TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13453

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Instrumento Pedagógico, Constituição de Professores, Conhecimento de Docência

Resumo

A presente pesquisa tem como temática os Textos de Divulgação Científica (TDC) junto a Formação de Professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e objetivou compreender o modo como os TDC têm sido contemplados junto à Formação de Professores da área de CNT, com atenção mais direcionada aos modos e a finalidade do uso de TDC. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram analisados sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD) seis trabalhos. A partir do percurso metodológico percorrido emergiu uma categoria final: a compreensão do uso de TDC como um conhecimento da docência a ser aprendido. O metatexto elaborado aponta para o uso dos TDC na formação inicial de professores da área de CNT, de modo a potencializar a compreensão deste instrumento como um Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), o que nos mostra uma necessidade de se ampliar os espaços formativos que discutam a respeito dos TDC e das suas potencialidades como recurso pedagógico.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa - Bagé-RS. Atualmente é Mestrando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo - RS, e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM - UFFS. Atuou como bolsista do Programa Residência Pedagógica do Ministério de Educação (MEC) e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018-2020). Exerceu suas funções de bolsista na Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins - Bagé-RS, em turmas do Ensino Médio. Atuou como bolsista do Curso de Nivelamento em Química: Conceitos Fundamentais de Química Geral e Matemática (de maio a agosto de 2020), no período de Pandemia da COVID-19, executando as atividades de bolsista de forma totalmente online(ensino remoto). Atuou também como bolsista da Monitoria de Apoio à inclusão Digital dando suporte à professores e alunos do curso de Licenciatura em Química da UNIPAMPA - Bagé - RS.

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007; 2013). É professora adjunto I da Universidade Federal da Fronteira Sul. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC). Editora da área de Ensino de Química da Revista Insignare Scientia (RIS). Atuou como coordenadora do Curso de Química Licenciatura de 2013 à 2017. Em 2016 coordenou o PIBID Interdisciplinar e atualmente atua como coordenadora do PIBID Química. Coordena o Grupo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica. Atua como professora colaboradora no PET Ciências. Tem experiência na área do Ensino, com ênfase em Ensino de Ciências e Química nos seguintes temas: Educar pela Pesquisa, Formação de Professores, Significação Conceitual, Linguagem Química. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemáticas (GEPECIEM) da UFFS.

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Publicado

2022-08-11

Como Citar

SANTOS FILHO, C. A. S. dos; WENZEL, J. S. TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22042, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13453. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13453. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências