USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DE INTEGRAIS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.14273

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, GeoGebra, Cálculo de Integrais

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso pedagógico e cognitivo do software GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem das técnicas de integração de funções matemáticas, pautado nos pressupostos da teoria da aprendizagem significativa ausubeliana e nas concepções de apropriação e uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa, classificada como qualitativa exploratória, foi desenvolvida a partir de estudo bibliográfico e da análise dos trabalhos mapeados nas principais bases de dados, no portal de periódicos da CAPES e na análise das resoluções de duas situações-problema, estabelecendo relações entre as representações algébricas, geométricas e gráficas de funções matemáticas no cálculo de integrais. O resultado da pesquisa permitiu verificar indícios de que o ensino do cálculo de integrais ainda é desenvolvido por meio do modelo de ensino tradicional, sem que haja uma compreensão profunda dos conceitos explorados. Além disso, evidenciou que pouco são utilizadas as potencialidades pedagógicas e cognitivas do software GeoGebra para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, e que são necessários mais investimentos na formação de professores com essa finalidade. Foi possível verificar que as concepções da aprendizagem significativa colaborativa dos conceitos do cálculo de integrais com a inserção das TDIC possibilitam o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, bem como a maturação de novos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Marcos da Costa Silvano, do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), Cedro, Ceará, Brasil.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) com ênfase em formação de professores de matemática e uso das tecnologias digitais. Mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC -2011) e Especialista no ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2004), Especialista em Gestão e Avaliação da Educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-2011) e licenciado em Ciências-Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2002). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Cedro, Diretor de Ensino - IFCE campus Cedro. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase na formação de professores, Ensino e aprendizagem de Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: Formação de professores, saberes docentes e conhecimento digital, educação matemática, didática e tecnologias digitais, álgebra, teoria dos números, estruturas algébricas, cálculo diferencial e integral, estatística, metodologia do ensino de matemática e laboratório de matemática. Líder do grupo de pesquisa em Ciências, Engenharia e Matemática (CIENMAT) https://orcid.org/0000-0001-7097-3674. 

José Galdino da Silva, Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), Cedro, Ceará, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Desenho Técnico, AutoCAD e Metrologia.

José Wiron Barbosa Procópio, Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), Cedro, Ceará,

Possui graduação em Mecatronica Industrial pelo Instituto Federal do Ceará - Reitoria (2010). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciencias e Tecnologia do Cearáa-Campus Cedro. , atuando principalmente nos seguintes temas: sistema, acionamentos, concurso, automação e residencia.

Francisco Franciano Gomes David, Professor da Rede Municipal de Ensino Cedro, Ceará, Brasil,

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro (2020). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, legislação e política educacional.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. New York/USA: Ed. Holt, Rinehart and Winston, 1968.

ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORTOLOSSI, H. J. O uso do software gratuito GeoGebra no ensino e na aprendizagem de estatística e probabilidade. Vidya, v. 36, n. 2, p. 429-440, jul./dez., 2016.

FLORES, J. B., LIMA, V. M. do R., MÜLLER, T. J. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Cálculo Diferencial e Integral: reflexões a partir de uma metanálise. Abakos, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 21-35, maio, 2018. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/16238. Acesso em 15 jul. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

LIMA, G. L. de. O ensino do cálculo no Brasil: breve retrospectiva e perspectivas atuais. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais…, Curitiba, SBEM, 2013. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/960_96_ID.pdf>. Acesso em 15 abr. 2020.

MARCELE, T. M., TREVISAN, A. L., ELIAS, H. R. A utilização de TDIC em tarefas de avaliação: uma possibilidade para o ensino de cálculo diferencial e integral. In: Debates em Educação, 2018. Anais… Disponível <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5308>. Acesso em 15 jul. 2022.

MELO, B. R. S. de et al. O uso pedagógico do software Winplot na formação de professores de cálculo. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 378-395, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10470. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10470. Acesso em 16 ago. 2022.

MENEZES, D. B. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na Perspectiva da Sequência Fedathi.: Caracterização do Comportamento de um Bom Professor. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação.

Programa de Pós-Graduação em Educação. Fortaleza, 2018. 127f.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016

OLIVEIRA, C. de; MOURA, S. P.; SOUSA, E. R. de. TICs na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação. Revista eletrônica do curso de pedagogia da PUC Minas. Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 75-94, 1o dez. 2015. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019/8864>. Acesso em 8 abr. 2022.

POLAK, Y. N. S. DINIZ, J. A. Conversando sobre pesquisa. In POLAK, Y. N. S.; DINIZ, J.

A. & SANTANA, J. R. et. al. (Auts.). Dialogando sobre Metodologia Científica. Fortaleza:

UFC, 2011

SANTANA, Bruna Maryelli da Silva et al. Ensino e aprendizagem de cálculo: a partir do uso de softwares matemáticos. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20933>. Acesso em 15 jul. 2022

SILVANO, A. M. C. O desenvolvimento de representações gráficas em software educativo para facilitar significativa e colaborativamente a construção do conceito de funções matemáticas. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Centro de Ciências. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2011. 141 f.

SILVANO, A. M. C. Os saberes docentes e a aprendizagem significativa na formação

inicial de professores com o uso das interfaces digitais interativas. Tese (doutorado) –Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, 2019. 231f.

Publicado

2022-12-20

Como Citar

SILVANO, A. M. da C. .; SILVA, J. G. da .; PROCÓPIO, J. W. B. .; DAVID, F. F. G. . USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DE INTEGRAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22075, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14273. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14273. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática