PESQUISAS SOBRE CULTURA ESCOLAR EM TESES E DISSERTAÇÕES (2018-2021)
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14322Palavras-chave:
Cultura Escolar, História da Educação Matemática, Pesquisa Bibliográfica, Concepções HistóricasResumo
O presente trabalho enfoca o conceito de cultura escolar, tomando como referência o ensino de matemática e seus aspectos históricos. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas buscas no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Catálogo de Teses e Dissertações nos últimos cinco anos, com o propósito de identificar e coletar contribuições já produzidas por diferentes autores que abordaram a temática em suas investigações. A pesquisa foi desenvolvida tendo como questão cerne de investigação: de que maneira a temática cultura escolar tangencia as pesquisas investigadas? Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativa e interpretativa. Como aportes teóricos que serviram como base para esta pesquisa, temos os seguintes autores: Grazziotin, Klaus e Pereira (2022), Silva (2006), Garnica (2015), Morosini e Fernandes (2014), Julia (2001), Chartier (2010), Chervel (1990) e Viñao (2006; 2000). Os resultados da investigação permitem afirmar que é por meio da ideia de cultura escolar que parece existir um espaço para o desenvolvimento de novas pesquisas, das quais podem emergir mais sobre esse tema em um país com tamanha diversidade.
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