IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DO TEMA PRESERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13223

Palavras-chave:

Ensino de Química, Recursos Hídricos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais

Resumo

O ensino de conteúdos científicos de forma descontextualizada é um dos fatores que contribui para dificuldades de aprendizagem dos alunos, não permitindo que ela seja significativa. Para que esse problema seja superado, a identificação dos conhecimentos prévios é etapa fundamental, porque a partir deles, o professor pode traçar estratégias pedagógicas que possibilitem ao discente associar o conhecimento à sua realidade. Assim, este estudo centra-se no uso de mapas conceituais para identificar os conhecimentos prévios relativos aos conteúdos químicos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada em um município do interior da Paraíba. Utilizou-se do paradigma teórico-metodológico proposto por Ausubel (1963) para promover a interação dos conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva dos alunos e o conteúdo “Substâncias e Misturas: preservação dos recursos hídricos”. A análise dos mapas conceituais baseou-se numa escala de 20 pontos que contemplou os cinco critérios, sendo eles: Organização, Interconectividade, Clareza e Compreensão, Precisão da informação e Layout. A análise deles revelou que 62,3% dos critérios estabelecidos foram contemplados pelos estudantes, indicando que, de uma forma geral, foi possível identificar a presença de conhecimentos prévios relativos ao conteúdo abordado em mais da metade dos alunos participantes da pesquisa, uma vez que nem todos os discentes construíram os mapas. Assim, observou-se que o uso dos Mapas Conceituais, no ensino de Ciências, é uma ferramenta auxiliadora da aprendizagem, bem como pode possibilitar aos estudantes explorar seus potenciais cognitivos.

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Biografia do Autor

Felícia Maria Fernandes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLÓGICA E MEIO AMBIENTE pela instituição Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Graduada em Química pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, Tecnologias para o ensino de Química e Química Ambiental. Professora da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA) da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Formação de Professores (CFP).

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Pau dos ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Química (2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Química, com área de concentração em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Realizou doutorado sanduíche (2009) na Universid de Oviedo (UniOvi), na Espanha e possui pós-doutorado em Didáticas de Ciências pela Universidad de Burgos (2020). Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros e atua em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, atuando principalmente nas áreas de produtos naturais e biocatálise, e em Ensino de química, atuando nas áreas de ensino e aprendizagem e metodologias de ensino. Foi Coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFRN - campus Pau dos Ferros e Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Pau dos Ferros. Atua como Avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Trabalha por um mundo mais justo, igualitário, respeitoso às diferenças e guiado pela ciência. É movida, principalmente, pelo poder transformador da educação.

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Publicado

2022-06-05

Como Citar

FERNANDES DE OLIVEIRA, F. M.; BIZERRA, A. M. C. IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DO TEMA PRESERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E ENSINO DE QUÍMICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22031, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13223. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13223. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências