A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p43-64.i5922Palavras-chave:
Educação em ciências, mapa conceitual, educação básica.Resumo
O presente trabalho analisou as características e contribuições dos Mapas Conceituais para a Educação em Ciências, apresentados nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, no período de 1997 a 2015. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, que localizou quarenta e três trabalhos no total, sendo vinte e dois envolvendo a Educação Básica. A análise de cada artigo considerou o problema, os objetivos, o tipo de Mapa, a metodologia, as propostas de promoção e as contribuições para a Educação em Ciências. Os resultados indicam que o uso dos Mapas Conceituais na Educação Básica, principalmente no Ensino Fundamental, é uma atividade ainda pouco explorada, porém, os trabalhos que tratam do tema trazem contribuições e mostram o potencial do seu uso como proposta de trabalho para uma aprendizagem mais significativa.
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