TEATRO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: PROBLEMATIZAÇÕES FOUCAULTIANAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13623

Palavras-chave:

Teatro, Educação, Matemática Escolar, Foucault

Resumo

Neste artigo apresentamos parte dos resultados de uma tese que, em linhas gerais, problematizou as relações entre a educação matemática e o teatro, obtidas a partir de trabalhos acadêmicos relacionados a artigos de eventos, revistas e dissertações compreendidos entre os anos de 2007 e 2018. Com base na análise do discurso foucaultiana, damos visibilidade a enunciações que buscam entrelaçar ao teatro a educação matemática com base em dois momentos: a definição de uma legitimidade para tal relação e as implicações sobre a matemática escolar. Como resultados, identificamos, em um primeiro momento, que enunciações que criam a legitimação do uso do teatro ocorrem especialmente por uma caracterização negativa da Matemática, seja pelo próprio conhecimento, seja pelos métodos de ensino. Sugerimos, assim, que o teatro funciona como um catalisador de outros discursos que atravessam a Educação Matemática, como a necessidade de um ensino lúdico, interdisciplinar e alicerçado na realidade do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliano Espezim Soares Faria, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduação em Matemática - habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Educação pela mesma instituição (2011). Sou professor assistente desta universidade, lotado no recém criado Departamento de Educação do Campo, atuando exclusivamente na Licenciatura em Educação do Campo. Atualmente sou doutorando do Programa de Pós-Graduação Científica e Tecnológica (PPGECT), também da UFSC. 

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tramandaí, Rio Grande do Sul , Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências e Matemática - 1º g pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Atualmente é professora do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Campus Litoral Norte e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde atuando na linha de pesquisa Educação Científica: Implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos, vinculada ao campo da Educação Matemática e Educação do campo. Atua, também, no Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática, especificamente na linha de pesquisa: Formação de professores de Matemática e Novas Tendências. As investigações e análises realizadas possuem como ferramentas teóricas vertentes pós-estruturalistas advindas principalmente das teorizações de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Ludwig Wittgenstein. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática; Diversidade, Educação do Campo, saberes populares e conhecimento científico,Etnomatemática e currículo . Coordena o Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (GEEMCo). e-mail: claudiaglavam@hotmail.com

Referências

ANDRADE, Andréia Fernandes de. O Teatro na escola: do teatrinho ao método dramático. In: V Congresso ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes cênicas, 2006, Belo Horizonte. V Congresso ABRACE: Criação e Reflexão Crítica, 2006. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1390/1503. Acesso em: 22 mai. 2017.

BALDOW, Rodrigo. Um teatro interdisciplinar com Alice. In: Jornada de ensino, pesquisa e extensão – JEPEX, IX, 2009, Recife. Anais do JEPEX. Universidade Federal Rural de Pernambuco: 2009. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/r1015-1.pdf. Acesso em: 24 nov. 2017.

BARRETO, Neyr Muniz; RÊGO, Rômulo Marinho do. Abordagem histórica da matemática através da dramaturgia. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática – Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador, 2010. Disponível em: https://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/RE/T6_RE1030.pdf. Acesso em: 31 mai. 2017.

BENTO, Franciele; MEN, Liliana. Teatro e educação: uma relação a ser redesenhada. In: IX Congresso Nacional de Educação EDUCERE. PUCPR, 2009. Disponível em: https://silo.tips/download/teatro-e-educaao-uma-relaao-a-ser-redesenhada. Acesso em: 04 jun. 2017.

BRAZ, Maria Edilande. História da matemática e teatro nas aulas sobre teorema de tales-um script proposto. 2014. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Natal, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19487/1/MariaEdilandeBraz_DISSERT.pdf. Acesso em: 24 jan. 2018.

CAMPOS, Elisa Padilha. Teatro e Educação Matemática. 2009. 105 f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade de São Paulo, Graduação em Licenciatura em Matemática, São Paulo, 2009.

__________. Arte e Matemática: nas interfaces do Teatro e da Educação. 2015. 238 f. Dissertação (mestrado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102016-155152/publico/ELISA_PADINHA_CAMPOS.pdf. Acesso em: 30 nov. 2017.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault — um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução de Ingrid Muller Xavier; revisão técnica de Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DUARTE, Claudia Glavam. A “realidade” nas tramas discursivas da educação matemática escolar. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade - Um Projeto Em Parceria. 5. ed. V. 13 Coleção Educar. São Paulo, SP: Loyola, 2002.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas/Editores Associados, n. 1, 2001. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300009.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? Perspectiva., v. 21, n. 2. Florianópolis, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9717/8984. Acesso em 23 dez. 2017.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos - vol. II. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

__________. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2008a.

__________. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011.

__________. Ditos e Escritos, volume IV: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

GADELHA, Paulo Henrique. Novo olhar sobre a Matemática. Jornal da Universidade Federal do Pará. Abril, 2011. Disponível em: http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica. Acesso em: 12 abr. 2018.

GOULART, Cassia, Lutiane Moraes; SOARES, Keli Pereira; FREITAS, Douglas Joziel Bitencourt; GASSEN, Ivonne. As interfaces do teatro em relação à Matemática. In: III EIEMAT – Escola de Inverno de Educação Matemática. 1º Encontro Nacional PIBID – Matemática. Santa Maria, 2012. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/PO/PO_Goulart_Cassia.pdf. Acesso em 03 abr. 2018.

GUTIERRE, Liliane dos Santos; BEZZERA, Isaque Tertuliano Cavalcante. A experiência de uma peça teatral sobre as vidas de Abel e Galois nas aulas de matemática. In: X ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática – Educação Matemática: Cultura e Diversidade. Salvador, 2010. Disponível em: https://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/RE/T6_RE818.pdf. Acesso em: 15 mai. 2018

LACERDA, Hannah Dora de Garcia e. Educação Matemática encena. Rio Claro: UNESP, 2015. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Rio Claro, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/132416/lacerda_hdg_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 01 mai. 2017.

LARA, Isabel Cristina Machado de; AVILA, Lanúzia Almeida Brum. Matemática e realidade: Uma análise de possibilidades para minimizar dificuldades de aprendizagem. Revista Espaço Pedagógico, v. 24, p. 353-370, 2017. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7419/4360. Acesso em: 27 fev. 2017.

MACIEL, Aníbal de Menezes; SANTOS, Kethlyn Mayara Amorim dos. O ensino de matemática financeira através da atividade teatral. In: IX EPBEM – Encontro Paraibano de Educação Matemática. Campina Grande, 2016. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/epbem/2016/TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID710_01112016143436.pdf. Acesso em: 14 jan. 2017.

MENDES FILHO, Alvarito. Matemática em cena: aprendizagens por meio da montagem e encenações de peças do teatro matemático. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Vitória, 2015. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/220/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Matem%c3%a1tica_cena_aprendizagens_meio_montagem.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 31 mar. 2017.

POLIGICCHIO, Andrea Gonçalves. Teatro: materialização da narrativa matemática. Dissertação de Mestrado. 2011. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23042012-152833/publico/corpo.pdf. Acesso em: 21 fev. 2017.

ROSA, Taynara Oliveira da; ALVARENGA, André Martins; VIVIAN, Clarice Fonseca; TEIXEIRA, Murilo Medeiros; SEVERO, Paulo Rubens Marques. Articulação entre teatro e matemática. In: IV EIEMAT – Escola de Inverno de Educação Matemática. 2º Encontro Nacional Pibid Matemática. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2014. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/ed_4/RE/RE_Rosa_Taynara_Oliveira.pdf. Acesso em: 04 fev. 2017.

ROTINI, Ednílson. O teatro e a história da matemática como estratégias pedagógicas de atendimento em um museu de ciências. In: X EDUCERE. Curitiba, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/5344_2520.pdf. Acesso em: 23 jan. 2017.

SACHSER, Paula Tatiane Froehlich. Matemática e Teatro: uma proposta interdisciplinar. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas: ULBRA, 2017 Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7422/4354. Acesso em: 15 jan. 2017.

SANTANA, Vinícius Borovoy. Dramatemática. In: VIII Scientiarum História. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. Disponível em: http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh8/SH/trabalhos%20posteres%20completos/DRAMATEMATICA.pdf. Acesso em: 03 dez. 2018.

SARTORI, Alice Stephanie Tapia. O lúdico na Educação Matemática Escolar: Efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo. 2015. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/134675/334064.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 out. 2017.

SILVA, Jeane do Socorro Costa da; SANTOS, Everaldo Roberto Marinho dos; ROSSY, Nayra da Cunha. A história dos números através do Teatro: uma necessidade urgente e necessária para uma aprendizagem significativa em matemática. In: XI ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática – Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba, 2010. Disponível em: https://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/RE/T6_RE937.pdf. Acesso em: 12 set. 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O Adeus às Metanarrativas Eduacionais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

NETO, Alfredo Veiga. A ordem das disciplinas. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 1996.

Publicado

2022-07-13

Como Citar

FARIA, J. E. S.; DUARTE, C. G. . TEATRO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: PROBLEMATIZAÇÕES FOUCAULTIANAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22035, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13623. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13623. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática