A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO DA QUÍMICA NO BRASIL E SUAS DERIVAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.13639Palavras-chave:
Campo Científico, Química, Formação de Professores, Bourdieu, HabitusResumo
O objetivo do artigo é discutir as relações de força e as disputas por capital, o poder no campo, a hierarquia das áreas de conhecimento no Campo Científico da Química (CCQ) e na constituição do habitus químico. Com isso, intentamos compreender o papel da docência nesse espaço assentado na teoria dos campos de Pierre Bourdieu. As contribuições do autor são utilizadas como referencial metodológico com base no método praxiológico. As razões que podem explicitar a estrutura do CCQ no Brasil têm origens na tradição histórica do caráter experimental confirmado pela estruturação do campo, suas práticas, crenças e na divisão em subcampos Tecnológico e de Formação de Professores de Química, o que revela as relações de poder nesse espaço. O CCQ mantém e reproduz a valorização da pesquisa que se volta à formação de bacharéis, considerados exímios pesquisadores que influenciam o ensino e a formação de professores de química. Os estudos contemporâneos do subcampo da formação de professores de química se debruçam para desvelar as marcas e tensões do habitus químico que vem a comprometer a identidade docente.
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