TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.14162

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Formação inicial do professor de Matemática, Conhecimentos Matemáticos

Resumo

Este artigo apresenta um breve panorama da produção acadêmica que abarca as tecnologias digitais na perspectiva da formação inicial do professor de Matemática entre os anos de 2011 a 2021 e para isso buscou-se na Biblioteca Digital de teses e dissertações brasileira, usando o descritor “Tecnologias Digitais” AND “Formação Inicial do Professor de Matemática”. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa por entender que esse tipo de pesquisa fornece informações mais descritivas. O trabalho buscou compreender como as tecnologias digitais contribuem para a formação inicial do professor de matemática, por meio de uma breve abordagem da utilização das tecnologias digitais na perspectiva dos conhecimentos do professor de Matemática. A discussão dos conhecimentos do professor de Matemática se respaldou nos aportes teóricos de Shulman (1986), Fiorentini (2003), Blanco (2003), Tardif (2014) e Carrillo (2014, 2018). Os resultados apontam para as potencialidades das tecnologias digitais na formação do professor e como suporte para evidenciar os conhecimentos de conteúdo matemático e os conhecimentos pedagógicos para o ensino da Matemática, a demonstram que o software GeoGebra está bem inserido nos debates de tecnologias em educação matemática, mostram também fragilidade na formação inicial do professor nesse aspecto.

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Biografia do Autor

Claudemir Miranda Barboza, Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Cacoal, Rondônia, Brasil.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2001), especialização em Educação Matemática pela FASP, Pimenta Bueno e Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2013), atualmente faz Doutorado em em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC . Atua como professor de Matemática do Instituto Federal de Rondônia, Campus Cacoal. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Matemática, Matemática, ensino da matemática e modelagem matemática. Gosta do Geogebra e as tecnologias digitais.

Gladys Denise Wielewski, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Fez Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa-Portugal (2008). Atualmente é professora na categoria Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atuando na Graduação e na Pós-Graduação, nível de Mestrado em Educação no Instituto de Educação da UFMT e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aritmética, habilidades matemáticas, história da matemática e metodologia da matemática. Na pesquisa, atua nas temáticas: História da Educação Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Resolução de Problemas, Pensamento Matemático.

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

BARBOZA, C. M. .; WIELEWSKI, G. D. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22057, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14162. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14162. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

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