TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO
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Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Instrumento Pedagógico, Constituição de Professores, Conhecimento de DocênciaResumo
A presente pesquisa tem como temática os Textos de Divulgação Científica (TDC) junto a Formação de Professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e objetivou compreender o modo como os TDC têm sido contemplados junto à Formação de Professores da área de CNT, com atenção mais direcionada aos modos e a finalidade do uso de TDC. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram analisados sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD) seis trabalhos. A partir do percurso metodológico percorrido emergiu uma categoria final: a compreensão do uso de TDC como um conhecimento da docência a ser aprendido. O metatexto elaborado aponta para o uso dos TDC na formação inicial de professores da área de CNT, de modo a potencializar a compreensão deste instrumento como um Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), o que nos mostra uma necessidade de se ampliar os espaços formativos que discutam a respeito dos TDC e das suas potencialidades como recurso pedagógico.
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Referências
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