APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA, EMTEMPOS DE PANDEMIA, NA UFRR E NA UEG
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14184Palavras-chave:
Estágio Supervisionado em Matemática, Pandemia da Covid-19, Práticas FormativasResumo
A crise sanitária provocada pela pandemia do COVID-19 exigiu medidas de distanciamento social, ampliando o uso da tecnologia digital, em distintos setores. Na educação, tal tecnologia tornou-se ferramenta essencial, com a adoção do ensino remoto. Nesse contexto, discute-se o Estágio Supervisionado (ES), na licenciatura em Matemática, em tempos de pandemia, em duas universidades públicas brasileiras, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a partir da seguinte questão investigativa: de que modo as propostas de ES dos cursos de licenciatura em Matemática, das referidas Instituições, foram adaptadas ao ensino remoto e as possíveis implicações na formação do futuro professor de Matemática? Para respondê-la, utilizou-se metodologia de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com base na análise dos relatórios de Estágio elaborados pelos licenciandos, em 2020 e 2021, e reflexões acerca das práticas formativas adotadas pelas professoras formadoras no desenvolvimento das atividades que viabilizaram a execução do Estágio. Como resultados, destaca-se que as adequações das atividades de Estágio ao ensino remoto foram positivas, visto que os licenciandos ressaltam como importantes as experiências de ensino vivenciadas por tecnologias digitais. Com isso, evidenciaram maior tempo dedicado ao planejamento das aulas e dos materiais didáticos, bem como dificuldades em obter feedback dos alunos e realizar processos avaliativos de forma virtual.
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