APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA, EMTEMPOS DE PANDEMIA, NA UFRR E NA UEG

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.14184

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado em Matemática, Pandemia da Covid-19, Práticas Formativas

Resumo

A crise sanitária provocada pela pandemia do COVID-19 exigiu medidas de distanciamento social, ampliando o uso da tecnologia digital, em distintos setores. Na educação, tal tecnologia tornou-se ferramenta essencial, com a adoção do ensino remoto. Nesse contexto, discute-se o Estágio Supervisionado (ES), na licenciatura em Matemática, em tempos de pandemia, em duas universidades públicas brasileiras, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a partir da seguinte questão investigativa: de que modo as propostas de ES dos cursos de licenciatura em Matemática, das referidas Instituições, foram adaptadas ao ensino remoto e as possíveis implicações na formação do futuro professor de Matemática? Para respondê-la, utilizou-se metodologia de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com base na análise dos relatórios de Estágio elaborados pelos licenciandos, em 2020 e 2021, e reflexões acerca das práticas formativas adotadas pelas professoras formadoras no desenvolvimento das atividades que viabilizaram a execução do Estágio. Como resultados, destaca-se que as adequações das atividades de Estágio ao ensino remoto foram positivas, visto que os licenciandos ressaltam como importantes as experiências de ensino vivenciadas por tecnologias digitais. Com isso, evidenciaram maior tempo dedicado ao planejamento das aulas e dos materiais didáticos, bem como dificuldades em obter feedback dos alunos e realizar processos avaliativos de forma virtual.

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Biografia do Autor

Edileusa do Socorro Valente Belo, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Cantá, Roraima, Brasil.

Professora na Universidade Federal de Roraima. Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2018). Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2002). Tem experiência na área de Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino-aprendizagem de matemática, docência no ensino superior e pesquisa narrativa.

Roseli Araújo Barros, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, Goiás, Brasil.

Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Fundamentos da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/Minas (1996). Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO/RJ/1995). Graduada em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari/FAFIMAN (1989). Atualmente é professora efetiva na Universidade Estadual de Goiás/UEG, no Câmpus Cora Coralina, Cidade de Goiás. Atua desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão com interesse no tema formação de professores que ensinam Matemática (PEM), utilizando a memória como dispositivo de análise e compreensão da formação do professor e sua docência.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

BELO, E. do S. V.; BARROS, R. A. . APRENDIZAGENS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA, EMTEMPOS DE PANDEMIA, NA UFRR E NA UEG. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22066, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14184. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14184. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática