PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
10.26571/reamec.v10i3.13889Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais, Ensino Fundamental - Anos IniciaisResumo
O presente estudo teve o objetivo de investigar, a partir de uma bibliometria, como os professores que ensinam Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desenvolveram práticas pedagógicas a partir das Tecnologias Digitais (TDs), no período do Ensino Remoto Emergencial. O artigo percorreu o referencial teórico sobre práticas pedagógicas, dialogando com autores que compreendem o conceito como ações educativas com objetivos e intencionalidades educacionais, além de explicitar o contexto de Tecnologia Digital ancorado nos estudos de Borba (2021). No que se refere à metodologia do artigo, realizamos um estudo bibliométrico em anais eletrônicos de eventos científicos brasileiros de ensino de Ciências no período de 2020-2021, anos que congregam o período pandêmico inicial. Os resultados apontaram poucos estudos com ênfase no ensino de Ciências nos Anos Iniciais, mas também sugeriram a diversidade de aplicativos, mídias e softwares que compuseram as práticas pedagógicas ao longo dos meses em que as escolas permaneceram fechadas em decorrência da Covid-19. Assim, o presente estudo trouxe contribuições preliminares para o campo do ensino de Ciências, ao dialogar com evidências do trabalho emergencial em tempos de pandemia, enfatizando os meios adotados para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de Ciências no Ensino Fundamental I.
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