ETNOMATEMÁTICA NO CURRPICULO DA GUATEMALA: UMA EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16753

Palavras-chave:

Etnomatemática, Currículo, Guatemama, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo a autora compartilha sua experiencia profissional com relação à Etnomatemática, desde que a conheceu, no começo dos anos 80, até a atualidade. Como docente em aulas do ensino médio da Guatemala, como formadora de professores e como escritora de livros didáticos e criadora de materiais didáticos, a autora narra vivencias e exemplos, bem como reações de estudantes e colegas. Detalha como chegou a integrar o Sistema Maia de numeração e a Etnomatemática no Currículo nacional base da Guatemala, em 2005, que orienta o trabalho de toda as instituições educativas do país. Termina com um relato da atualidade, mostrando o que fazem agora os colegas nas aulas e o impacto da Etnomatemática na vida dos profesores e estudantes em 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia María Lara Galo, Desarrollo Educación Calidad DECA), San Miguel Dueñas, Guatemala.

Mestre em Docência (Universidad del Istmo - Guatemala). Pesquisadora junto à Desarrollo Educación Calidad DECA), San Miguel Dueñas, Guatemala. Endereço: Hacienda del Comendador J 53 carretera a San Miguel Dueñas km 52.5, Sacatepéquez, Guatemala.

 

Referências

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Autêntica, 2002.

GALO, Lara Claudia Maria. Aritmética maya. Un aporte al currículo. ALME. Uruguay. Disponible en: http://funes.uniandes.edu.co/5790/1/LaraAritmeticaAlme2006.pdf . Acceso en: 16 nov. 2023.

GUATEMALA. Currículo nacional base de Guatemala. Nivel básico. 2007.

YOJCOM, D. La etnomatemática y sus implicaciones didácticas en Guatemala. Innovación con conocimiento, v.3 n. 2, 2020, p. 21-22. Disponible en: https://aprendoencasa.mineduc.gob.gt/images/sampledata/asimages/revista/pdf/Revista-No3-enero-marzo-2021-WEB.pdf . Acceso en: 16 nov. 2023.

SPENGLER, Oswald, A decadência do Ocidente. Esboço de uma morfologia da História Universal. Rio de Janeiro: Editara Zarah, 1973.

Publicado

2023-12-09

Como Citar

GALO, C. M. L. ETNOMATEMÁTICA NO CURRPICULO DA GUATEMALA: UMA EXPERIÊNCIA . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23107, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16753. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16753. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Mat(h)Ifem: diálogos entre Matemática, Arte, Tecnologias e História