O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.13772


Palavras-chave:

Reflexão Crítica, Ensino de Ciências, Estratégias Didáticas, Livro Didático, Pensamento

Resumo

Promover as capacidades do Pensamento Crítico nos indivíduos vem se tornando uma meta educacional e um desafio para o ensino, uma vez que o Livro Didático continua sendo influenciador do processo de ensino e de aprendizagem. Portanto, objetiva-se investigar esse recurso e suas estratégias de ensino, já que essas implicam na formação dos indivíduos. Além disso, busca-se verificar se elas possuem potencial de promover o PC em Ciências. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram realizados por meio de uma análise documental desenvolvida em oito Livro Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental do 7° ano e as estratégias didáticas foram comparadas conforme sua natureza pedagógica e potencial de desenvolver o PC nos indivíduos. As estratégias que são análogas ao modelo de ensino tradicional, que possuem a finalidade de apenas informar ou complementar o conteúdo, foram classificadas na 1) Categoria Informativa (1014:2065). Quanto as estratégias que visam o desenvolvimento de determinadas competências e capacidades do PC quando necessariamente dependem de ser mediadas pelo professor, foram agrupadas na categoria 2) Exploratória (760:2065). E em relação às estratégias de ensino que possuem alto potencial de promover as capacidades do PC, devido a exigirem um posicionamento crítico e reflexivo, essas foram categorizadas na categoria 3) Reflexiva/Crítica (291:2065). Diante disso, os resultados demonstram que ainda se faz necessário melhorias nos LDCEF, principalmente na inserção de maior número de estratégias de ensino de cunho Reflexivo/Crítico, uma vez que essas levam o indivíduo a se tornar alfabetizado cientificamente, ser mais autônomo e ser o protagonista de sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Letiane Lopes da Cruz, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e bolsista CAPES/DS. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UFFS, Campus Cerro Largo/RS. Participou do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (2018-2019), foi bolsista PROIC-T/UFFS (2019-2021) e bolsista PIBIC-CNPq (2021-2022), voluntária do Programa Residência Pedagógica Biologia, Física e Química (2020-2021). Participante do projeto de extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, do projeto de extensão Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM)- UFFS, Cerro Largo/RS. Tem realizado pesquisas voltadas para a análise de Livros Didáticos, com ênfase no Pensamento Crítico e o Ensino de Ciências.

  • Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Metodologias de Ensino de Biologia. Livro Didático. Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Narrativas Pensamento Crítico em Ciências. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS. 

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Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Educação em Ciências

Como Citar

CRUZ, Letiane Lopes da; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM LIVROS DIDÁTICOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 3, p. e22060, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13772. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13772. Acesso em: 25 jun. 2025.