LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PERIÓDICOS E DO ENPEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14051


Palavras-chave:

Revisão de literatura, Texto, Literatura e ciência, Ensino de ciências

Resumo

Este estudo buscou compreender o papel e as possibilidades de interrelação entre o cordel e a educação em ciências a partir do mapeamento e caracterização de estudos publicados em periódicos nacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre 2010 e 2020. Os resultados apontam que os estudos são relativamente incipientes com tendência de crescimento nos últimos anos, sobretudo a partir de 2018. Há uma concentração na região Nordeste (13 dos 15 trabalhos), embora tenha se verificado uma dispersão institucional e a não consolidação de grupos de pesquisa/pesquisadores que tenham o cordel como foco de pesquisa. A análise qualitativa dos trabalhos permitiu elencar três principais funcionalidades do cordel: i) recurso de ensino (material de leitura); ii) objeto de análise (conceitual ou imagem da ciência) e; iii) recurso avaliativo (escrita de cordéis). Os resultados da análise qualitativa revelam, no geral, que ainda não há uma robustez teórico-metodológica na consecução dos trabalhos, bem como centralidade em aspectos conceituais. A dispersão da produção e o foco central em aspectos conceituais sugerem que a literatura de cordel tem elevado potencial para exploração, bem como a necessidade de novos estudos que aprofundem questões epistemológicas, permitindo assim novos olhares e perspectivas.

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Biografia do Autor

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, Arapiraca, Alagoas, Brasil.

    É Bacharel / Licenciado Em Química e Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. É Mestre em Educação, área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Química (tese em educação química) pelo IQ-UNESP. De 2008 a 2012 foi professor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, onde atuou como coordenador de área e coordenador institucional do PIBID. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas, no curso de Licenciatura em Química do Campus Arapiraca e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores/PPGEFOP, sendo seu atual coordenador, Educação (PPGE) e no doutorado da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Colabora ainda com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) e Educação Escolar da UNIR. Exerceu a função de coordenador institucional do PIBID/UFAL (maio/2013-julho/2016) e coordenador do PPGECIM (2018-2020). Sua principal área de investigação está direcionada à Educação em Ciências (Química) e Divulgação Científica, atuando principalmente na formação de professores e no desenvolvimento e avaliação de materiais e práticas didático-pedagógicas e de difusão científico-cultural. É líder do grupo de pesquisa EDifQUICI - Educação e Difusão Química e Científica. Atua em atividades de divulgação científico-cultural, com destaque para a escrita autoral de poemas sobre temas da ciência por meio do @poesiacomciencia.

  • Paula Dayane Silva Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

    Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2019); pós-graduação em Ensino de Química pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual (2021) e mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela UFAL (2022). Tem experiência como professora de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. 

  • Edjames Alves Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Penedo, Alagoas, Brasil.

    Licenciado em Química pela Universidade Federal de Alagoas. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cesumar. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas. Desenvolveu estudos relacionados à aplicação de técnicas de modelagem molecular. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), PET-Química, pela Universidade Federal de Alagoas (2012-2015). 

  • Miyuki Yamashita, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, Arapiraca, Alagoas, Brasil.

    Possui mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ciências Química pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

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Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Educação em Ciências

Como Citar

LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PERIÓDICOS E DO ENPEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22053, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14051. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14051. Acesso em: 21 abr. 2025.