TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.14162Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Formação inicial do professor de Matemática, Conhecimentos MatemáticosResumo
Este artigo apresenta um breve panorama da produção acadêmica que abarca as tecnologias digitais na perspectiva da formação inicial do professor de Matemática entre os anos de 2011 a 2021 e para isso buscou-se na Biblioteca Digital de teses e dissertações brasileira, usando o descritor “Tecnologias Digitais” AND “Formação Inicial do Professor de Matemática”. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa por entender que esse tipo de pesquisa fornece informações mais descritivas. O trabalho buscou compreender como as tecnologias digitais contribuem para a formação inicial do professor de matemática, por meio de uma breve abordagem da utilização das tecnologias digitais na perspectiva dos conhecimentos do professor de Matemática. A discussão dos conhecimentos do professor de Matemática se respaldou nos aportes teóricos de Shulman (1986), Fiorentini (2003), Blanco (2003), Tardif (2014) e Carrillo (2014, 2018). Os resultados apontam para as potencialidades das tecnologias digitais na formação do professor e como suporte para evidenciar os conhecimentos de conteúdo matemático e os conhecimentos pedagógicos para o ensino da Matemática, a demonstram que o software GeoGebra está bem inserido nos debates de tecnologias em educação matemática, mostram também fragilidade na formação inicial do professor nesse aspecto.
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