MEMÓRIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA NARRATIVA: HISTÓRIA DE VIDA DE UM PROFESSOR PESQUISADOR

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.13817

Palavras-chave:

Memória Didática, Pesquisa Narrativa, Teoria Antropológica do Didático, Gestos Didáticos, Formação de Professores

Resumo

Tendo em vista que nos últimos anos cresceram as pesquisas que analisam a história de vida docente em diversos espaços sociais, principalmente na perspectiva de estudos que aprimoram a compreensão didática em qualquer área do conhecimento escolar, o presente trabalho objetivou compreender a memória didática constituída na história de vida profissional de um professor pesquisador da área da Educação Matemática. Nesse aspecto, incluiu-se o recorte de vida profissional de um professor pesquisador da Educação Matemática a partir de entrevistas semiestruturadas, de aulas na graduação, de publicações de pesquisas científicas e do memorial escrito pelo professor pesquisador. Os dados construídos no evidenciam que a memória didática, numa perspectiva narrativa, configurou-se como ferramenta de análise de experiências acadêmicas vivenciadas por um professor pesquisador.

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Biografia do Autor

Gilvana Bezerra de Sousa, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA), Belém, Pará, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1998),Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2001) graduação em Licenciatura Plena em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2008), Mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2011) e Doutorado em Educação Matemática no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) (2019), localizado na Universidade Federal do Pará com linha de pesquisa: Percepção Matemática, Processos e Raciocínios, Saberes e Valores. Tem experiência nas áreas: Matemática, (com ênfase em Matemática Aplicada); Em Física (com ênfase em Física Geral e Moderna). Geofísica (com ênfase em Métodos Elétrons e Eletromagnéticos); Na Educação Matemática (com ênfase em Didática da Matemática).

José Carlos de Souza Pereira, Secretaria do Estado de Educação (SEDUC/PA), Belém, Pará, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2000), Pós-Graduação (Especialização em Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará (2009). Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012). Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA (2017).Tem experiência na área de Matemática, Educação Matemática, Educação Tecnológica e Didática da Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, Formação Docente e Epistemologia Matemática. 

José Messildo Nunes, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Graduado em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA 1998); com Aperfeiçoamento em Informática Educativa (UEPA, 1999); Especialização em Educação Matemática (UEPA, 2000); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2007) e Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores. 

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Publicado

2022-09-25

Como Citar

SOUSA, G. . B. de; PEREIRA, J. C. de S.; NUNES, J. M. MEMÓRIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA NARRATIVA: HISTÓRIA DE VIDA DE UM PROFESSOR PESQUISADOR . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22058, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13817. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13817. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática