EDITORIAL

EDITORIAL DO VOLUME 10, Nº. 3, DA REVISTA REAMEC

EDITORIAL V. 10, Nº. 3, REAMEC JOURNAL

EDITORIAL V. 10, Nº. 3, REVISTA REAMEC

Dailson Evangelista Costa *
Universidade Federal do Tocantins, Brasil
Geslane Figueired Silva Santana **
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Patrícia Rosinke ***
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Rogerio dos Santos Carneiro ****
Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil

REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

ISSN-e: 2318-6674

Periodicidade: Frecuencia continua

vol. 10, núm. 3, e22078, 2022

revistareamec@gmail.com

Recepção: 31 Dezembro 2022

Aprovação: 31 Dezembro 2022

Publicado: 31 Dezembro 2022



DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14838

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática -os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalhopublicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

Resumo: Este editorial objetiva apresentar os artigos publicados na Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, volume 10, nº. 3, setembro a dezembro de 2022, e algumas informações a respeito do desenvolvimento da Revista neste período. Trata-se de um texto informativo que busca situar o leitor sobre os 28 artigos publicados no referido número, destacando os seguintes aspectos: título, autores, objetivo, síntese metodológica e principais resultados. Além disso, também apresentamos alguns aspectos qualitativos que consideramos significativos para os avanços e desenvolvimento deste periódico rumo à ciência aberta.

Palavras-chave: Revista REAMEC, REAMEC, Editorial, Amazônia, Educação em Ciências e Matemática.

Abstract: This editorial aims to present the articles published in the REAMEC Journal - Amazonian Science and Mathematics Education Network, volume 10, nº. 3, September to December 2022, and some information about the Journal's development during this period. It is an informative text that seeks to situate the reader on the 28 articles published in that issue, highlighting the following aspects: title, authors, objective, methodological synthesis and main results. In addition, we also present some qualitative aspects that we consider significant for the advances and development of this journal towards open science.

Keywords: REAMEC Journal, REAMEC, Editorial, Amazônia, Science Education and Mathematics Education.

Resumen: Este editorial tiene como objetivo presentar los artículos publicados en la Revista REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, volumen 10, nº. 3, septiembre a diciembre de 2021, y alguna información sobre el desarrollo de la Revista durante este período. Se trata de un texto informativo que busca situar al lector sobre los 28 artículos publicados en ese número, destacando los siguientes aspectos: título, autores, objetivo, síntesis metodológica y principales resultados. Además, también presentamos algunos aspectos cualitativos que consideramos significativos para los avances y desarrollo de esta revista hacia la ciencia abierta.

Palabras clave: Revista REAMEC, REAMEC, Editorial, Amazonas, Educación en Ciencias y Matemáticas.

1. INTRODUÇÃO

Este editorial tem como objetivo apresentar os artigos publicados na Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, volume 10, nº. 3, correspondente aos meses de setembro a dezembro de 2022, e algumas informações a respeito do desenvolvimento da Revista neste período. Trata-se de um texto informativo que busca situar o leitor sobre os 28 artigos publicados no referido número, sendo 15 na seção de Educação em Ciências e 13 na seção de Educação Matemática, destacando os seguintes aspectos: título, autores, objetivo, síntese metodológica e principais resultados. Todos os artigos publicados são produtos de pesquisas realizadas na área de Educação em Ciências e Matemática.

A foto da capa deste número foi extraída do site Nova Escola[1]. Trata-se de uma vista aérea da Orla do rio Tocantins e da Praia da Graciosa na cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins. Ela, nesta capa, representa o estado do Tocantins, um dos nove estados brasileiros da Região Amazônica. Conforme a política de capa da Revista REAMEC, para cada número publicado, teremos uma capa representativa de cada estado da Amazônia Brasileira.

Organizamos este editorial em 5 (cinco) tópicos. No primeiro destacamos esta breve apresentação. No segundo apresentamos os 15 artigos publicados na seção de Educação em Ciências, destacando os aspectos supracitados. No terceiro tópico apresentamos os 13 artigos publicados na seção de Educação Matemática, também com base nos aspectos citados no parágrafo anterior. No quarto tópico registramos os aspectos qualitativos do desenvolvimento da Revista REAMEC no período de setembro a dezembro de 2022, os quais são entendidos como relevantes para o desenvolvimento deste periódico, considerando seu o foco, escopo, objetivo e suas metas. No último tópico tecemos considerações a respeito deste editorial.

2. ARTIGOS DA SEÇÃO: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Neste tópico apresentamos os 15 artigos publicados na seção de Educação em Ciências, destacando os seguintes aspectos: título, autores, objetivo, síntese metodológica e principais resultados da pesquisa. Com esta apresentação, esperamos que o leitor possa ter uma visão geral de todos os artigos publicados nesta seção específica.

O primeiro artigo (e22048) intitulado “A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO DA QUÍMICA NO BRASIL E SUAS DERIVAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA”, dos autores Francisca das Chagas Alves da Silva e Nyuara Araújo da Silva Mesquita, tem como objetivo compreender o papel da docência nesse espaço assentado na teoria dos campos de Pierre Bourdieu, discutindo as relações de força e as disputas por capital, o poder no campo, a hierarquia das áreas de conhecimento no Campo Científico da Química (CCQ) e na constituição do habitus químico. Compreendeu-se que a estrutura do CCQ no Brasil tem origem na tradição histórica do caráter experimental confirmado pela estruturação do campo, suas práticas, crenças e na divisão em subcampos Tecnológico e de Formação de Professores de Química, o que revela as relações de poder nesse espaço.

O segundo artigo (e22049) intitulado “CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE ESTILOS E COLETIVOS DE PENSAMENTO”, dos autores Andressa Vargas de Souza e Rúbia Emmel objetivou analisar compreender as contribuições dos autores-referenciais sobre o conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de professores de Ciências. O estudo caracterizou-se pela abordagem qualitativa, teve como tipologia a pesquisa documental onde foi possível identificar 39 autores-referenciais. O estudo mostrou potencial dos autores-referenciais na perspectiva de transformar e de modificar os processos de formação de professores de Ciências na perspectiva do desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo.

O terceiro artigo (e22050) intitulado “PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA”, dos autores Ayra Bianca Soares de Araújo, Felipe da Costa Negrão e Alexandra Nascimento de Andrade, tem por objetivo investigar, a partir de uma bibliometria, como os professores que ensinam Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desenvolveram práticas pedagógicas a partir das Tecnologias Digitais (TDs), no período do Ensino Remoto Emergencial. por meio de estudo bibliométrico em anais eletrônicos de eventos científicos brasileiros de ensino de Ciências no período de 2020-2021. Os resultados apontaram poucos estudos com ênfase no ensino de Ciências nos Anos Iniciais, mas também sugeriram a diversidade de aplicativos, mídias e softwares que compuseram as práticas pedagógicas ao longo dos meses em que as escolas permaneceram fechadas em decorrência da Covid-19.

O quarto artigo (e22051) com o título “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA”, dos autores Marivane de Oliveira Biazus, CleciT. Werner da Rosa e Luiz Marcelo Darroz tem como objetivo compreender os limites e possibilidades da inserção de estratégias metacognitivas para resolução de problemas em Física, a partir de aspectos inerentes ao professor. Como sujeito do estudo: uma professora de Física que foi preparada para utilizar estratégias metacognitivas na resolução de problemas em Física. O estudo analisou seus registros em um diário de aula. Como resultados, o estudo identifica a importância de o professor reconhecer a sua capacidade de iniciativa e de desenvolvimento profissional, buscando alternativas para mudar as suas concepções e adotar novas perspectivas didáticas.

O quinto artigo (e22052) com o título “ESPAÇOS NÃO FORMAIS E A MOBILIZAÇÃO DE PROCESSOS COGNITIVOS:IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO AMAZONAS”, dos autores Mara Dalila Ferreira de Araújo e Lucélida de Fátima Maia da Costa, tem como objetivo compreender em que termos os processos cognitivos mobilizados em espaços não formais amazônicos podem construir referências cognitivas à aprendizagem de Ciências no ambiente escolar. Uma pesquisa qualitativa desenvolvida na cidade de Manacapuru, estado do Amazonas. Os resultados obtidos indicam que, pela caracterização e pelas possibilidades de estabelecimento de relações entre o que se sente, ouve, vê e experimenta, espaços não formais, como uma área de várzea no período da enchente e vazante do rio, e a área portuária da cidade de Manacapuru-AM, propiciam a construção de referências cognitivas para a aprendizagem de Ciências, pois nesses espaços o ensino desta disciplina mobiliza, principalmente, a percepção, a atenção, a memória e a reflexão crítica acerca das consequências da ação humana sobre o meio ambiente.

O sexto texto (e22053), intitulado “LITERATURA DE CORDEL E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PERIÓDICOS E DO ENPEC”, dos autores Wilmo Ernesto Francisco Junior, Paula Dayane Silva Araújo, Edjames Alves Santos e Miyuki Yamashita objetivou compreender o papel e as possibilidades de inter relação entre o cordel e a educação em ciências a partir do mapeamento e caracterização de estudos publicados em periódicos nacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre 2010 e 2020. A análise qualitativa dos trabalhos permitiu elencar três principais funcionalidades do cordel e os resultados apontam que os estudos são relativamente incipientes com tendência de crescimento nos últimos anos, sobretudo a partir de 2018 e que há uma concentração na região Nordeste, sendo deste 13 dos 15 trabalhos.

O sétimo (e22059), “DENGUE E SEU VETOR: SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM UMA PERSPECTIVA INOVADORA” dos autores Thamiris Silva Nélio, Rosina Djunko Miyazaki e Edna Lopes Hardoim, objetivou produzir material pedagógico a fim de traçar caminhos para a Alfabetização Científica, valendo-se, também, das ferramentas digitais, com base a Sequência de Ensino Investigativo (SEI) associada a métodos de aprendizagem ativa sobre a temática da Dengue e seu vetor. A metodologia foi pautada na análise de conteúdo de Bardin. Como resultado constituiu-se um material pedagógico educacional sobre a Dengue e seu vetor, e o site Denguelogia 4.0.

O oitavo manuscrito (e22060), a saber, “O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM LIVROS DIDÁTICOS”, dos autores Letiane Lopes da Cruz e Roque Ismael da Costa Güllich, tem como objetivo investigar o recurso e suas estratégias de ensino e verificar se elas possuem potencial de promover o Pensamento Crítico em Ciências. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram realizados por meio de uma análise documental desenvolvida em oito Livro Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental do 7° ano e as estratégias didáticas foram comparadas conforme sua natureza pedagógica e potencial de desenvolver o PC nos indivíduos. Os resultados demonstram que ainda se faz necessário melhorias nos livros didáticos de Ciências, principalmente na inserção de maior número de estratégias de ensino de cunho Reflexivo/Crítico.

O nono artigo (e22061) intitulado “OLATCG: FERRAMENTA DE BIOINFORMÁTICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO”, de autoria de Anna Carolina de Oliveira Mendes, Amanda Perse da Silva Ramos, Luiz Miguel Viana Barbosa e Maria de Fátima Alves de Oliveira, objetivou elaborar uma plataforma de Bioinformática, a OLATCG, para alicerçar uma estratégia didática em aulas de Genética no Ensino Médio. A pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa, e foi realizada com a participação de nove alunas de uma escola pública federal localizada no Rio de Janeiro. Com os dados extraídos, analisou-se a estratégia quanto à sua exequibilidade em aulas de Genética. Na validação da estratégia didática, identificou-se que a utilização da plataforma com ferramentas de Bioinformática contribui para o aprendizado de alguns temas de Genética Molecular e de Filogenia.

O décimo artigo (e22062) “MICROBIO BACTÉRIAS: UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO”, dos autores Alessandra Vieira da Silva, Márcia Teixeira de Oliveira e Edna Lopes Hardoim, tem por objetivo contribuir e facilitar a compreensão da biologia das bactérias que compõem o microbioma intestinal humano, tornando as aulas de Microbiologia menos abstratas e mais motivadoras desenvolvendo um aplicativo educacional que estimula a investigação sobre conceitos microbiológicos relacionados. Os resultados mostraram que os colaboradores constataram a relevância do app e que o aplicativo MicroBioBactérias assinala uma contribuição que pode facilitar a compreensão da Biologia das bactérias que compõem o microbioma intestinal com base no ensino investigativo.

O décimo primeiro artigo (e22063) “UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA ACERCA DA PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO EMERGÊNCIA DE UMA EPISTEMOLOGIA” dos autores Evandro Luiz Ghedin, Uiara Mendes Ferraz de Pinho e Bárbara Castro Lapa, objetivou investigar as produções científicas publicadas no Periódicos Capes, na BDTD, no Scielo e no Google Acadêmico que englobam o tema “epistemologia no ensino de ciências”, permitindo conduzir uma análise sistemática sobre os principais estudos realizados referentes ao tema,no período de dez anos, por meio de análise sistemática. Foi possível perceber que os estudos acerca da pesquisa no ensino de ciências como emergência de uma epistemologia caminham em um processo de constante construção e entrelaçamento de aspectos teóricos, histórico-filosóficos, ontológicos e metodológicos, e que mais estudos a respeito desse tema são necessários.

O décimo segundo (e22068) manuscrito “INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DAS AÇÕES EDUCATIVAS NOS PARQUES ECOLÓGICOS NA CIDADE DE MACEIÓ, AL”, dos autores Geovanio da Silva Santana e Elton Casado Fireman, busca investigar a aplicabilidade da ferramenta teórico-metodológica de indicadores de alfabetização científica para o estudo e avaliação de ações educativas desenvolvidas pelos parques ecológicos na cidade de Maceió. A pesquisa foi do tipo qualitativa, e a abordagem trata-se de um estudo de caso, a saber, o caso da equipe técnica do Parque Municipal e do Parque do Horto em Maceió. Os resultados apontam a presença dos indicadores e seus atributos de alfabetização científica em duas ações educativas denominadas o Parque nas Escolas e o Projeto Planta Maceió, na qual identificou-se a presença e ausência dos indicadores e seus atributos.

O décimo terceiro artigo (e22069) “TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA ABORDAGEM STEAM”, dos autores Aline Ribeiro Tosta Graça e Geison Jader Mello objetiva analisar a transformação curricular do Novo Ensino Médio, sob a perspectiva de uma formação de professores orientada para a Abordagem STEAM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A metodologia utilizada foi a qualitativa, com características fenomenológicas. Os resultados demonstraram que a abordagem STEAM tem potencial para ser explorada no Ensino Médio.

O décimo quarto manuscrito (e22070) “TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUSSÃO DO CONTEÚDO POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO” de autoria de Bárbara Lethicya Silva Sousa, Severina Coelho da Silva Cantanhede, Leonardo Baltazar Cantanhede e Diana Araújo de Sousa, objetivou investigar o potencial do uso de TDC no Ensino Médio como um recurso didático para o ensino da Química. Para tanto, elaborou-se e aplicou-se uma estratégia didática pautada no uso do TDC da Revista Ciência Hoje, seção O Leitor Pergunta. O somatório dos índices positivos de análise apresentou valor próximo a 90%. Sob o ponto de vista pedagógico, o TDC possibilitou debates a partir da sistematização dos conhecimentos científicos associados à discussão do conteúdo.

O décimo quinto texto (e22071) “E A PARTE DA HISTÓRIA QUE NÃO É CONTADA? REFLEXÕES FEMINISTAS SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA”, com autoria de Ana Luíza do Prado Lima e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, tem como objetivo analisar alguns aspectos e períodos da história da construção científica, como forma de evidenciar o processo de exclusão e invisibilização das cientistas nos períodos em destaque. Segundo os estudos constatou-se que diante de uma construção científica que invisibilizou, deslegitimou e excluiu as cientistas, além de ter emitido seus saberes apropriados, a ciência ainda hoje permanece dentro de parâmetros misóginos e segregadores.

3. ARTIGOS DA SEÇÃO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Apresentamos, neste tópico, os 13 artigos publicados na seção de Educação Matemática, destacando os seguintes aspectos: título, autores, objetivo, síntese metodológica e principais resultados da pesquisa. Com esta apresentação, esperamos que o leitor possa ter uma visão geral de todos os artigos publicados nesta seção específica.

O primeiro artigo (e22054) da seção Educação Matemática, intitulado “SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA”, dos autores Lázaro Rômulo de Souza e Glaydson Francisco Barros de Oliveira, tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos de Matemática Financeira, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a partir de uma sequência didática, utilizando as modalidades do Ensino Híbrido: Rotação por Estações, Sala de Aula Invertida e Laboratório Rotacional. Como resultado, evidencia-se o impacto no conhecimento dos discentes acerca da temática despertando o interesse pela metodologia adotada.

O segundo artigo (e22055) intitulado “PESQUISAS SOBRE O SOFTWARE GEOGEBRA PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL”, dos autores Márcio Urel Rodrigues e Sinelza Gonzaga de Melo Azevedo, tem como objetivo investigar as dissertações e teses relacionadas ao software GeoGebra para a prática do professor de Matemática atuante no Ensino Fundamental, defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no período de 2009 a 2021. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade de Estado do Conhecimento. Na análise interpretativa realizada, identificaram 80 pesquisas direcionadas ao GeoGebra e a Unidade Temática Geometria, o que representa 64,5 % das 124 pesquisas.

O terceiro artigo (e22056) intitulado “UM OLHAR SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA”, dos autores Aroldo Eduardo Athias Rodrigues, Lidinalva de Almada Coutinho e José Ricardo e Souza Mafra, objetiva realizar um mapeamento de pesquisas acadêmicas, mais especificamente de teses e dissertações defendidas no Brasil, no período de 2016 a 2021, visando a localizar as que tratavam da interseção ou interface entre os temas formação de professores que ensinam matemática e tecnologias digitais. Em termos metodológicos, trata-se de um Estado do Conhecimento, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam uma diversificação acentuada de diferentes recursos tecnológicos como principais indutores, envolvendo discussões formativas, tanto na formação inicial como, em maior frequência, na formação contínua de professores que ensinam matemática. Destaca-se, ainda, a necessidade de mais estudos focados para a formação dos professores que atuam nas séries iniciais, no âmbito das tecnologias digitais, além de pesquisas envolvendo a própria formação do professor formador de professores, com base em uma necessidade de fundamento e de significado.

O quarto artigo (e22057) intitulado “TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL” dos autores Claudemir Miranda Barboza e Gladys Denise Wielewski objetivou mostrar um breve panorama da produção acadêmica que abarca as tecnologias digitais na perspectiva da formação inicial do professor de Matemática entre os anos de 2011 a 2021. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam para as potencialidades das tecnologias digitais na formação do professor e como suporte para evidenciar os conhecimentos de conteúdo matemático e os conhecimentos pedagógicos para o ensino da Matemática, demonstram que o software GeoGebra está bem inserido nos debates de tecnologias em Educação Matemática, mostram também fragilidade na formação inicial do professor nesse aspecto.

O quinto artigo (e22058) intitulado “MEMÓRIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA NARRATIVA: HISTÓRIA DE VIDA DE UM PROFESSOR PESQUISADOR”, dos autores Gilvana Bezerra de Sousa, José Carlos de Souza Pereira e José Messildo Nunes, o trabalho objetivou compreender a memória didática constituída na história de vida profissional de um professor pesquisador da área da Educação Matemática. Nesse aspecto, incluiu-se o recorte de vida profissional de um professor pesquisador da Educação Matemática a partir de entrevistas semiestruturadas, de aulas na graduação, de publicações de pesquisas científicas e do memorial escrito pelo professor pesquisador. Os dados construídos evidenciam que a memória didática, numa perspectiva narrativa, configurou-se como ferramenta de análise de experiências acadêmicas vivenciadas por um professor pesquisador.

O sexto artigo (e22064) intitulado “MULHERES NA DOCÊNCIA: NARRATIVAS E REFLEXÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA SOBRE SEXISMO, CULTURA E SOCIEDADE”, das autoras Luciana Xavier Morais dos Santos e Mirian Maria Andrade, objetivou apresentar uma discussão sobre como os aspectos culturais atrelados à figura feminina influenciam nos processos formativos. Metodologicamente fundamentada na teoria Histórico-Cultural e Teoria da Atividade. Nesta perspectiva, os resultados apontam para a proposta de discussão como uma forma de desconstruir barreiras que ainda prejudicam o acesso das professoras em espaços de formação científica e tecnológica, assim como, se constituem como limitadores do acesso à pesquisa e a qualidade dos processos formativos.

O sétimo artigo (e22065), intitulado “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTADO DA QUESTÃO”, dos autores Luanna Priscila da Silva Gomes e Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, o estudo tem como objetivo analisar dissertações e teses que empreenderam experiências educativas utilizando a resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa Estado da Questão. Quanto aos resultados verificam-se uma pluralidade de perspectivas no trabalho pedagógico com a resolução de problemas e com diferentes conteúdos, o que possibilita caminhos diversos para colocá-la em ação no âmbito educacional. Assim, é de suma importância que mais experiências educativas com a Resolução de Problemas sejam realizadas, de modo a promover espaços de discussão e produção de conhecimento coletivo, o fomento à argumentação, a posicionamentos críticos e a aprendizagem.

O oitavo artigo (e22066), intitulado “APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA, EMTEMPOS DE PANDEMIA, NA UFRR E NA UEG”, das autoras Edileusa do Socorro Valente Belo e Roseli Araújo Barros, tem por objetivo discutir o Estágio Supervisionado (ES), na licenciatura em Matemática, em tempos de pandemia, em duas universidades públicas brasileiras, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Utilizou-se metodologia de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Como resultados, destaca-se que as adequações das atividades de Estágio ao ensino remoto foram positivas, visto que os licenciandos ressaltam como importantes as experiências de ensino vivenciadas por tecnologias digitais.

O nono artigo (e22067), intitulado “CONEXÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ENSINADOS NA ESCOLA: FUNDAMENTAÇÃO EM PIAGET, AUSUBEL E VERGNAUD”, dos autores Francisco Hermes Santos da Silva e Rudinei Alves dos Santos, tem o objetivo de mostrar conceitos piagetianos, que encerram a importância da interconexão dos conteúdos matemáticos. O texto é baseado em pesquisa com abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Aponta a importância da conexão dos conteúdos para compreensão de conteúdos matemáticos e abre caminho para pesquisas originais que apresentem práticas docentes construídas e/ou experimentadas, com essas e outras teorias, a fim de indicar caminhos, quiçá melhores dias, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática.

O décimo artigo (e22072), intitulado “RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU COM USO DO MATERIAL DOURADO”, dos autores Thamires Silva Soares, Deuseliane Patrícia Oliveira Leal Leal, Yara Letícia Pereira Serra e Mauro Guterres Barbosa, e tem por objetivo compreender se o processo manipulativo proporciona aprendizagem sobre o conteúdo de equações do 2º grau. Se refere à revisão teórica, tem como fontes de pesquisa produções científicas encontradas na plataforma Google Acadêmico e nos eventos do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. Conclui-se que o material dourado favorece o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de equações quadráticas.

O décimo primeiro artigo (e22073), intitulado “PRÁTICAS INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO ARTICULAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA NO PGECM/IFCE”, dos autores Francisco Hemerson Brito da Silva e Ana Carolina Costa Pereira, objetivou elaborar de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), a partir da produção bibliográfica advinda de investigações que envolveram a construção de interfaces entre história e ensino de Matemática, por alunos egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza, entre os anos de 2015 e 2022. Esse mapeamento fora realizado por meio do uso de documentos históricos e antigos instrumentos matemáticos em alguns contextos. Por meio dos estudos selecionados, apresentam um quadro amplificado, que, ao longo dos sete anos de existência do PGECM/IFCE, sofreu um acréscimo, mostrando como as pesquisas com os recursos históricos e a relação com o ensino vêm sendo tratados perante a academia.

O décimo segundo artigo (e22074), intitulado “CONTRIBUIÇÕES DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, das autoras Carla Maria Leidemer Bruxel, Jéssica Puhl Dalberto, Vidica Bianchi, Maria Cristina Pansera de Araújo, o estudo objetiva analisar as contribuições das produções acadêmicas para o processo de ensino e aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A natureza da pesquisa é qualitativa. Os resultados revelam que a apropriação de conceitos matemáticos e o desenvolvimento das habilidades de calcular, comparar e resolver problemas envolve diversos processos mentais superiores. O processo de ensino e aprendizagem de matemática é complexo e requer a intermediação constante do professor. As atividades que envolvem a resolução de problemas propiciam a ampliação de conhecimentos e a autonomia da criança.

Por fim, o último publicado na edição, (e22075), o décimo terceiro texto, intitulado “USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DE INTEGRAIS”, dos autores Antonio Marcos da Costa Silvano, José Galdino da Silva, José Wiron Barbosa Procópio e Francisco Franciano, tem como objetivo analisar as contribuições do uso pedagógico e cognitivo do software GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem das técnicas de integração de funções matemáticas. A pesquisa, classificada como qualitativa exploratória, foi desenvolvida a partir de estudo bibliográfico e da análise dos trabalhos mapeados nas principais bases de dados, no portal de periódicos da CAPES. O resultado da pesquisa permitiu verificar indícios de que o ensino do cálculo de integrais ainda é desenvolvido por meio do modelo de ensino tradicional, sem que haja uma compreensão profunda dos conceitos explorados. Além disso, evidenciou que pouco são utilizadas as potencialidades pedagógicas e cognitivas do software GeoGebra para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, e que são necessários mais investimentos na formação de professores com essa finalidade. Foi possível verificar que as concepções da aprendizagem significativa colaborativa dos conceitos do cálculo de integrais com a inserção das TDIC possibilitam o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, bem como a maturação de novos saberes.

Com isso, apresentamos os 13 artigos que tratam de diversas temáticas no âmbito da Educação Matemática. Aliás, esta é uma característica tanto da referida área como também deste periódico científico, que tem como missão difundir conhecimento científico com inovação e qualidade na área de Ensino de Ciências e Matemática que contribua para o desenvolvimento educacional e socioambiental da Região Amazônica.

4. ASPECTOS QUALITATIVOS DO DESENVOLVIMENTO DA REVISTA REAMEC: DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2022

Durante os meses de setembro a dezembro de 2022, a Revista REAMEC continuou com o seu desenvolvimento no âmbito da qualidade da editoração científica com base em boas práticas e com vistas ao movimento da ciência aberta. Esta ainda não implementada integralmente nas políticas e práticas editoriais deste periódico. Destacamos 6 (seis) aspectos qualitativos que foram implementados na Revista REAMEC neste período.

O primeiro aspecto está relacionado ao aumento significativo da quantidade de citações que este periódico vem recebendo nos últimos anos, conforme apresentado no Quadro 1. Isso significa que os artigos publicados neste periódico estão sendo utilizados em outras pesquisas científicas. Também percebemos o aumento de 314 citações registradas em dezembro de 2021 (COSTA et al, 2021) para 514 registradas até dezembro de 2022.

Quadro 1
citações da Revista REAMEC no Google Scholar.
citações da Revista REAMEC no Google Scholar.
Google Scholar em 31/12/2022.

O segundo aspecto que destacamos refere-se a algumas estatísticas ilustradas no Quadro 2 que quantificam, em parte, o trabalho da Revista REAMEC no ano de 2022:

Quadro 2
Estatísticas da Revista REAMEC (Ano de 2022)[2]
Itens Ano de 2021
Edições publicadas 3
Artigos publicados v. 10, nº 1 23
Artigos publicados v. 10, nº 2 20
Artigos publicados v. 10, nº 3 28
Total de artigos publicados v. 10 71
Total de artigos submetidos 151
Artigos aceitos (Quant./ %) 67 (44,4%)
Artigos rejeitados (Quant./ %) 60 (55,6%)
Artigos em avaliação 48
Artigos em edição e editoração 0
Dias para aceitar 122
Dias para reprovar 75
Usuários cadastrados* 1225
Leitores cadastrados 1104
Autores cadastrados 869
Avaliadores ad hoc cadastrados 240
* Destacamos que o mesmo usuário pode ser leitor, autor e avaliador.
Plataforma da Revista REAMEC em 31 de dezembro de 2022

Assim, no ano de 2022, conforme já mencionamos, foram publicados três números. Com base nas estatísticas apresentadas no Quadro 2, podemos observar que foram publicados 71 artigos científicos, de um total de 151 submetidos à Revista (e outros 36 que haviam sido submetidos no ano de 2021, por isso a divergência entre submetidos, aceitos e reprovados). Com uma taxa de 44,4% de artigos aceitos e 55,6% de artigos rejeitados, o tempo médio para artigos aprovados foi de 122 dias e de 75 para reprovados. Para manter esse padrão de qualidade e a celeridade destacada, contamos com as contribuições de 85 avaliadores ad hoc que elaboraram pareceres aos artigos submetidos para este número atual e um total de 155 avaliadores ad hoc contabilizados nos 3 números publicados neste ano de 2022.

Continuamos trabalhando com base nas boas práticas editoriais com o objeto de divulgar pesquisas realizadas na área de Ensino de Ciências e Matemática, considerando o contexto da Região Amazônica.

5. CONSIDERAÇÕES

Como uma ação de transparências com fins de registros, nos últimos editoriais deste periódico estão sendo registradas as apresentações dos artigos publicados em cada número e os avanços quantitativos e qualitativos que a Revista REAMEC vem realizando (WIELEWSKI et al, 2019; WIELEWSKI et al, 2020; WIELEWSKI et al, 2020a; WIELEWSKI et al, 2020b; COSTA; RIBEIRO, 2021; COSTA; RIBEIRO, 2021a; COSTA, SANTANA, ROSINKE, CARNEIRO, 2021; COSTA, SANTANA, COSTA, ROSINKE, CARNEIRO, 2022; COSTA, SANTANA, COSTA, ROSINKE, CARNEIRO, 2022b). Neste editorial seguimos a mesma linha de raciocínio e registramos as apresentações sobre os artigos publicados e os aspectos que consideramos significativos para o desenvolvimento e melhoramento deste periódico.

Assumimos esta prática e padrão de editorial para, por um lado, apresentar uma síntese de cada artigo publicado de tal forma que o leitor possa ter uma visão geral das pesquisas que foram divulgadas em cada número e, por outro lado, para apresentar e registrar os avanços e o desenvolvimento deste periódico, considerando as boas práticas internacionais de divulgação científica, as recomendações e o modus operandi da ciência aberta.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio e as contribuições dos editores da Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

REFERÊNCIAS

COSTA, Dailson Evangelista.; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Editorial do Volume 9, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n. 1, e21037, janeiro-abril, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.12298

COSTA, Dailson Evangelista; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Editorial do Volume 9, nº. 2, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, .21069, 2021a. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12936

COSTA, Dailson Evangelista, SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva, ROSINKE, Patrícia, CARNEIRO, Rogerio dos Santos. Editorial do Volume 9, nº. 3, da Revista REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n. 3, .21105, set./dez., 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13288

COSTA, D. E.; SANTANA, G. F. da S.; COSTA, L. A. L.; ROSINKE, P.; CARNEIRO, R. dos S. Editorial do volume 10, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, .22025, jan./abr., 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13803

COSTA, D. E.; SANTANA, G. F. da S.; COSTA, L. A. L.; ROSINKE, P.; CARNEIRO, R. dos S. Editorial do volume 10, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, .22047, maio/ago., 2022b. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.14333

WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 7, nº. 3, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, p. 01-07, 2019. https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9563

WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 1-7, 2020. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.10098

WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 2, DA REVISTA REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 1-20, 2020a. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.11060

WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 3, DA REVISTA REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 1-20, 2020b. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.11638

APÊNDICE

FINANCIAMENTO

Os editores da Revista REAMEC.

CONTRIBUIÇÕES DE AUTORIA

Resumo/Abstract/Resumen: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Introdução: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Apresentação dos artigos: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Apresentação dos aspectos qualitativos: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Conclusão e considerações finais: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Referências: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Revisão do manuscrito: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Aprovação da versão final publicada: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

CONFLITOS DE INTERESSE

Os autores declararam não haver nenhum conflito de interesse de ordem pessoal, comercial, acadêmica, política e financeira referente a este manuscrito.

DISPONIBILIDADE DE DADOS DE PESQUISA

Os dados estão publicados na Revista REAMEC, v. 10, n. 3, setembro-dezembro, 2022.

CONSENTIMENTO DE USO DE IMAGEM

Não se aplica.

APROVAÇÃO DE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Não se aplica.

COMO CITAR - ABNT

COSTA, Dailson Evangelista, SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva. ROSINKE, Patrícia, CARNEIRO, Rogerio dos Santos. Editorial do Volume 10, n. 3, da Revista REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 10, n. 3, e22078, set./dez., 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14838

COMO CITAR - APA

Costa, D. E., Santana, G. F. da S., Rosinke, P., Carneiro, R. dos S. (2022). Editorial do Volume 10, n. 3, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 10(3), e22078. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14838

LICENÇA DE USO

Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.

DIREITOS AUTORAIS

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

PUBLISHER

Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Publicação no Portal de Periódicos UFMT. As ideias expressadas neste artigo são de responsabilidade de seus autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores ou da referida universidade.

EDITOR

Dailson Evangelista Costa

Orcid:https://orcid.org/0000-0001-6068-7121

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9559913886306408

Geslane Figueiredo da Silva Santana

Orcid:https://orcid.org/0000-0002-6281-8719

Lattes:http://lattes.cnpq.br/8713263360849396

Patrícia Rosinke

Orcid:https://orcid.org/0000-0003-0433-7113

Lattes:http://lattes.cnpq.br/3135869298084965

Rogerio dos Santos Carneiro

Orcid:https://orcid.org/0000-0002-5387-0435

Lattes:http://lattes.cnpq.br/6059313467968676

Notas

[2] Informações extraídas do Open Journal Systems da Revista REAMEC.

Autor notes

* Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Juraídes de Sena Abreu, s/n, Setor Buritizinho, Arraias, Tocantins, Brasil, CEP: 77330-000.
** Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Toledo, n. 735, Bairro Jardim Terra Rica, Sinop, Mato Grosso, Brasil, CEP: 78.557-548.
*** Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Udine, quadra 20, lote 18. Residencial Santa Cecília, Sinop, Mato Grosso, Brasil, CEP 78.555-436.
**** Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Docente na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil, Endereço para correspondência: Avenida Paraguai, s/n°, esquina com a Rua Uxiramas Setor Cimba, CEP: 77824-838.

Ligação alternative

Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
HMTL gerado a partir de XML JATS4R