A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p324-341.i7098

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Alunos Surdos, Ensino e Aprendizagem

Resumo

A pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de campo, tem como objetivo analisar o ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências, com alunos surdos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública em Belém/PA. Para isso, foram pesquisados quatro estudantes surdos, fluentes em Libras, considerando suas percepções e o contexto em que estão inseridos. O instrumento para produção de dados foi um questionário em língua portuguesa, traduzido e interpretado para a Libras. O resultado mostrou que a contextualização do ensino de ciências engloba a necessária ação de planejar, de como ensinar conteúdos adaptados às possibilidades de um alunado que apresenta elevado nível de percepção visual, condicionado pela surdez em si instalada, não como uma deficiência que produz limitações na aprendizagem, mas como uma diferença naturalmente observada e mediatizada pelo sentido visual e espacial. Observa-se também que, para se trabalhar com surdos, é indispensável que o professor tenha uma competência linguística e comunicacional mínima em Libras, de forma que seja possível uma comunicação satisfatória para ambos os envolvidos, caso contrário é indispensável a presença de um mediador ou intérprete de Libras.

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Biografia do Autor

Elielson Ribeiro de Sales, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1996), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Pará no Curso Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), Programa de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM). É coordenador: do PPGECM/IEMCI/UFPA, do Projeto de Pesquisa intitulado "Educação Matemática para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais" e do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão). Atua na área da Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Matemática nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem de ciências e matemática para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e Inclusão.

Ruth Daisy Capistrano de Souza, Universidade Federal do Pará

Pós Doutorado em Ecoetologia do Desenvolvimento-LED-PPGTPC/NTPC (2016-Atual)-UFPA-Brasil. Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Área: Psicologia - Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988), Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Ecoetologia do Desenvolvimento-UFPA. Experiência na área de Educação, Educação Especial e Diversidade Humana; Psicologia (ênfase em Processos de Aprendizagem). Atua nos seguintes temas: História da Educação, Planejamento Educacional, Currículo Escolar, Surdez, TDAH, Deficiência Múltipla, Inclusão, Ensino e Aprendizagem, Família e Alteração em Desenvolvimento humano. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5911-0261.

Edson Pinheiro Wanzeler, Universidade Federal do Amazonas

Professor da área de conhecimento libras/educação da Universidade Federal do Amazonas, com lotação no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, é licenciado em matemática (UEPA), especialista em educação especial e educação inclusiva (FACINTER) e em libras: docência e interpretação (FAT) e, mestre e doutor em educação em ciências e matemáticas - área de concentração: educação matemática (UFPA). Membro do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) (IEMCI - UFPA) e integrante do Laboratório de Educação Matemática e Inclusão (LEMIn - CSTB - UEA), tem experiência na área de educação, com ênfase em educação matemática e inclusão, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática nas/para as diferenças; ensino de matemática para alunos da educação especial, língua brasileira de sinais (libras), educação especial na perspectiva da inclusão, atendimento educacional especializado, educação inclusiva, educação de surdos, sistema braile, políticas públicas (sociais, educacionais e linguísticas) e, diversidade e inclusão social. 

Referências

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Publicado

2018-12-04

Como Citar

SILVA, L. F. R. da; SALES, E. R. de; SOUZA, R. D. C. de; WANZELER, E. P. A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 2, p. 324–341, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p324-341.i7098. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7098. Acesso em: 25 nov. 2024.