CONTRIBUIÇÕES DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.13723

Palavras-chave:

Criança, Mediação , Conceitos matemáticos, Resolução de problemas

Resumo

A matemática está presente em vários contextos da criança, por isso, a compreensão dos seus conceitos e relações com o cotidiano necessita ser desenvolvida desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo objetiva analisar as contribuições das produções acadêmicas para o processo de ensino e aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A natureza desta pesquisa é qualitativa, e o levantamento de dados foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com o uso dos descritores “matemática” e “anos iniciais”. A organização dos dados segue os pressupostos da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). O corpus da pesquisa foi constituído por 16 trabalhos, organizados em categorias criadas indutivamente, conforme segue: a) Organização do processo; b) Mediação dialógica; c) Resolução de problemas. As reflexões suscitadas das categorias dialogam com os pressupostos da concepção histórico-cultural. Os resultados revelam que a apropriação de conceitos matemáticos e o desenvolvimento das habilidades de calcular, comparar e resolver problemas envolve diversos processos mentais superiores. O processo de ensino e aprendizagem de matemática é complexo e requer a intermediação constante do professor. As atividades que envolvem a resolução de problemas propiciam a ampliação de conhecimentos e a autonomia da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Maria Leidemer Bruxel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Martinho, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, 2021-2022). Graduada em: Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Norte do Paraná (2003 à 2006); Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (2012 à 2015). Pedagogia (segunda licenciatura) pelo Centro Universitário Uninter (2018-2019) Pós-Graduação em: Psicopedagogia pela Universidade Santa Cecília (2011 à 2012); Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( 2011 à 2013); Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2020 à 2021). Tem experiência na docência em todos os níveis da Educação Básica. Atua em escola pública desde 2003. Atua como docente no Ensino Fundamental - I há 11 anos. Atuou como docente de Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) no período de 2017 à 2018. Atuou como docente na Educação Infantil no período de 2019 à 2021. Atualmente é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Michels. 

Jéssica Puhl Dalberto, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul – 36ª CRE, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora por amor! Curso Normal em Nível Médio-Magistério pelo Instituto Estadual Dr Ruy Piégas da Silveira, Espumoso/RS Graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo; Capacitação e Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Tuiuti do Paraná; Pós Graduação em Psicopedagogia pela UNIASSSELVI; Especialização em Educação Infantil pela UNINTER; Especialização em Supervisão Escolar pela UNINTER; Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou com a Educação Infantil no período de 2014 à 2020. Atualmente é professora na Escola Estadual de Ensino Fundamental Botão de Ouro na cidade de Jóia-RS Mestranda em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Campus Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui Licenciatura Plena Em Ciências Hab Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor efetivo adjunto nível 1, doutor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora permanente dos do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências e do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade(Unijuí). Pesquisadora nos temas: biodiversidade, interações ecológicas, educação ambiental, formação de professores e estudos de currículo. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial - PET BIO e Orientadora Voluntário do Subprojeto multidisciplinar (Biologia; Letras e Inglês; Matemática) do programa Residência Pedagógica (2018-2019).

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO). Coordenadora do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC-UNIJUI). Editora gerente da Revista Contexto & Educação. Faz parte da REDLAECIN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, formação de professores, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental, em saúde e em biodiversidade.

Referências

ANDRADE, E. A. O ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: implicações das políticas de alfabetização. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5G9X. Acesso em: 26 mar. 2022.

AZEVEDO, M. F. Uma investigação sobre a utilização de materiais didáticos manipuláveis e a resolução de problemas no ensino e na aprendizagem de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 348 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/110904. Acesso em: 26 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Curricular Comum. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.

CARVALHO, M. Problemas? Mas que problemas? Estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

DANIEL, J. E. S. Aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado emEducação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/42458?show=full. Acesso em: 26 mar. 2022.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de problemas de matemática. 12. ed. São Paulo: Ática, 2007.

DURGANTE, P. M. Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a organização do ensino das quatro operações matemáticas. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19765. Acesso em: 26 mar. 2022.

ELORZA, N. S. L. O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações. 2013. 343 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, SP, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/92384. Acesso em: 26 mar. 2022.

FAUSTINO, A. C. “Como você chegou a esse resultado?”: o diálogo nas aulas de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018, 232 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180358. Acesso em: 26 mar. 2022.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade,

Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?lang=pt. Acesso em: 14 fev.

FERREIRA, V. A. A formação de conceitos matemáticos nos anos iniciais: como professores pensam e atuam com conceitos. 2013. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, 2013. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/702. Acesso em: 26 mar. 2022.

GOMES, L. P. S.; GONÇALVES, P. G. F. Resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: um estado da questão. Reamec – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 3, e22065, set./dez. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14212. Acesso em: 13 nov. 2022.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MASTROIANNI, M. T. M. R. Resolução de problemas nas aulas de matemática: um estudo junto aos professores dos anos iniciais. 2014. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11009. Acesso em: 26 mar. 2022.

MINATEL, M. A. D. S. Retratos de uma sala de aula: projetos e resolução de problemas na matemática dos anos iniciais. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/110902. Acesso em: 26 mar. 2022.

MONTEIRO, R. B.; LARANJEIRA, S. R. A.; RIBEIRO NETO, J. G.; ANDRADE, L. D. M. Contribuição da resolução de problemas como metodologia de ensino de matemática. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 57-68, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9396. Acesso em: 26 mar. 2022. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9396.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

OLIVEIRA, M. C. M. F. Contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino de matemática nos anos iniciais. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150596. Acesso em: 26 mar. 2022.

OLIVEIRA, S. A. Resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática nos anos iniciais. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2635?show=full. Acesso em: 26 mar. 2022.

RAUPP, A. D.; GRANDO, N. I. Educação matemática: em foco o jogo no processo ensino-aprendizagem. In: BRANDT, C. F.; MORETTI, M. T. (org.). Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. Ebook. Disponível em: https://books.scielo.org/id/dj9m9#:~:text=Synopsis,avalia%C3%A7%C3%A3o%20ou%20forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20professores. Acesso em: 14 fev. 2022.

REDLING, J. P. A metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/90928. Acesso em: 14 fev. 2022.

SANTOS, G. B. A ludicidade na aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5098. Acesso em: 26 mar. 2022.

SILVA, D. S. G. A avaliação do movimento de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7161. Acesso em: 26 mar. 2022.

SILVA, T. C. Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: em busca do brincar. 2020. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2020. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/69277?show=full. Acesso em: 26 mar. 2022.

SILVEIRA, D. S. Professores dos anos iniciais: experiências com o material concreto para o ensino de matemática. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, 2012. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/2852. Acesso em: 26 mar. 2022.

SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. S. V.; CÂNDIDO, P. T. Cadernos do Mathema: jogos de matemática de 1º a 5º anos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOUTO, F. C. F. Contribuições do ensino da matemática por meio da resolução de problemas contextualizados nos anos iniciais do fundamental. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/58296. Acesso em: 26 mar. 2022.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Publicado

2022-12-20

Como Citar

BRUXEL, C. M. L.; DALBERTO, J. P. .; BIANCHI, V. .; ARAÚJO, M. C. P. de. CONTRIBUIÇÕES DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22074, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13723. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13723. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática