RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.14005Palavras-chave:
Relação teoria-prática, Metacognição, Ensino de FísicaResumo
O presente estudo propõe o uso de estratégias metacognitivas como possibilidade para resolução de problemas em Física, tomando como referência estudos desenvolvidos na área de modo a proceder ajustes e adaptações pertinentes. Nesse contexto, surge a problemática vinculada a operacionalização dessas estratégias em sala de aula, particularmente relacionada ao professor, que necessita se organizar para implementar um novo modelo didático. O problema de investigação é dado pela seguinte pergunta: Como os professores percebem a implementação de práticas pedagógicas distintas da que habitualmente utilizam? Em outras palavras, o estudo busca compreender os limites e possibilidades da inserção de estratégias metacognitivas para resolução de problemas em Física, a partir de aspectos inerentes ao professor. Para tanto, tomamos como sujeito do estudo uma professora de Física que foi preparada para utilizar estratégias metacognitivas na resolução de problemas em Física e analisamos seus registros em um diário de aula. Como resultados, o estudo identifica a importância de o professor reconhecer a sua capacidade de iniciativa e de desenvolvimento profissional, buscando alternativas para mudar as suas concepções e adotar novas perspectivas didáticas; ter consciência do seu papel como agente de transposição didática, procedendo às adaptações necessárias dos conhecimentos pedagógicos produzidos na academia conforme sua realidade e contexto; e estar ciente de que poderá encontrar resistência por parte dos alunos.
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