PRÁTICAS INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO ARTICULAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA NO PGECM/IFCE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.13956

Palavras-chave:

Antigos Instrumentos Matemáticos, Documentos Históricos, Produção Discente, Formação Docente, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

A pesquisa desenvolvida consiste na elaboração de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), a partir da produção bibliográfica advinda de investigações que envolveram a construção de interfaces entre história e ensino de Matemática, por alunos egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza, entre os anos de 2015 e 2022. Diante desse cenário, visamos a mapear as ações de pesquisa que foram desenvolvidas por esse público frente à temática destacada, por meio do uso de documentos históricos e antigos instrumentos matemáticos em alguns contextos. Com isso, mediante as orientações de uma RSL, analisamos a produção científica recolhida em relação a aspectos direcionados à mobilização dos recursos da História da Matemática para finalidades acadêmicas sob um viés prático e/ou viés teórico. Assim, conseguimos visualizar as diferentes perspectivas que foram conduzidas diante da mobilização de conhecimentos incorporados aos recursos da História da Matemática para contribuições à comunidade acadêmica, tendo ênfase na formação de professores. Dessa forma, por meio dos estudos selecionados, tivemos um quadro amplificado, que, ao longo dos sete anos de existência do PGECM/IFCE, sofreu um acréscimo, situando-nos a respeito de como as pesquisas com os recursos históricos e a relação com o ensino vêm sendo tratados perante a academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Hemerson Brito da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

É licenciado em Matemática (2021) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECA), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática. 

Referências

ALBUQUERQUE, Suziê Maria de. Um estudo sobre a articulação entre a multiplicação contida no Traité de Gerbert (1843) e o ensino na formação de Professores de matemática. 2019. 145f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

ALVES, Verusca Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 156f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da Balhestilha, inserida no documento Chronographia, Reportorio dos Tempos..., aplicado na formação de professores. 2018. 114f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

CASTILLO, Ana Rebeca Miranda. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonard Digges. 2016. 121f. Tese (Doutorado em Educação Matématica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18982>. Acesso em: 15 dez. 2022.

CLARKE, Jane. What is a systematic review?. Evidence-Based Nursing, n. 14, p. 64, 2011. Disponível em: <https://ebn.bmj.com/content/14/3/64>. Acesso em: 15 dez. 2022.

CLARKE, Mike; CHALMERS, Iain. Reflections on the history of systematic reviews. BMJ Evidence Based Medicine, n. 23, p. 121-122, 2018. Disponível em: <https://ebm.bmj.com/content/23/4/121>. Acesso em: 15 dez. 2022.

COUTINHO JÚNIOR, Antônio de Lisboa et al. O ensino de Física integrado a plataforma ARDUINO, uma revisão sistemática de literatura. Educere Et Educare: Revista de Educação, Oeste do Paraná, v. 16, n. 40, p. 175-197, dez. 2021. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26800>. Acesso em: 15 dez. 2022.

FEITOSA, Raphael Alves. SILVA, Isabelle Coelho da. Uma revisão sistemática de literatura acerca dos trabalhos sobre a interface entre ensino e história da matemática. Revista de Educação em Ciências e Matemática (AMAZÔNIA), Belém, v. 17, n. 38, p. 293-308, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10611/7413>. Acesso em: 15 dez. 2022.

KITCHENHAM, Bárbara. Producers for Performing Systematic Reviews. Joint Technical Report – Keele University Technical Report, Austrália, p. 33, July, 2004.

MARTINS, Eugeniano Brito. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado rabdologiae de 1617. 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemática. 2019. 199f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conhecendo a história do GPEHM e sua contribuição para a educação Matemática no Ceará. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa. (org.) Ensino e história da Matemática: enfoques de uma prática. Fortaleza: Eduece, 2020. Cap. 1. p. 15-39. Disponível em: <http://uece.br/eduece/dmdocuments/Ensino%20da%20Historia%20da%20Matematica%20-%20V.%20I.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2022.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de Matemática. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, pp. 342-372, 2019. Disponível em:

<https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2164/1085>. Acesso em: 15 dez. 2022.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: Uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p.89-111, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/07.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2022.

SAITO, Fumikazu; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A elaboração de atividades com um antigo instrumento matemático na interface entre história e ensino. São Paulo: LF - Editorial, 2019. 88 p. (História da Matemática e da educação Matemática para o ensino).

SANTOS, Andressa Gomes dos. Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática. 2022. 222f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.

SILVA, Alison Sousa da. Sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no estudo de corpos regulares segundo o tratado De Divina Proportione de Luca Pacioli. 2021. 95f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.

SILVA, Francisco Hemerson Brito da. Sobre os conhecimentos matemáticos a partir da reconstrução do báculo de Petrus Ramus (1515-1572) advindos de uma vivência dos licenciandos em Matemática da UECE. 2021. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2021) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: <https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=101479>. Acesso em: 15 dez. 2022.

SILVA, Isabelle Coelho da. Um estudo da incorporação de textos originais para a Educação Matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

SILVA NETO, Benjamim Cardoso da; MENDES, Iran Abreu; SILVA, Luiza Pereira da. História em Quadrinhos nas pesquisas sobre história para o Ensino de Matemática (1990-2018). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 206-218, 2020. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9330>. Acesso em: 15 dez. 2022.

Publicado

2022-12-20

Como Citar

SILVA, F. H. B. da; PEREIRA, A. C. C. PRÁTICAS INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO ARTICULAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA NO PGECM/IFCE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22073, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13956. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13956. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática