MULHERES NA DOCÊNCIA: NARRATIVAS E REFLEXÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA SOBRE SEXISMO, CULTURA E SOCIEDADE
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.13918Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Matemática, Igualdade, GêneroResumo
Este artigo parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar o movimento de formação continuada de professores que ensinam matemática, por meio de narrativas elaboradas segundo os parâmetros da História Oral. Nesse texto, apresentamos uma discussão sobre como os aspectos culturais atrelados à figura feminina influenciam nos processos formativos e, para isso, destacamos alguns trechos de narrativas em que as professoras compartilharam suas experiências a partir da participação na Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), um projeto de extensão universitária, que tem como objetivo principal a elaboração e execução de oficinas pedagógicas de matemática, fundamentadas teórica e metodologicamente na teoria Histórico-Cultural e Teoria da Atividade. O objetivo desse texto é proporcionar reflexões que conduzam a um pensamento crítico sobre gênero, igualdade e desigualdade na profissionalização das mulheres que exercem a docência, discorrendo sobre aspectos históricos, culturais e sociais que as atravessam nesse percurso formativo e que ainda são latentes nas narrativas dessas professoras. Nesta perspectiva, propomos a discussão como uma forma de desconstruir barreiras que ainda prejudicam o acesso das professoras em espaços de formação científica e tecnológica, assim como, se constituem como limitadores do acesso à pesquisa e a qualidade dos processos formativos.
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