CONTRIBUIÇÕES DA TEMÁTICA FREIRIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC NO PERÍODO 2011-2019

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13290

Palavras-chave:

Freire, Educação Libertadora, Educação Democrática, Processo Formativo

Resumo

Compreendendo a relevância das pesquisas envolvendo a epistemologia Freiriana, o presente estudo tem o objetivo de analisar as contribuições da temática Freiriana para o ensino de Ciências presentes nas atas do ENPEC no período 2011 até 2019 e seus possíveis reflexos para o processo formativo dos sujeitos. A metodologia adotada pautou-se em uma pesquisa do tipo “estado da arte” sendo mapeado um total de 5.394 trabalhos. Destes, 44 apresentavam no título e/ou palavras-chaves os seguintes termos: “Freire”, “educação libertadora” e educação democrática”. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva com a criação dos seguintes descritores: ano de publicação, autores, instituições, palavras-chaves, sujeitos da pesquisa, nível de ensino e área do conhecimento. Para analisar os títulos, objetivos, metodologias e resultados alcançados foram criadas três categorias a priori: categoria I: práticas envolvendo a temática Freiriana, categoria II: a formação de professores pautada na epistemologia Freiriana e categoria III: concepções, caminhos e possibilidades no uso da temática Freiriana. Como resultados foi possível observar que o uso da abordagem Freiriana nos trabalhos permite auxiliar no processo formativo crítico e reflexivo dos sujeitos direcionando para as (con)vivências sociais.

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Biografia do Autor

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (2020 - até o momento). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica - GEPACT (UFPR). Membro do Grupo Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil - EArte (Unicamp, USP, UNESP). Colaborador do Programa Licenciar pelo Projeto: "As Práticas de Ciência e Tecnologia nas escolas de tempo integral: o que revelam as práticas pedagógicas nos anos iniciais" (UFPR - 2022). Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz (2020). Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade Futura (2019). Especialista em Ensino de Ciências pela Faculdade Dom Alberto (2021). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto (2021). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos/RS - IFFar (2017). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Alfabetização Científica e Tecnológica, Educação em Ciências, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem e Práticas Socioculturais.

Joselia Cristina Siqueira da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (2020 - até o momento). Membro do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências (UFPR). Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), área de concentração em Ensino de Ciências Naturais, linha de pesquisa Ensino de Química (2018- 2019). Especialização em Metodologia no Ensino de Química pela Faculdade de Tecnologia São Francisco- FATESF (2016). Licenciada em Química pela Universidade Nove de Julho- UNINOVE- SP (2011-2014). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação em Ciências, Ensino de Química, Metodologias Alternativas no processo de Ensino e Educação de Jovens e Adultos.

Cinthia Raquel de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2010), mestrado em Educação em Ciências e em Matemática (2018) pela Universidade Federal do Paraná, e doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Tem interesse em Feminismos Negros, Currículo e Estudos de Raça, Classe e Gênero.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Possui graduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciência. Atuou no Pibid como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais no período de 2014 a 2018. Atuou no Programa Licenciar da UFPR. Atuou como Coordenador do Pibid de Área do Curso de Ciências Biológicas (2018 a 2020). Coordenador do Curso de Química (Janeiro a março de 2020). Coordenador da Coordenadoria de Atividades Formativas e Estágios (Abril 2020 - atual) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas:Alfabetização Científica e Tecnológica, CTS, Educação Ambiental, Formação de Professores, Epistemologia de Fleck, Pesquisa do Estado da Arte.

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

SILVEIRA, D. P. da; SILVA, J. C. S. da; SOUZA, C. R. de; LORENZETTI, L. CONTRIBUIÇÕES DA TEMÁTICA FREIRIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC NO PERÍODO 2011-2019. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22029, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13290. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13290. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências