CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UMA TURMA DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
DOI:
10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p288-311.i7865Palavras-chave:
Geogebra, Ensino e Aprendizagem, Ensino Médio, Geometria Analítica.Resumo
O presente trabalho destaca o uso do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem em Geometria Analítica. Buscamos investigar sobre a seguinte questão: que contribuições a utilização do software Geogebra proporciona ao processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª série do Ensino Médio? Nesse sentido, objetivamos analisar as contribuições que a utilização do software Geogebra proporciona ao processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Esta investigação se constitui como uma pesquisa qualitativa exploratória e de campo, uma vez que foi desenvolvida junto a um grupo de 23 discentes do Ensino Médio Integrado ao Meio Ambiente do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Porto Nacional. Para tanto, desenvolvemos um questionário ao final das aulas com os discentes no intuito de coletar as informações necessárias para podermos analisar as possíveis contribuições do uso do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem dos participantes. A pesquisa evidenciou que o software Geogebra contribui para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem de matemática em aspectos didáticos e pedagógicos.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: Análise de uma experiência. 2005. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.
BITTAR, Marilena. Informática na educação e formação de professores no Brasil. Série Estudos: Periódicos do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande: n. 10, p. 91-105, dez.2000.
BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização de Pensamento. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Terceiro e quarto ciclos. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. Reflexões sobre tecnologia e Mediação Pedagógica na Formação do Professor de Matemática. In: BELINE, Willian Beline; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. (Orgs.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010.
D’AMBRÓSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II, v. 2, p. 15–19, 1989.
D’AMBRÓSIO, U.; BARROS, J. P. D. de. Computadores, Escola e Sociedade. São Paulo: Editora Scipione, 1990
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 175 p.
HOHENWARTER, Markus; JARVIS, Daniel; LAVICZA, Zsolt. Linking Geometry, Algebra, and Mathematics Teachers: Geogebra Software and the Establishment of the International Geogebra Institute. International Journal for Technology in Mathematics Education. [online]. v.16, n. 2, p. 83-87, jul. 2008. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/307936818_Linking_Geometry_Algebra_and_Mathematics_Teachers_Geogebra_Software_and_the_Establishment_of_the_International_Geogebra_Institute>. Acesso em: 17 dez. 2018.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas Contemporâneos de Educação: Escola Tradicional e Escola Construtivista. Cadernos de Pesquisa. [online]. n. 107, p. 187-206, jul. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2018.
PONTE, J. P; BROCARDO, J; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.