A CIÊNCIA DA MICROBIOLOGIA COMO CONTEÚDO NO LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NA REDE PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16000

Palavras-chave:

Ensino de microbiologia, Ensino-aprendizagem, Modelos didáticos

Resumo

A microbiologia é o ramo da ciência que historicamente sofre com desafios no seu ensino. Este trabalho objetivou avaliar a qualidade do conteúdo de microbiologia abordado no livro didático do ensino médio, adotado pela Secretaria de Educação de Mato Grosso, para o ensino médio das escolas estaduais dos 141 municípios do estado. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que utiliza como método a análise documental. Os parâmetros de análise basearam-se em estudos semelhantes realizados por outros autores, além de revisão da literatura para análise dos conceitos apresentados no livro. Dentre os resultados da análise, pode-se citar que o livro didático apresenta deficiências importantes no conteúdo do livro, como nomenclaturas taxonômicas desatualizadas, ausência de escalas e legendas e ausência de atividades práticas.

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Biografia do Autor

Thiago Zanata, Universidade Ceuma (UNICEUMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2021). Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Urupema (Interrompido). Mestrado Acadêmico em Biologia Microbiana pela Universidade Ceuma - Campus Renascença (2023). Possui experiência com ensino de língua e cultura alemães como língua estrangeira em projetos de Cultura e Extensão pela Universidade do Estado de Mato Grosso e ensino de língua inglesa no sistema privado de ensino.Atualmente é enfermeiro na Atenção Primária em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres e professor no curso Técnico em Enfermagem no Instituto Educacional de Cáceres.

Josiane Magalhães, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), segunda Licenciatura em Pedagogia pela FAEL - polo Cáceres MT (2018-2019), graduação em andamento em Direito(2018 -2020), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Leciona na área das Ciências Sociais, em disciplinas como :Sociologia e Sociologia da Educação, com ênfase em Teoria Sociológica, Ciência Politica, Sociologia Aplicada a Saúde, Sociologia Rural e Organizacional. Realiza pesquisas e trabalhos de extensão em interface com a pesquisa voltados para temas como: Burnout em profissionais da saúde, docentes e policiais; Arte em Cena: projeto voltado ao ensino de temas ligados a questões de saúde e comportamentos sociais, com enfase na arte como ferramenta pedagógica - projeto de extensão com interface a pesquisa de caráter permanente a partir de 2017; Comunidade Feliz ( projeto interdisciplinar voltado para a Saúde Preventiva e Qualidade de Vida); processos de formação humana e construção da consciência, processos de construção da identidade e formação moral, processos de socialização entre indivíduos em diferentes momento da vida (da infância a terceira idade), processos de educação e aprendizagem, influencias da cultura, família e escola; processos de socialização do ser humano e sua relação com a natureza; processos de aquisição de escrita e leitura enquanto processos sociais e o teatro como ferramenta pedagógica. É avaliadora institucional e de cursos do MEC/INEP nas modalidades: avaliação de cursos, IES presencial e EaD. professora da Universidade Aberta do Brasil UAB/CAPES/Unemat graduação e especialização em Gestão em Saúde. Coordenou o curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso de 2012 a 2015. Especialização em Docência em Saúde pela UFRGS (2016). Em 2022 foi eleita suplente para o Conselho de Cultura do estado de Mato Grosso. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Ciências Humanas NECH.

Rita de Cássia Mendonça de Miranda, da Universidade Ceuma, São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biolólogicas pela Faculdade de Frassinetti do Recife (1997) especialização em biotecnologia pela UNIMONTES e mestrado em Biotecnologia de Produtos Bioativos pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Doutora em Biologia de Fungos pela UFPE. Tem experiência na área de microbiologia, com ênfase em Biotecnologia. Atuou no ensino básico no Colégio de Aplicação da UFPE, ministrando ciências e biologia para ensino fundamental e médio, bem como no ensino de graduação e pós graduação onde ministrou as disciplinas de microbiologia básica, microbiologia ambiental e prevenção e controle da poluição atmosférica. Realizou o pós doutoramento como bolsista do programa PNPD na Universidade Federal de Sergipe vinculada ao mestrado de Ciências e Tecnologia de Alimentos, onde atuou na investigação de compostos de aroma em frutos tropicais e produção de pigmentos e compostos de aroma por via biotecnológica, além de ministrar disciplina no programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos e no Instituto Tecnologia e Pesquisa (ITP), da Universidade Tiradentes desenvolvendo projetos na área de Biotecnologia e Bioprocessos. Atualmente é professora da Universidade Ceuma, vinculada aos programas de mestrado em Meio Ambiente e Biologia Microbaana como docente permanente, além de atuar nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Medicina e Enfermagem. Pertence ao quadro de professores permanente do Doutorado em Rede de Biodiversidade e Bioecnologia da Amazônia Legal atuando com pesquisas na área de Biorremediação, Tratamento de Resíduo e Investigação de Compostos Bioativos.

Eduardo Martins de Sousa, Universidade CEUMA (UNICEUMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em Biomedicina (2005), mestrado em Medicina Tropical área de concentração em Imunologia pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal Goiás (2009). Doutorado em Medicina Tropical área de concentração em Imunologia pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal Goiás, sendo parte doutorado sanduíche realizado no Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto - Portugal. Atualmente, faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Biologia Microbiana (Nível Mestrado) da Universidade CEUMA (UNICEUMA). É docente permanente Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (PPG-BIONORTE) (Nível Doutorado). É docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão. Revisor da Revista - Medicine e International Journal of TROPICAL DISEASE Health, Frontiers in Public Health. Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose REDE-TB. Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia. Foi coordenador do Núcleo de Relações Internacionais da Universidade CEUMA (2015 - 2019). Foi coordenador da Comissão de Ética no uso de Animais (CEUA) da Universidade CEUMA (2021 - 2022). Atualmente é coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Biologia Microbiana (Nível Mestrado) da Universidade CEUMA (2023).Recebeu prêmios e distinções em sua carreira destacando-se: 1 lugar das apresentações em forma de pôster, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública /UFG (2007); Prêmio Reunião Anual - SBI 2008, Sociedade Brasileira de Imunologia. (2008); Certificado de Reconhecimento por Trabalho Acadêmico, Universidade Federal de Goiás (2008); 1 Lugar da categoria Doutorandos / 5 Prêmio Inovação Medical Services - Novos Caminhos em Saúde Pública., SANOFI. (2013). PRÊMIO FAPEMA 2022: CIENTISTAS DO TERRITÓRIO MARANHENSE - ORIENTADOR (2022). BOLSISTA DE ESTÍMULO À PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO (FAPEMA) (2018-2019; 2021-2022). Consultor de projetos: FAPEMA, FAPDF, FAPES, Decit/SCTIE. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Mycobacterium tuberculosis, Mycobacterium massiliense, ELISA, vacina, Bioprospecção de produtos naturais e experimentação animal.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

ZANATA, T.; MAGALHÃES, J. .; MIRANDA, R. de C. M. de .; SOUSA, E. M. de . A CIÊNCIA DA MICROBIOLOGIA COMO CONTEÚDO NO LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NA REDE PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23087, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16000. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16000. Acesso em: 26 nov. 2024.