CONEXÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ENSINADOS NA ESCOLA: FUNDAMENTAÇÃO EM PIAGET, AUSUBEL E VERGNAUD

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.14237

Palavras-chave:

Processo de Assimilação, Processo de Acomodação, Invariantes Operatórios, Conhecimento Prévio

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem de conceitos abordados na disciplina matemática, não exigem do professor apenas o domínio do conteúdo a ser ensinado, mas, também, sobre como o aluno aprende. Então, estudar, implementar e avaliar estratégias de ensino ancoradas em teorias de aprendizagem e conhecimento precisam ser ações constantes na prática docente. Desse contexto emerge o problema: que contribuições podem advir de práticas docentes que, ancoradas às teorias de aprendizagem e conhecimento, visam o desenvolvimento do conhecimento em termos das conexões dos conteúdos matemáticos ensinados na escola? Assim, este artigo, baseado em pesquisa com abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, recorre, principalmente, a Piaget, com o objetivo de mostrar conceitos piagetianos, que encerram a importância da interconexão dos conteúdos matemáticos. Ademais, visa apresentar outras duas teorias que, similarmente, contribuem para o conceito de conexão dos conteúdos – Aprendizagem Significativa e Teoria dos Campos Conceituais. Este trabalho aponta no sentido de que práticas docentes que buscam a tomada de consciência do aluno, sobre a importância da conexão dos conteúdos prévios com os conteúdos matemáticos a serem aprendidos, favorecem a efetivação da abstração reflexiva e da equilibração majorante que implicam em aprendizagem significativa dos conceitos reunidos em um campo conceitual. Outrossim, frente a importância da conexão dos conteúdos para compreensão de conteúdos matemáticos, o presente artigo, abre caminho para pesquisas originais que apresentem práticas docentes construídas e/ou experimentadas, com essas e outras teorias, a fim de indicar caminhos, quiçá melhores dias, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática.

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Biografia do Autor

Francisco Hermes Santos da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

É Doutor em Educação na área de Educação Matemática pela UNICAMP (1999), Mestre em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará ( 1993). Atualmente é docente sem vínculo empregatício da Universidade Estadual do Pará no Programa de pós-graduação em Mestrado profissional em Ensino de matemática ; tem vínculo como docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Program de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemática - PPGECM, pólo UFPA do program em REDE de Formação da Amazônia - REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Teorias de Aprendizagem, atuando principalmente nos temas: educação matemática, aprendizagem significativa e obstáculos didáticos.

Rudinei Alves dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Santarém, Pará, Brasil.

Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialização em Fundamentos da Matemática Elementar pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER) e Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atuou como professor: de ensino superior no CEULS/ULBRA; de educação básica na SEDUC/PA e no SESI/PA. Atualmente é professor, em regime de dedicação exclusiva, no IFPA, ministrando disciplinas da área de Matemática e Educação Matemática em cursos técnicos da educação básica, graduação e pós-graduação. Tem interesse pela área de Fundamentos e Metodologias para Educação em Ciências e Matemática

Referências

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

SILVA, F. H. S. da; SANTOS, R. A. dos. CONEXÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ENSINADOS NA ESCOLA: FUNDAMENTAÇÃO EM PIAGET, AUSUBEL E VERGNAUD. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22067, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14237. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14237. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

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