RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.14005

Palavras-chave:

Relação teoria-prática, Metacognição, Ensino de Física

Resumo

O presente estudo propõe o uso de estratégias metacognitivas como possibilidade para resolução de problemas em Física, tomando como referência estudos desenvolvidos na área de modo a proceder ajustes e adaptações pertinentes. Nesse contexto, surge a problemática vinculada a operacionalização dessas estratégias em sala de aula, particularmente relacionada ao professor, que necessita se organizar para implementar um novo modelo didático. O problema de investigação é dado pela seguinte pergunta: Como os professores percebem a implementação de práticas pedagógicas distintas da que habitualmente utilizam? Em outras palavras, o estudo busca compreender os limites e possibilidades da inserção de estratégias metacognitivas para resolução de problemas em Física, a partir de aspectos inerentes ao professor. Para tanto, tomamos como sujeito do estudo uma professora de Física que foi preparada para utilizar estratégias metacognitivas na resolução de problemas em Física e analisamos seus registros em um diário de aula. Como resultados, o estudo identifica a importância de o professor reconhecer a sua capacidade de iniciativa e de desenvolvimento profissional, buscando alternativas para mudar as suas concepções e adotar novas perspectivas didáticas; ter consciência do seu papel como agente de transposição didática, procedendo às adaptações necessárias dos conhecimentos pedagógicos produzidos na academia conforme sua realidade e contexto; e estar ciente de que poderá encontrar resistência por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Marivane de Oliveira Biazus, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduação em Física (Universidade de Passo Fundo - 2008). Especialização em Física (Universidade de Passo Fundo - 2010). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade de Passo Fundo - 2015). Doutorado em Educação (Universidade de Passo Fundo - 2021). Atualmente atuo como professora do ensino superior e na educação básica pública e privada. Tenho experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, metodologias de ensino, ensino fundamental, física moderna e contemporânea, estratégias metacognitivas no ensino de física. 

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Matemática com habilitação em Física; Especialista em Educação Matemática; Especialista em Ensino de Física; Mestre em Educação (UPF); Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) com estudos na Universidad de Alcalá de Henares - España; Estágio pós-doutoral na Unversidad de Burgos - España (2017-2018). Professora de Física da Educação Básica (1990-2002) e da Universidade de Passo Fundo desde 1993 (Titular), vinculada a Área (departamento) de Física. Atuou como coordenadora da UPF Editora, do Curso de Física-L, da Área de Física e do Pibid/Física, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é docente permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico) e docente permanente e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Profissional), ambos da Universidade de Passo Fundo - UPF. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica - GruPECT, investigando as seguintes temáticas associadas aos processos de ensino e aprendizagem: Metacognição, Afetividade, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Ensino por Indagação. Coordena convênios internacionais e integra a Red Internacional de Investigación em Ensenãnza de las Ciencias - RIEC. Revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Editora Adjunto da Revista Espaço Pedagógico e da Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática. 

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciado em Matemática LP (UPF). Licenciado em Física (UFSM). Especialista em Física (UPF). Mestre em Ensino de Física (UFRGS). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo e professor de física e matemática na Educação Básica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, astronomia, aprendizagem significativa, formação de professores e ensino de ciências na educação básica. 

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

BIAZUS, M. de O.; ROSA, C. T. W. da; DARROZ, L. M. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22051, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14005. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14005. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências