CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UMA TURMA DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Albano Dias Pereira Filho IFTO
  • Saulo Carvalho de Souza Timóteo IFTO
  • Dailson Evangelista Costa UFT
  • Tiago Soares dos Reis IFTO

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p288-311.i7865

Palavras-chave:

Geogebra, Ensino e Aprendizagem, Ensino Médio, Geometria Analítica.

Resumo

O presente trabalho destaca o uso do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem em Geometria Analítica. Buscamos investigar sobre a seguinte questão: que contribuições a utilização do software Geogebra proporciona ao processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª série do Ensino Médio? Nesse sentido, objetivamos analisar as contribuições que a utilização do software Geogebra proporciona ao processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Esta investigação se constitui como uma pesquisa qualitativa exploratória e de campo, uma vez que foi desenvolvida junto a um grupo de 23 discentes do Ensino Médio Integrado ao Meio Ambiente do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Porto Nacional. Para tanto, desenvolvemos um questionário ao final das aulas com os discentes no intuito de coletar as informações necessárias para podermos analisar as possíveis contribuições do uso do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem dos participantes. A pesquisa evidenciou que o software Geogebra contribui para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem de matemática em aspectos didáticos e pedagógicos.

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Biografia do Autor

Albano Dias Pereira Filho, IFTO

Licenciando em Matemática pelo Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP-ULBRA (2004). Especialização em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins UFT (2006). Especialização em Avaliação Escolar em Matemática pela Fundação Cesgranrio (2009). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA de Canoas (2012). Doutorado em Educação Matemática Pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2018). Professor de Matemática no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, Professor de Matemática e Estatísticas no Curso de Licenciatura em Computação e Professor de Estatística Aplicada no Curso Superior de Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Porto.

Dailson Evangelista Costa, UFT

Prof. Me. Dailson Evangelista Costa

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT)

Coordenador do Laboratório de Educação Matemática (LEMAT)

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR)

Vice-coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática (PGEM)

Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Curso de Licenciatura em Matemática (Câmpus de Arraias)

Referências

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

PEREIRA FILHO, A. D.; TIMÓTEO, S. C. de S.; COSTA, D. E.; REIS, T. S. dos. CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UMA TURMA DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 288-311, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p288-311.i7865. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7865. Acesso em: 20 set. 2020.

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