CONEXÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ENSINADOS NA ESCOLA: FUNDAMENTAÇÃO EM PIAGET, AUSUBEL E VERGNAUD
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.14237Palavras-chave:
Processo de Assimilação, Processo de Acomodação, Invariantes Operatórios, Conhecimento PrévioResumo
O processo de ensino e aprendizagem de conceitos abordados na disciplina matemática, não exigem do professor apenas o domínio do conteúdo a ser ensinado, mas, também, sobre como o aluno aprende. Então, estudar, implementar e avaliar estratégias de ensino ancoradas em teorias de aprendizagem e conhecimento precisam ser ações constantes na prática docente. Desse contexto emerge o problema: que contribuições podem advir de práticas docentes que, ancoradas às teorias de aprendizagem e conhecimento, visam o desenvolvimento do conhecimento em termos das conexões dos conteúdos matemáticos ensinados na escola? Assim, este artigo, baseado em pesquisa com abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, recorre, principalmente, a Piaget, com o objetivo de mostrar conceitos piagetianos, que encerram a importância da interconexão dos conteúdos matemáticos. Ademais, visa apresentar outras duas teorias que, similarmente, contribuem para o conceito de conexão dos conteúdos – Aprendizagem Significativa e Teoria dos Campos Conceituais. Este trabalho aponta no sentido de que práticas docentes que buscam a tomada de consciência do aluno, sobre a importância da conexão dos conteúdos prévios com os conteúdos matemáticos a serem aprendidos, favorecem a efetivação da abstração reflexiva e da equilibração majorante que implicam em aprendizagem significativa dos conceitos reunidos em um campo conceitual. Outrossim, frente a importância da conexão dos conteúdos para compreensão de conteúdos matemáticos, o presente artigo, abre caminho para pesquisas originais que apresentem práticas docentes construídas e/ou experimentadas, com essas e outras teorias, a fim de indicar caminhos, quiçá melhores dias, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática.
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