LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PERIÓDICOS E DO ENPEC
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.14051Palavras-chave:
Revisão de literatura, Texto, Literatura e ciência, Ensino de ciênciasResumo
Este estudo buscou compreender o papel e as possibilidades de interrelação entre o cordel e a educação em ciências a partir do mapeamento e caracterização de estudos publicados em periódicos nacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre 2010 e 2020. Os resultados apontam que os estudos são relativamente incipientes com tendência de crescimento nos últimos anos, sobretudo a partir de 2018. Há uma concentração na região Nordeste (13 dos 15 trabalhos), embora tenha se verificado uma dispersão institucional e a não consolidação de grupos de pesquisa/pesquisadores que tenham o cordel como foco de pesquisa. A análise qualitativa dos trabalhos permitiu elencar três principais funcionalidades do cordel: i) recurso de ensino (material de leitura); ii) objeto de análise (conceitual ou imagem da ciência) e; iii) recurso avaliativo (escrita de cordéis). Os resultados da análise qualitativa revelam, no geral, que ainda não há uma robustez teórico-metodológica na consecução dos trabalhos, bem como centralidade em aspectos conceituais. A dispersão da produção e o foco central em aspectos conceituais sugerem que a literatura de cordel tem elevado potencial para exploração, bem como a necessidade de novos estudos que aprofundem questões epistemológicas, permitindo assim novos olhares e perspectivas.
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