MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13527

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Étnico-racial, Formação de professores, Educação Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

O presente trabalho visou identificar as possíveis contribuições do curso “Formação de Professores: por uma Educação Matemática Antirracista”, na concepção sobre Modelagem Matemática de professores e futuros professores de Matemática. O curso de formação fez parte do projeto “Etnomatemática, Modelagem Matemática e Formação de Professores: possibilidades de implementação da Lei 10.639/03 no Ensino de Matemática” e foi elaborado pelos membros do Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática (NUPEm/UFU). Durante o curso de formação, foi oportunizado um ambiente voltado a discussões relacionadas a uma Educação Matemática orientada para questões raciais em busca de contribuir com a formação de professores e futuros professores de Matemática. Assim, este trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa, em que se executou uma análise baseada nas respostas de dois questionários respondidos pelos participantes do curso, a fim de reconhecer as contribuições do curso de formação nas concepções sobre Modelagem Matemática dos professores e futuros professores de Matemática. Antes do curso de formação, alguns sujeitos da pesquisa não tinham conhecimento aprofundado sobre a Modelagem Matemática, porém, após a finalização, foi possível notar que os sujeitos tinham compreensão do que é a Modelagem Matemática, apesar de terem sido relatadas diferentes concepções. Portanto, considera-se que o curso contribuiu positivamente nas concepções de Modelagem Matemática dos participantes.

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Biografia do Autor

Ana Laura Thezolin, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

Graduanda em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ex bolsista da CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID subprojeto Física/Matemática. Atualmente é integrante do projeto “Etnomatemática, Modelagem Matemática e Formação de Professores: possibilidades de implementação da lei 10639/03 no Ensino de Matemática” em parceria com o Instituto CEERT.

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre profissional em ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); graduado em Matemática (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de Sorocaba (2002). É Professor Adjunto do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (Campus Ituiutaba); professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da UFSCar e durante quinze anos atuou como professor de Matemática nas redes municipal de ensino de Salto de Pirapora e estadual de São Paulo. Seus estudos estão voltados para os seguintes temas: Ensino e aprendizagem de Matemática, Modelagem Matemática, Modelação Matemática, Resolução de problemas e Concepções do conceito de função.

 

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

THEZOLIN, A. L.; PIRES, R. F. MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22028, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13527. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13527. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática