unemat.br

Sinelza Gonzaga de Melo Azevedo , Secretaria de Educação Básica do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil,

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (2021). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005)., Pós-graduação "Lato Sensu", em nível de Especialização, em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade das Água Emendadas - FAE. Atualmente é professora efetiva da Rede Estadual do Estado de Mato Grosso, lotada na Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus, participa do grupo de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas (GEPEME). E-mail: Sinelza.azevedo@unemat.br. 

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

RODRIGUES, M. U.; AZEVEDO , S. G. de M. . PESQUISAS SOBRE O SOFTWARE GEOGEBRA PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22055, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14030. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14030. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática