O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.13772

Palavras-chave:

Reflexão Crítica, Ensino de Ciências, Estratégias Didáticas, Livro Didático, Pensamento

Resumo

Promover as capacidades do Pensamento Crítico nos indivíduos vem se tornando uma meta educacional e um desafio para o ensino, uma vez que o Livro Didático continua sendo influenciador do processo de ensino e de aprendizagem. Portanto, objetiva-se investigar esse recurso e suas estratégias de ensino, já que essas implicam na formação dos indivíduos. Além disso, busca-se verificar se elas possuem potencial de promover o PC em Ciências. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram realizados por meio de uma análise documental desenvolvida em oito Livro Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental do 7° ano e as estratégias didáticas foram comparadas conforme sua natureza pedagógica e potencial de desenvolver o PC nos indivíduos. As estratégias que são análogas ao modelo de ensino tradicional, que possuem a finalidade de apenas informar ou complementar o conteúdo, foram classificadas na 1) Categoria Informativa (1014:2065). Quanto as estratégias que visam o desenvolvimento de determinadas competências e capacidades do PC quando necessariamente dependem de ser mediadas pelo professor, foram agrupadas na categoria 2) Exploratória (760:2065). E em relação às estratégias de ensino que possuem alto potencial de promover as capacidades do PC, devido a exigirem um posicionamento crítico e reflexivo, essas foram categorizadas na categoria 3) Reflexiva/Crítica (291:2065). Diante disso, os resultados demonstram que ainda se faz necessário melhorias nos LDCEF, principalmente na inserção de maior número de estratégias de ensino de cunho Reflexivo/Crítico, uma vez que essas levam o indivíduo a se tornar alfabetizado cientificamente, ser mais autônomo e ser o protagonista de sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

Letiane Lopes da Cruz, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e bolsista CAPES/DS. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UFFS, Campus Cerro Largo/RS. Participou do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (2018-2019), foi bolsista PROIC-T/UFFS (2019-2021) e bolsista PIBIC-CNPq (2021-2022), voluntária do Programa Residência Pedagógica Biologia, Física e Química (2020-2021). Participante do projeto de extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, do projeto de extensão Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM)- UFFS, Cerro Largo/RS. Tem realizado pesquisas voltadas para a análise de Livros Didáticos, com ênfase no Pensamento Crítico e o Ensino de Ciências.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Metodologias de Ensino de Biologia. Livro Didático. Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Narrativas Pensamento Crítico em Ciências. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS. 

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

CRUZ, L. L. da; GÜLLICH, R. I. da C. . O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM LIVROS DIDÁTICOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22060, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13772. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13772. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências