DESAFIOS DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13342

Palavras-chave:

Docente, Práticas, Sustentabilidade, Educação Básica

Resumo

Evidencia-se, na contemporaneidade, a necessidade de trabalhar a Educação Ambiental para uma mudança global, a médio e longo prazos. Assim, essa proposta constitui, no ambiente escolar, um espaço e tempo promissores para a formação de cidadãos conscientes e capazes de participarem da construção de uma sociedade sustentável. O objetivo desta escrita foi analisar o panorama relacionado às questões socioambientais que estão interligadas à prática pedagógica no desenvolvimento do currículo escolar. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, na modalidade estudo de caso, por meio da análise das respostas de cem professores da educação básica e superior, de um questionário semiestruturado sobre Educação Ambiental e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Selecionou-se as respostas de 16 professores que atuam no Ensino Fundamental I, com a finalidade de verificar suas concepções sobre os limites e possibilidades de desenvolver a EA no contexto curricular. Concluiu-se, a partir dos dados empíricos, que a efetivação da Educação Ambiental nas escolas é necessária para capacitar os educadores, uma vez que ensinar e/ou compartilhar conhecimentos sobre esta temática requer apropriação, persistência e a procura constante pela dinamização das atividades, para que estas possam, de fato, consolidar uma educação de qualidade e colaborar na formação de sujeitos com hábitos sustentáveis.

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Biografia do Autor

Marciele Dias Santos Cabeleira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui/2021); Mestra em Educação nas Ciências pela (Unijuí/2020); Pedagoga pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul/2019); Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp/2010); Pesquisadora em temáticas socioambientais, currículo da educação básica e formação de professores; Professora na Rede Municipal e Estadual de Ijuí - RS.

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui Licenciatura Plena Em Ciências Hab Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor efetivo adjunto nível 1, doutor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora permanente dos do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências e do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade(Unijuí). Pesquisadora nos temas: biodiversidade, interações ecológicas, educação ambiental, formação de professores e estudos de currículo. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial - PET BIO e Orientadora Voluntário do Subprojeto multidisciplinar (Biologia; Letras e Inglês; Matemática) do programa Residência Pedagógica (2018-2019)

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO). Coordenadora do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC-UNIJUI). Editora gerente da Revista Contexto & Educação. Faz parte da REDLAECIN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, formação de professores, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental, em saúde e em biodiversidade.

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Publicado

2022-07-17

Como Citar

CABELEIRA, M. D. S. .; BIANCHI, V.; PANSERA DE ARAÚJO, M. C. DESAFIOS DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22037, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13342. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13342. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências