EDITORIAL DO VOLUME 10, Nº. 2, DA REVISTA REAMEC
DOI:
10.26571/reamec.v10i2.14333Palavras-chave:
Revista REAMEC, REAMEC, Editorial, Amazônia, Educação em Ciências e MatemáticaResumo
Este editorial objetiva apresentar os artigos publicados na Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, volume 10, nº. 2, maio a agosto de 2022, e algumas informações a respeito do desenvolvimento da Revista neste período. Trata-se de um texto informativo que busca situar o leitor sobre os 20 artigos publicados no referido número, destacando os seguintes aspectos: título, autores, objetivo, síntese metodológica e principais resultados. Além disso, também apresentamos alguns aspectos qualitativos que consideramos significativos para os avanços e desenvolvimento deste periódico rumo à ciência aberta.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
CABELEIRA, M. D. S. .; BIANCHI, V.; PANSERA DE ARAÚJO, M. C. DESAFIOS DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22037, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13342. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13342. Acesso em: 03 nov. 2022.
CAETANO, V. V. M. .; LEÃO, M. F. METODOLOGIAS ATIVAS NA QNESC (2011-2020): UM OLHAR PARA AS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22044, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13719. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13719. Acesso em: 03 nov. 2022.
CARRILLO GALLEGO, D.; ALMAIDA, J. D. ARITMÉTICA NOS PRINCÍPIOS DE EDUCAÇÃO E MÉTODOS DE ENSINO DA MARIANO CARDERERA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22039, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13657. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13657. Acesso em: 03 nov. 2022.
CARVALHO, M. F. de; SANTOS, E. R. dos. ENSINO DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS SOBRE METODOLOGIAS TRADICIONAL E ATIVA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22027, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13355. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13355. Acesso em: 03 nov. 2022.
COSTA, D. E.; SANTANA, G. F. da S.; COSTA, L. A. L.; ROSINKE, P.; CARNEIRO, R. dos S. Editorial do volume 10, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, e22025, maio/ago., 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13803
COSTA, Dailson Evangelista, SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva, ROSINKE, Patrícia, CARNEIRO, Rogerio dos Santos. Editorial do Volume 9, nº. 3, da Revista REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n. 3, e21105, set./dez., 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13288
COSTA, Dailson Evangelista.; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Editorial do Volume 9, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n. 1, e21037, janeiro-abril, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.12298
COSTA, Dailson Evangelista; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Editorial do Volume 9, nº. 2, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, e21069, 2021a. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12936
COSTA, W. C. L. da; VIZOLLI, I. UM OLHAR EM RELAÇÃO AO ENSINO DE FRAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA DOS JOGOS DE LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22036, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13602. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13602. Acesso em: 03 nov. 2022.
DOURADO, C. P.; SANNOMIYA, M. PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO SUPERIOR EM MODO REMOTO EMERGENCIAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22033, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13582. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13582. Acesso em: 03 nov. 2022.
DUTRA, L. B.; MARTINES, E. A. L. de M. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (2007-2016): UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22041, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13518. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13518. Acesso em: 03 nov. 2022.
FARIA, J. E. S.; DUARTE, C. G. . TEATRO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: PROBLEMATIZAÇÕES FOUCAULTIANAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22035, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13623. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13623. Acesso em: 03 nov. 2022.
FERNANDES DE OLIVEIRA, F. M.; BIZERRA, A. M. C. IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DO TEMA PRESERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E ENSINO DE QUÍMICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22031, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13223. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13223. Acesso em: 03 nov. 2022.
GARCIA CAVALCANTE, J. S.; SOUSA, E. P. de; RAMOS, E. S. M.; CASTRO, P. M. de. AS CIÊNCIAS E A VISÃO DE MARCUSE: O CONSUMO INCONSCIENTE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22045, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13462. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13462. Acesso em: 03 nov. 2022.
GUERINI, S. C.; COSTA, D. A. da; CUSTÓDIO, J. F. HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL: PERÍODO 1549 A 1930. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22030, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13407. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13407. Acesso em: 03 nov. 2022.
MARTINS COSTA, J. M. .; COELHO, Y. C. de M.; ALMEIDA, A. C. P. C. de. DA SALA DE AULA PARA O INSTAGRAM: OS STUDYGRAMMERS E O ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22038, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13357. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13357. Acesso em: 03 nov. 2022.
MOURA, G. Y. S.; SENABIO, K. P. da C.; MIRANDA, A. C. D. .; MACKEDANZ, L. F. . DISSEMINAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NO TWITTER: UMA ANÁLISE ALTMÉTRICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22032, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13541. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13541. Acesso em: 03 nov. 2022.
OLIVEIRA, J. do N. M.; CUNHA, R. P.; CASTRO, P. M. de; FIORETTI, E. C. ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RORAIMA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22034, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13212. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13212. Acesso em: 03 nov. 2022.
RAMOS, L. S.; OLIVEIRA, R. G. de .; BARBOSA, M. G.; GONÇALVES, T. O. PRÁTICAS DE ENSINO SOBRE POTENCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ENEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22043, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13848. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13848. Acesso em: 03 nov. 2022.
SANTOS FILHO, C. A. S. dos; WENZEL, J. S. TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22042, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13453. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13453. Acesso em: 03 nov. 2022.
SANTOS, M. B. T. .; TREVISAN, E. P.; TREVISAN, A. C. R. MALHAS GEOMÉTRICAS E LIVROS DIDÁTICOS: EM DESTAQUE OS OLHARES, AS APREENSÕES E A DESCONSTRUÇÃO DIMENSIONAL DAS FORMAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22026, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13401. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13401. Acesso em: 03 nov. 2022.
SILVA, G. S.; SANTOS, R. M. dos. FORMAÇÃO/PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA: UM ESTUDO BASEADO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22040, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13454. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13454. Acesso em: 03 nov. 2022.
SILVEIRA, D. P. da; SILVA, J. C. S. da; SOUZA, C. R. de; LORENZETTI, L. CONTRIBUIÇÕES DA TEMÁTICA FREIRIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC NO PERÍODO 2011-2019. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22029, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13290. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13290. Acesso em: 03 nov. 2022.
THEZOLIN, A. L.; PIRES, R. F. MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e22028, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13527. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13527. Acesso em: 03 nov. 2022.
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 7, nº. 3, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, p. 01-07, 2019. https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9563
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 1-7, 2020. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.10098
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 2, DA REVISTA REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 1-20, 2020a. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.11060
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 3, DA REVISTA REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 1-20, 2020b. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.11638
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.