LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PERIÓDICOS E DO ENPEC

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.14051

Palavras-chave:

Revisão de literatura, Texto, Literatura e ciência, Ensino de ciências

Resumo

Este estudo buscou compreender o papel e as possibilidades de interrelação entre o cordel e a educação em ciências a partir do mapeamento e caracterização de estudos publicados em periódicos nacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre 2010 e 2020. Os resultados apontam que os estudos são relativamente incipientes com tendência de crescimento nos últimos anos, sobretudo a partir de 2018. Há uma concentração na região Nordeste (13 dos 15 trabalhos), embora tenha se verificado uma dispersão institucional e a não consolidação de grupos de pesquisa/pesquisadores que tenham o cordel como foco de pesquisa. A análise qualitativa dos trabalhos permitiu elencar três principais funcionalidades do cordel: i) recurso de ensino (material de leitura); ii) objeto de análise (conceitual ou imagem da ciência) e; iii) recurso avaliativo (escrita de cordéis). Os resultados da análise qualitativa revelam, no geral, que ainda não há uma robustez teórico-metodológica na consecução dos trabalhos, bem como centralidade em aspectos conceituais. A dispersão da produção e o foco central em aspectos conceituais sugerem que a literatura de cordel tem elevado potencial para exploração, bem como a necessidade de novos estudos que aprofundem questões epistemológicas, permitindo assim novos olhares e perspectivas.

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Biografia do Autor

Wilmo Ernesto Francisco Junior, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, Arapiraca, Alagoas, Brasil.

É Bacharel / Licenciado Em Química e Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. É Mestre em Educação, área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Química (tese em educação química) pelo IQ-UNESP. De 2008 a 2012 foi professor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, onde atuou como coordenador de área e coordenador institucional do PIBID. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas, no curso de Licenciatura em Química do Campus Arapiraca e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores/PPGEFOP, sendo seu atual coordenador, Educação (PPGE) e no doutorado da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Colabora ainda com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) e Educação Escolar da UNIR. Exerceu a função de coordenador institucional do PIBID/UFAL (maio/2013-julho/2016) e coordenador do PPGECIM (2018-2020). Sua principal área de investigação está direcionada à Educação em Ciências (Química) e Divulgação Científica, atuando principalmente na formação de professores e no desenvolvimento e avaliação de materiais e práticas didático-pedagógicas e de difusão científico-cultural. É líder do grupo de pesquisa EDifQUICI - Educação e Difusão Química e Científica. Atua em atividades de divulgação científico-cultural, com destaque para a escrita autoral de poemas sobre temas da ciência por meio do @poesiacomciencia.

Paula Dayane Silva Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2019); pós-graduação em Ensino de Química pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual (2021) e mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela UFAL (2022). Tem experiência como professora de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. 

Edjames Alves Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Penedo, Alagoas, Brasil.

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Alagoas. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cesumar. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas. Desenvolveu estudos relacionados à aplicação de técnicas de modelagem molecular. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), PET-Química, pela Universidade Federal de Alagoas (2012-2015). 

Miyuki Yamashita, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, Arapiraca, Alagoas, Brasil.

Possui mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ciências Química pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; ARAÚJO, P. D. S.; SANTOS, E. A.; YAMASHITA, M. LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PERIÓDICOS E DO ENPEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22053, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14051. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14051. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências