A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p216-237.i6244

Palavras-chave:

Formação de conceitos Científicos, Ensino de Ciências, Anos Iniciais, ENPEC.

Resumo

Este trabalho analisa pesquisas que foram apresentadas nos 18 anos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, de 1997 a 2015, enfocando a construção de conhecimentos e a formação de conceitos em Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizando a pesquisa documental, localizamos 14 trabalhos que discutem a formação de conceitos nos anos iniciais. Analisou-se a definição de formação de conceitos, fundamentação teórica adotada, sugestão didática para a construção de conhecimentos e formação de conceitos e contribuições para a formação do cidadão. Este trabalho evidencia a simplicidade que a construção de conhecimentos e formação de conceitos foi abordada nos artigos sobre a Educação em Ciências nos anos inicias. Assim, identificou-se uma lacuna, ou seja, uma ausência de pesquisas em relação à construção de conhecimentos e formação de conceitos para os anos iniciais em relação às Ciências Naturais.

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Biografia do Autor

Sorai Vaz da Silva, Prefeitura Municipal de Quatro Barras

Atualmente é Diretora Pedagógica da Maple Bear Canadian School, auxiliando na implementação da franquia na cidade de Curitiba. Atuante na organização e padronização do colégio Canadense, coordenando treinamento e prática dos professores. Atuei no Serviço de Apoio a Infância no Tribunal de Justiça, emitindo pareceres a pedido do Juízo em processos judiciais. Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989). atuei como suporte de recursos humanos - treinamento da PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATRO BARRAS. Com experiência na área de Educação, focando em treinamento de educadores, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de informação,metodologia de ensino e educação. Foco na relação estabelecida entre as escolas e as comunidades, no curso de Gestão de Assuntos Públicos o objetivo da pesquisa, foi o fortalecimento das comunidades através da interação escola/bairro. Com conhecimento em gestão de recursos humanos, planos de cargos e carreiras, bem como capacitação de funcionários, com experiência na iniciativa privada com treinamento de pessoal e gestão de recursos humanos. Concluiu o MBA em Gestão de Pessoas, com foco nas relações estabelecidas dentro dos ambientes educacionais. Especialista em Educação Infantil, Metodologia de ensino e Psicopedagogia, fluente em inglês e experiência em ensino das séries iniciais até o segundo grau. Especialista em Metodologia de Ensino, Educação Infantil, Gestão Pública e possui curso de Complementação do Magistério Superior. Atuei como Docente na UNIBRASIL Centro Universitário, curso de Pedagogia e como professora do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Quatro Barras (até minha aposentadoria em 2018). Mestre em Educação em Ciências pela UTFPR, na área de formação científica, Educacional e Tecnológica, conclusão dezembro de 2017. Consultora na área de Educação e Gestão em Educação.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

SILVA, S. V. da; LORENZETTI, L. A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 2, p. 216–237, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p216-237.i6244. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6244. Acesso em: 25 jul. 2024.

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