CONTRIBUIÇÕES DA TEMÁTICA FREIRIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC NO PERÍODO 2011-2019

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13290

Palavras-chave:

Freire, Educação Libertadora, Educação Democrática, Processo Formativo

Resumo

Compreendendo a relevância das pesquisas envolvendo a epistemologia Freiriana, o presente estudo tem o objetivo de analisar as contribuições da temática Freiriana para o ensino de Ciências presentes nas atas do ENPEC no período 2011 até 2019 e seus possíveis reflexos para o processo formativo dos sujeitos. A metodologia adotada pautou-se em uma pesquisa do tipo “estado da arte” sendo mapeado um total de 5.394 trabalhos. Destes, 44 apresentavam no título e/ou palavras-chaves os seguintes termos: “Freire”, “educação libertadora” e educação democrática”. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva com a criação dos seguintes descritores: ano de publicação, autores, instituições, palavras-chaves, sujeitos da pesquisa, nível de ensino e área do conhecimento. Para analisar os títulos, objetivos, metodologias e resultados alcançados foram criadas três categorias a priori: categoria I: práticas envolvendo a temática Freiriana, categoria II: a formação de professores pautada na epistemologia Freiriana e categoria III: concepções, caminhos e possibilidades no uso da temática Freiriana. Como resultados foi possível observar que o uso da abordagem Freiriana nos trabalhos permite auxiliar no processo formativo crítico e reflexivo dos sujeitos direcionando para as (con)vivências sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (2020 - até o momento). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica - GEPACT (UFPR). Membro do Grupo Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil - EArte (Unicamp, USP, UNESP). Colaborador do Programa Licenciar pelo Projeto: "As Práticas de Ciência e Tecnologia nas escolas de tempo integral: o que revelam as práticas pedagógicas nos anos iniciais" (UFPR - 2022). Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz (2020). Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade Futura (2019). Especialista em Ensino de Ciências pela Faculdade Dom Alberto (2021). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto (2021). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos/RS - IFFar (2017). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Alfabetização Científica e Tecnológica, Educação em Ciências, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem e Práticas Socioculturais.

Joselia Cristina Siqueira da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (2020 - até o momento). Membro do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências (UFPR). Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), área de concentração em Ensino de Ciências Naturais, linha de pesquisa Ensino de Química (2018- 2019). Especialização em Metodologia no Ensino de Química pela Faculdade de Tecnologia São Francisco- FATESF (2016). Licenciada em Química pela Universidade Nove de Julho- UNINOVE- SP (2011-2014). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação em Ciências, Ensino de Química, Metodologias Alternativas no processo de Ensino e Educação de Jovens e Adultos.

Cinthia Raquel de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2010), mestrado em Educação em Ciências e em Matemática (2018) pela Universidade Federal do Paraná, e doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Tem interesse em Feminismos Negros, Currículo e Estudos de Raça, Classe e Gênero.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Possui graduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciência. Atuou no Pibid como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais no período de 2014 a 2018. Atuou no Programa Licenciar da UFPR. Atuou como Coordenador do Pibid de Área do Curso de Ciências Biológicas (2018 a 2020). Coordenador do Curso de Química (Janeiro a março de 2020). Coordenador da Coordenadoria de Atividades Formativas e Estágios (Abril 2020 - atual) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas:Alfabetização Científica e Tecnológica, CTS, Educação Ambiental, Formação de Professores, Epistemologia de Fleck, Pesquisa do Estado da Arte.

Referências

ALMEIDA, E. dos S.; GEHLEN, S. T. Matriz de referência CTS na investigação do Tema Gerador: um olhar para a racionalidade científica. In: XII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do XII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal: UFRN, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0940-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

AULER, D; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol5_N2.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

CAVALCANTE, E. C. B.; GASTAL, M. L. de A. Ensino de Biologia na educação prisional e a exibição de documentário, filme de curta e longa metragem. In: VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: Unicamp, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1113-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/75757/82794.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 nov. 2021.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DELIZOICOV, D.; AULER, D. Ciência, Tecnologia e Formação Social do Espaço: questões sobre a não-neutralidade. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Santa Catarina, v. 4, n. 2, p. 247-273, novembro 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690/28861. Acesso em: 18 nov. 2021.

DELIZOICOV, N. C.; SLONGO, I. I. P. O Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos, Campo Grande, v. 1, p. 205-221, 2011. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/75/234. Acesso em: 18 nov. 2021.

FERREIRA, F. P.; GAMA, L. D.; HENRIQUE, A. B. Extensão ou Comunicação? Discussões sobre um curso de extensão universitária para professores de ciências. In: VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: Unicamp, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0133-2.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 79, p. 257–272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2021.

FIN, A. S. de S. O ensino de ciências na Educação Infantil: os primeiros passos na ciência. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Estado do Paraná, Cascavel, 2014. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/888/1/Alexsandra%20_Fin.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FURLAN, A. B. S.; RICCI, E. C.; GOMES, C. G. de S.; SILVA, A. F. G. de. Abordagem temática no currículo de ciências: a perspectiva ético-crítica na concepção de lixo como condição humana. In: VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: Unicamp, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0412-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

FURLAN, A. B. S.; RICCI, E. C.; GOMES, C. G. de S.; SILVA, A. F. G. de. Educação Inclusiva Assistencialista e Educação Inclusiva Ético-Crítica: contribuições para o Ensino de Ciências Naturais. In: VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: Unicamp, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0412-2.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

GEHLEN, S. T. A função do problema no processo ensino-aprendizagem de ciências: contribuições de Freire e Vygotsky. 2009. 254 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92543. Acesso em: 18 nov. 2021.

HUNSCHE, S.; DELIZOICOV. D. A Abordagem Temática na perspectiva da articulação Freire-CTS: um olhar para a instauração e disseminação da proposta. In: VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: Unicamp, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0879-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

JAPIASSU, H. F. Introdução ao pensamento epistemológico. 3. ed. Rio de Janeiro:

Francisco Alves Editora, 1979.

JOTA, A. B. F.; CABRAL, C. G. Investigação Temática Freiriana e CTS no Ensino de Química: proposições para o ensino médio. In: XII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do XII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal: UFRN, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1584-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

KRASILCHIK, M. Reforma e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, jan,/mar. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/y6BkX9fCmQFDNnj5mtFgzyF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2021.

KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. Aproximações entre a abordagem de controvérsias sociocientíficas e a pedagogia freireana. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 2, p. e21039, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11547. Acesso em: 18 nov. 2021.

MAESTRELLI, S. G.; LORENZETTI, L. A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o exercício da cidadania. RBECM, Passo Fundo, v. 4, n. 1, p. 14-57, jan,/jun. 2021. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11608. Acesso em: 18 nov. 2021.

MANNRICH, J. P. Um olhar sobre o movimento maker na educação (científica). In: XII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do XII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal: UFRN, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_13_1.htm. Acesso em: 18 nov. 2021.

MARTINS, N. de. P.; BIZERRIL, M. X. A. Articulação entre os temas geradores de Paulo Freire e a Educação Ambiental na escola. In: X ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do X ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: Águas de Lindóia, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0259-1.PDF. Acesso em: 18 nov. 2021.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva: processo construtivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2021.

PANIZ, C. M. et al. A Abordagem Temática Freiriana e a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos: uma reflexão sobre os trabalhos dos ENPEC’s. In: X ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do X ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: Águas de Lindóia, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1745-1.PDF. Acesso em: 18 nov. 2021.

ROITMAN, I. Educação científica: quando mais cedo melhor. Brasília: RITLA, 2007

ROMÃO, J. E. Contextualização – Paulo Freire e o pacto populista. In: FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em uma perspectiva freiriana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 109-131, mar. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37426/28747. Acesso em: 18 nov. 2021.

SILVA, R. M. da.; GEHLEN, S. T.; MATTOS, C. R. de. A Abordagem Temática Freiriana sob o olhar da Teoria da Atividade. In: XI ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do XI ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, UFSC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2099-1.PDF. Acesso em: 18 nov. 2021.

SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. A contextualização na Abordagem Temática Freiriana e no Ensino de Ciências por Investigação. In: IX ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do IX ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: Unesp, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0935-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

TORRES, J. R.; MAESTRELLI, S. R. P. A presença de atributos da Educação Ambiental escolar no contexto de uma dinâmica freiriana de educação voltada à elaboração de currículos críticos. In: VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do VIII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: Unicamp, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/lista_area_6.htm. Acesso em: 18 nov. 2021.

VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L; CARLETTO, M. R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 853-876, set./dez. 2012. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3470. Acesso em: 18 nov. 2021.

Publicado

2022-05-23

Como Citar

SILVEIRA, D. P. da; SILVA, J. C. S. da; SOUZA, C. R. de; LORENZETTI, L. CONTRIBUIÇÕES DA TEMÁTICA FREIRIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC NO PERÍODO 2011-2019. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22029, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13290. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13290. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências