UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA ACERCA DA PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO EMERGÊNCIA DE UMA EPISTEMOLOGIA
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.14259Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Epistemologia, Pesquisa no Ensino de CiênciasResumo
Este texto analisou artigos, dissertações e teses, com o intuito de averiguar as publicações sobre “o ensino de ciências como emergência de uma epistemologia”. O objetivo foi investigar as produções científicas publicadas no Periódicos Capes, na BDTD, no Scielo e no Google Acadêmico que englobam o tema “epistemologia no ensino de ciências”, permitindo conduzir uma análise sistemática sobre os principais estudos realizados referentes ao tema, no período de dez anos (2009/2019), bem como investigar as principais considerações e possibilidades a partir desse contexto. Para tanto, foi implementado um percurso de análise sistemática que oportunizou conhecer quais publicações estão articuladas com o tema da epistemologia da ciência, a pesquisa no ensino de ciências e a construção de um olhar sobre o estudo epistemológico. Assim, foi possível perceber que os estudos acerca da pesquisa no ensino de ciências como emergência de uma epistemologia caminham em um processo de constante construção e entrelaçamento de aspectos teóricos, histórico-filosóficos, ontológicos e metodológicos, e que mais estudos a respeito desse tema são necessários.
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