RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTADO DA QUESTÃO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.14212

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Anos iniciais do ensino fundamental. , Estado da Questão.

Resumo

A resolução de problemas tem um importante papel no ensino e aprendizagem da matemática, sobretudo, pelo seu potencial em contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico desde a infância. Dada essa relevância, o presente estudo tem como objetivo analisar dissertações e teses que empreenderam experiências educativas utilizando a resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Se tratando de uma pesquisa Estado da Questão, esse estudo utilizou o repositório Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e, após obtenção dos dados, empreendeu as análises considerando as seguintes categorias: recorrência temporal, nível de ensino, unidades temáticas, perspectivas de uso da resolução de problemas em sala de aula. Verificamos uma pluralidade de perspectivas no trabalho pedagógico com a resolução de problemas e com diferentes conteúdos, o que possibilitou caminhos diversos para colocá-la em ação no âmbito educacional. Assim, é de suma importância que mais experiências educativas com a Resolução de Problemas sejam realizadas, de modo a promover espaços de discussão e produção de conhecimento coletivo, o fomento à argumentação, a posicionamentos críticos e a aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Luanna Priscila da Silva Gomes, NEI CAp - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte,Brasil

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Especialista em Teoria e Estudos sobre a Linguagem (PPGEL/UFRN). Professora efetiva do Núcleo de Educação da Infância - Colégio de Aplicação - NEI/CAp - UFRN. Pesquisadora vinculada ao CONTAR - Grupo de Pesquisa em ensino da matemática e da língua portuguesa/UFRN/CNPQ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2459920207939957). Colaboradora no grupo de pesquisa Arte e Infância da UFRN. Estuda a Educação Matemática na(s) infância(s) na perspectiva histórico-cultural.

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Brejo Santo, Ceará, Brasil.

Doutor em Educação pela UFRN (2020), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN (2013) e Licenciado em Matemática pela UECE (2011). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Didática Desenvolvimental (GPEM2D). Coordenador do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP. Atua como coorientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (PPGECNM/UFRN) e docente permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (MPE/ URCA). É membro do Conselho Nacional Fiscal da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência como docente e pesquisador de Educação Matemática, nas seguintes linhas de pesquisa: Formação de Professores, Etnomatemática e Didática Desenvolvimental.

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Publicado

2022-11-05

Como Citar

GOMES, L. P. da S.; GONÇALVES, P. G. F. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTADO DA QUESTÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22065, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14212. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14212. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática