ETNOMATEMÁTICA NO CURRPICULO DA GUATEMALA: UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.16753Palavras-chave:
Etnomatemática, Currículo, Guatemama, Educação MatemáticaResumo
Neste artigo a autora compartilha sua experiencia profissional com relação à Etnomatemática, desde que a conheceu, no começo dos anos 80, até a atualidade. Como docente em aulas do ensino médio da Guatemala, como formadora de professores e como escritora de livros didáticos e criadora de materiais didáticos, a autora narra vivencias e exemplos, bem como reações de estudantes e colegas. Detalha como chegou a integrar o Sistema Maia de numeração e a Etnomatemática no Currículo nacional base da Guatemala, em 2005, que orienta o trabalho de toda as instituições educativas do país. Termina com um relato da atualidade, mostrando o que fazem agora os colegas nas aulas e o impacto da Etnomatemática na vida dos profesores e estudantes em 2023.
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Referências
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