PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i3.13889

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais, Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de investigar, a partir de uma bibliometria, como os professores que ensinam Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desenvolveram práticas pedagógicas a partir das Tecnologias Digitais (TDs), no período do Ensino Remoto Emergencial. O artigo percorreu o referencial teórico sobre práticas pedagógicas, dialogando com autores que compreendem o conceito como ações educativas com objetivos e intencionalidades educacionais, além de explicitar o contexto de Tecnologia Digital ancorado nos estudos de Borba (2021). No que se refere à metodologia do artigo, realizamos um estudo bibliométrico em anais eletrônicos de eventos científicos brasileiros de ensino de Ciências no período de 2020-2021, anos que congregam o período pandêmico inicial. Os resultados apontaram poucos estudos com ênfase no ensino de Ciências nos Anos Iniciais, mas também sugeriram a diversidade de aplicativos, mídias e softwares que compuseram as práticas pedagógicas ao longo dos meses em que as escolas permaneceram fechadas em decorrência da Covid-19. Assim, o presente estudo trouxe contribuições preliminares para o campo do ensino de Ciências, ao dialogar com evidências do trabalho emergencial em tempos de pandemia, enfatizando os meios adotados para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de Ciências no Ensino Fundamental I.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
395
Sep 22 '22Sep 25 '22Sep 28 '22Oct 01 '22Oct 04 '22Oct 07 '22Oct 10 '22Oct 13 '22Oct 16 '22Oct 19 '229
|
##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.other##
7

Biografia do Autor

Ayra Bianca Soares de Araújo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Licencianda em andamento em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Graduado em Pedagogia (UNL). Especialista em Neuropsicopedagogia (UNL), Didática do Ensino Superior (UNL) e Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos (UEA). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Doutorando em Ensino Tecnológico (IFAM). Professor Assistente - Nível II do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE). Tem interesse em pesquisas sobre Ensino de Matemática, Formação de Professores e Narrativas (auto) biográficas.

Alexandra Nascimento de Andrade, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino de Amazonas (Seduc-AM). Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA ) da Associação em Rede Curso de Doutorado em Educação na Amazônia (UFAM); Mestra em Educação em Ciências na Amazônia (UEA); Especialista em Gestão e Supervisão Escolar (Uninorte); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FSDB); Especialista em Gestão Escolar (FSDB); Graduada em Pedagogia (FSDB). Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Palestrante de temas relacionados à Educação Infantil, crianças e infâncias. Integrante dos grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços não formais (Gepecenf); Laboratório de Neurodidática e formação de professores (Ufam); Divulgação Científica (UEA).

Referências

ANDRADE, A. N.; MORHY, P. E. D.; GONZAGA, A. T. Prática pedagógica no Ensino Médio: reflexões sobre sustentabilidade. In: MENDONÇA, J. P. S. N. (Org.). Educação em movimento: diferentes propostas, novas perspectivas. Campo Grande: Inovar, 2021.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p.11-32, jan./jun. 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16. Acesso em: 16 abr. 2022.

ARAÚJO, R. F.; ALVARENGA, L. A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli, Santa Catarina, v. 16, n. 31, p. 51-70, 2011. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n31p51

BARROS, J.; ANDRADE, A.; NEGRÃO, F.; GONÇALVES, C. Geometria plana com GeoGebra: intervenção pedagógica com alunos do Ensino Fundamental II. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo - SP, v. 12, n. 4, p. 1-19, set. 2021. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n4a11

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.

BORBA, M. de. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. da. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das Tecnologias Digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. (Tendências em Educação Matemática).

ENGELBRECHT, J.; LLINARES, S.; BORBA, M. C. Transformation of the mathematics classroom with the internet. ZDM Matematic Education, Hamburgo, n. 52, p. 825-841, Jun. 2020.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507140384

FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas. In: LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 169-189.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jun. 2001. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104

MARANDINO, M. Tendências teóricas e metodológicas no Ensino de Ciências. São Paulo, USP, 2002.

MEDEIROS, J. C.; ANDRADE, A. N. de.; COSTA, M. L. J. da.; GHEDIN, E. L. Ensino remoto emergencial: contextos dos doutorados em educação no Amazonas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. e21085, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.12794

MORAN, J. M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013. p. 30-35.

NEGRÃO, F. C.; ANDRADE, A. N. de. Práticas pedagógicas com tecnologias digitais: desafios e possibilidades. In: Anais do VIII SIMPÓSIO LASERA MANAUS, 2021, Manaus, v. 8, p. 254-256.

NEGRÃO, F. C.; DAVIM, J. A. C. S. Experiências de interatividade e inovação pedagógica em tempos de pandemia. In: MARTINS, G. Estratégias e práticas para atividades a distância: vivências, recursos e possibilidades. Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2020. p. 97-108.

NEGRÃO, F. C.; MORHY, P. E. D.; ANDRADE, A. N. de.; REIS, D. A. dos. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e22015, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13035

SANTOS JUNIOR, V, B.; MONTEIRO, J, C, S. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583. Acesso em 20 abr. 2022.

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, Brasília, n. 67, p. 36-49, 2021. Disponível em: https://www.sintese.org.br/2021/03/16/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-ensino-remoto/. Acesso em 01 mar. 2022.

SOUTO, D. L. P.; BORBA, M. C. Humans-with-internet or internet-with-humans: a role reversal? (Reprint). Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), Brasília, v. 8, p. 2-23, 2018.

Publicado

2022-09-20

Como Citar

ARAÚJO, A. B. S. de; NEGRÃO, F. da C.; NASCIMENTO DE ANDRADE, A. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 3, p. e22050, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13889. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13889. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)